Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 13 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
24 de maio de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

710 palavras

filisteus. Os “povos de mar”, que deram o nome de “Palestina” a Canaã, eram oriundos de Caftor (Am 9.7); eram, geralmente, relacionados com a ilha de Creta. Não eram semitas [como os moabitas, amalequitas e amonitas] , nem praticavam a circuncisão. Inimigos, até a época do reinado de Davi, oprimiram a Israel por mais tempo que qualquer opressor. Sua maneira de dominar (contrária à dos moabitas, midianitas, etc.) se realizava pela infiltração. Casamentos mistos, comércio e outros contatos pacíficos eram mais perigosos, porque ameaçavam dominar integralmente a nação. Bíblia Shedd.

As advertências da Palavra de Deus são claras: se continuarmos a endurecer nossos corações contra Deus, podemos esperar o mesmo destino que Israel. Life Application Study Bible.

Os filisteus (comparar com 3:31; 10:7) eram um povo bélico que migrou para a região litorânea do sul de Canaã passando pela área em volta do mar Egeu (perto da Grécia). Estabeleceram cinco cidades-estado poderosas e coligadas. Em Canaã, o monopólio filisteu sobre os utensílios de ferro lhes dava forte vantagem militar (1Sm 13:19-21). Bíblia de Estudo Andrews.

Zorá. 22 km a oeste de Jerusalém, na fronteira de Dã e Judá. Bíblia Shedd.

Cidade originalmente destinada a Judá (Js 15.33), mas posteriormente da a Dã (Js 19.41). Passou a ser o ponto de partida para a migração da tribo de Dã para o norte (18.2, 8, 11). Bíblia de Estudo NVI Vida.

. A essas alturas, a tribo de Dã ocupava a região no sudoeste, perto da planície (Sefelá) habitada pelos filisteus. Por causa da grande opressão destes, Dã, em sua maior parte, foi forçada a habitar o norte do Mar da Galileia. A história de Sansão revela as condições de vida sob a constante ameaça de que se constituíam os filisteus. Bíblia Shedd.

conceberás. Não havia ninguém, nem mesmo uma pessoa improvável, que pudesse liderar o livramento de Israel. O povo de Deus havia perdido as esperanças. Por isso, Ele levantou um libertador especial por meio de um nascimento milagroso, anunciado de antemão por um mensageiro especial. Bíblia de Estudo Andrews.

nazireu… desde o ventre de sua mãe. Normalmente, o voto do nazireado era tomado por um determinado período de tempo e não desde o nascimento. Bíblia de Genebra.

Embora Samuel não seja chamado de nazireu, sua mãe estéril fez um voto, antes do nascimento do mesmo, que, se Deus lhe desse um filho, ela o dedicaria ao Senhor por toda a vida e “sobre a sua cabeça não [passaria] navalha” (1Sm 1:11). Nem Samuel nem Sansão tinham a proibição de se tornar impuros por meio do contato com cadáveres (Jz 15:15, 16; 1Sm 15:33), como os nazireus temporários (Nm 6:6-12). Bíblia de Estudo Andrews.

começaria a livrar Israel do poder dos filisteus. Foi dito a Manoá que seu filho começaria a libertação de Israel da opressão dos filisteus. Não foi até os dias de Davi que a oposição filisteia foi completamente esmagada (2 Sm 8:1). A parte de Sansão em subjugar os filisteus foi apenas o começo, mas mesmo assim foi importante. Foi a tarefa que Deus para Sansão fazer. Seja fiel em seguir a Deus mesmo que você não veja resultados imediatos, porque você pode estar iniciando um trabalho que outros finalizarão. Life Application Study Bible.

8 Esta oração é recomendada a todo pai de família. Bíblia Shedd.

18 maravilhoso quer dizer incomunicável. A palavra hebraica vem de uma raiz que significa “separado”, “inefável” (cf Sl 139.6). O homem não pode sondar o mistério divino. Bíblia Shedd.

Em Is 9.6, a expressão hebraica (traduzida por “Maravilhoso”) aplica-se ao que viria como “Deus forte”. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Em harmonia com Sua identidade “maravilhosa”, no versículo seguinte, o Anjo atua “maravilhosamente” (v. 19). O “Anjo do Senhor” não acendeu o fogo do sacrifício (contraste com 6:21), mas subiu na chama (13:20). Neste momento, Manoá percebeu que o Anjo era divino (v. 22), ou seja, Cristo em forma humana… Aosubir com o holocausto (no hebraico, “oferta ascendente”) de Manoá, Cristo se identificou com o sacrifício animal mais do que em qualquer outra ocasião e apontou para Seu próprio sacrifício ascendente (Jo 12:32, 33; 20:17) mais de mil anos depois. Bíblia de Estudo Andrews.

Às vezes perguntamos algo para Deus e não obtemos resposta. Isto não significa que Deus está dizendo não. Podemos ter pedido por conhecimento além da nossa capacidade de compreensão ou aceitação. Life Application Study Bible.

24 Sansão. Deriva-se de Semes, “Sol”. Sansão significa “pequeno sol”.Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: