Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
21 de maio de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1384 palavras

1-5 Em cinco versos lemos a respeito de dois homens que julgaram Israel por um total de 45 anos. Mas tudo que sabemos deles , além do tempo em que julgaram, foi que um tinha 30 filhos que montavam 30 jumentos. O que você está fazendo por Deus que seja digno de registro? Quando sua vida se acabar, as pessoas se lembrarão por mais do que apenas o conteúdo de sua conta bancária ou o número de anos que você viveu? Life Application Study Bible.

Depois de Abimeleque, se levantou, para livrar Israel… Estas palavras sugerem que, apesar da maldade do reinado de Abimeleque, ele fez alguma coisa para livrar Israel dos inimigos estrangeiros ou pelo menos reprimi-los. CBASD, vol. 2, p. 379.

Tola [ou “Tolá”, cf NVI]. Surgindo entre os juízes menores, de quem poucos detalhes ficavam preservados. Evidentemente, estes juízes pouco se destacaram na defesa da nação ou na expulsão dos opressores. Mais provável seria que tivessem sido líderes civis, que julgavam casos importantes entre as tribos e cidades. Bíblia Shedd.

Nos dias de Davi, o clã de Tola era conhecido por formar homens de valor (1Cr 7:1, 2).  CBASD, vol. 2, p. 379.

Julgou a Israel. Além do fato de ele ter julgado a Israel por 23 anos, nada mais é relatado sobre o governo de Tola. Evidentemente não houve grande batalhas com invasões inimigas durante o período de seu governo. Administrar bem uma nação em tempos de paz não é menos louvável que acompanhar em guerras e vencer inimigos. Apesar do bom trbalho realizado enquanto julgou a Israel, nenhuma menção escrita como reconhecimento a Tola ficou registrada. A afirmação: “Depois da morte de Abimeleque, o governo dos juízes que temiam ao Senhor serviu durante algum tempo para impedir a idolatria” (PP, 557) indica que ele temia ao Senhor. CBASD, vol. 2, p. 379.

3-4 Jair… trinta filhos… trinta jumentos… trinta cidades. Sinais de riqueza e de posição. Bíblia Shedd.

Antes da época de Salomão, quando os israelitas ainda não possuíam cavalos, ter um jumento era sinal de riqueza e, assim, de honra e dignidade. Esse fato está registrado, possivelmente, para mostrar as ricas bênçãos de um homem que tinha 30 filhos e todos eles alcançaram a honra e a distinção de ser chefes ou governantes. CBASD, vol. 2, p. 379.

Jair… julgou a Israel. Estas palavras nunca foram aplicadas ao cruel Abimeleque. A respeito dele somente se afirmou que ele “reinou” sobre Israel. O governo de Jair deve ter sido equilibrado e benéfico como o de outros juízes. CBASD, vol. 2, p. 379.

trinta filhos. Provavelmente ele era polígamo como Gideão. CBASD, vol. 2, p. 379.

Havote-Jair, “as vilas de tendas de Jair” (cf Nm 32.29-42). Bíblia Shedd.

Gileade, c. 18 km ao sudeste do Mar da Galiléia. Bíblia Shedd.

Tornaram os filhos de Israel a fazer o que era mau. …uma grande parte da população se voltou novamente para a idolatria. São listadas sete divindades pagãs como novos objetos de adoração. Eram as divindades dos povos vizinhos a Israel. Os números e a distribuição revelam que uma multidão retornou à idolatria. CBASD, vol. 2, p. 380.

serviram… aos deuses. Baal e Astarote [ou Astarte] foram explicados nas notas em 2:11-15 e 3:7. Os deuses de Arã e Sidom são muito similares. Os deuses de Moabe e Amom eras Quemos e Moloque. Os deuses  dos filisteus eram Dagom, Astarote, Asherá e Baal-Zebul. Life Application Study Bible.

Amom. Descendente de Ló, sobrinho de Abraão, e, portanto, aparentado de Israel. Bíblia Shedd.

10-16 Esse é o único relato no Livro de Juízes em que Israel não somente clama a Deus, como também deixa de lado seus ídolos. Noutras ocasiões, eles simplesmente clamaram ao Senhor e Ele os livrou (10.10; 2.19; 3.9). Deus sabia que o arrependimento era superficial, mas mesmo assim escolheu livrar os Seus (cf Dt 32.15-38). Bíblia de Genebra.

10 clamaram ao SENHOR. Foi uma atitude louvável; no entanto, aconfissão de pecado que fizeram e o clamor por auxílio ainda não eram aceitáveis, porque não estavam acompanhados de arrependimento verdadeiro. Contudo, o Senhor reconhece a mais débil inclinação do pecador a Ele e a procura conduzi-la à verdadeira reformaCBASD, vol. 2, p. 380.

11-16 Estes versos mostram quão difícil pode ser seguir a Deus por um longo período. Os israelitas pareciam sempre esquecer Deus quando tudo estava bem. Mas a despeito de ser rejeitado pelo seu próprio povo, Deus nunca falhou em resgatá-los quando clamavam a Ele em arrependimento. A nós, também, Deus nunca falha em nos resgatar. Nós agimos exatamente como os israelitas quando colocamos Deus fora dos nossos eventos diários em vez de no centro deles. Como um pai amoroso se sente rejeitado quando um seu filho se rebela, assim Deus se sente rejeitado quando nós O ignoramos ou O rejeitamos (1 Sm 8:4-9; 10:17-19; Jo 12:44-50). Devemos lutar para permanecer perto de Deus em vez de ver quão longe poderemos ir antes que o julgamento comece. Life Application Study Bible.

12 A brevidade da informação desses incidentes mostra que o livro de Juízes não apresenta uma história exaustiva daquele período, mas relata episódios para ilustrar o comportamento dos israelitas e os esforços de Deus para auxiliá-los. CBASD, vol. 2, p. 380.

13 não vos livrarei mais. Esta ameaça deve ser entendida de modo condicional (Jr 18:7, 8), como demonstram os eventos seguintes. CBASD, vol. 2, p. 381.

14 Ide e clamai aos deuses. Todo homem que espera abrigar-se da ira de Deus, apelando para qualquer falso deus, precisa saber da inutilidade de seu refúgio, e voltar-se para Cristo (cf Is 28.14-19). Bíblia Shedd.

eles que vos livrem. Esta ironia deve ter ferido profundamente porque os ídolos aos quais Israel se voltou eram divindades das nações que os oprimiam. Deus fala aqui como um pai que arrazoa com a criança imprudente a quem somente uma firme repreensão conduzirá a reflexão séria. Apesar de Deus renegar a Israel no momento, Ele não abandonou a nação permanentemente. O Senhor enviou juízos que cresciam em severidade e extensão. Deve-se relembrar que a ameaça de rejeição nesse contexto é somente da nação de Israel, á medida que falhou em cumprir seu compromisso divino. A porta para a salvação pessoal de indivíduos israelitas continuava aberta. Durante os anos sombrios de apostasia, houve um remanescente que permaneceu fiel e não reverenciou a BaalCBASD, vol. 2, p. 381.

15 livra-nos. O desejo de ser libertado, e não o desejo de servir ao Senhor, foi o motivo do arrependimento de Israel. Bíblia de Genebra.

16 tiraram os deuses alheios. A repreensão solene, pontual e amável feita pelo profeta surtiu o efeito desejado. As pessoas se arrependeram dos maus caminhos e produziram frutos indicativos de arrependimento genuíno. CBASD, vol. 2, p. 381.

não pôde Ele reter a Sua compaixão. Quando Israel deixou de falar sobre arrependimento e passou a demonstrá-lo em ações, Deus não se demorou em acudir a Seu povo. A paciência de Deus não tem limites neste dia de graça (cf Sl 103.8-14), se, de fato, o pecador se arrepende. Bíblia Shedd.

Sempre que, pela oração e arrependimento sincero, as pessoas clamam ao Deus misericordioso, Ele ouve sua súplica como um terno pai. As pessoas nem sempre revelam esse atributo de Deus em suas relações mútuas. Embora professem caminhar nos passos de Cristo, elas continuam a nutrir ressentimento quando os outros estão buscando reconciliação. Se Deus Se moveu em compaixão para com os israelitas rebeldes, por que eles permaneceriam insensíveis às súplicas daqueles que possuem natureza semelhante à deles? O comportamento rancoroso é uma característica comum a pessoas aparentemente piedosas e cristãs. O Deus puro e santo, que tem sido infinitamente mais insultado, perdoa e continua a perdoar, enquanto professos filhos de Deus alimentam má vontade e ódio no coração durante anos. Homens e mulheres devem ponderar seriamente a oração do Senhor: “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mt 6:12). CBASD, vol. 2, p. 381.

18 Os gileaditas queriam resistir à incursão dos amonitas, mas faltava-lhes uma liderança militar corajosa para levar adiante a sua causa. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Em outras crises, Deus havia escolhido o líder, mas, desta vez, possivelmente Ele não indicou ninguém. As pessoas foram forçadas a utilizar seu julgamento santificado e a selecionar alguém. Deus honrou a escolha feita, colocando Seu espírito sobre ele (Jz 11:29). Seu caráter podia não ser o melhor; mas visto que Deus decide trabalhar por meio de agentes humanos, Ele escolhe dentre as pessoas que estão disponíveis. Ainda hoje Deus dirige Sua obra por meio de canais humanos imperfeitos. Se esse fato fosse melhor compreendido, haveria menos crítica aos que foram chamados por Deus para servirCBASD, vol. 2, p. 382.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: