Reavivados por Sua Palavra


JUÍZES 05 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
16 de maio de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Assim, ó Senhor, pereçam todos os Teus inimigos! Porém os que Te amam brilham como o sol quando se levanta no seu esplendor” (v.31).


Como o foi com Moisés, após o livramento do Mar Vermelho, Débora, juntamente com Baraque, entoou um cântico de gratidão ao Senhor pela vitória contra Jabim. Este poema, ou salmo hebraico, é atribuído à autoria de Débora e perfaz com louvor a conquista dada a Israel. “Naquele dia” (v.1), em que Deus humilhou seus inimigos, Débora fez de seu cântico o som de uma trombeta em vitória. Todo o Israel deveria ouvir aquele salmo e bendizer ao Senhor.

Como “mãe em Israel” (v.7), Débora buscou orientar e encorajar seu povo como a um filho, a falar “dos atos de justiça do Senhor”, que os conduziu “ao seu lar” (v.11). E, ao mesmo tempo, reconheceu que este despertamento deveria começar por ela mesma: “Desperta, Débora, desperta, desperta, acorda, entoa um cântico” (v.12). Houvesse ela olhado para a condição miserável do povo ao invés de confiar em Deus e tomar uma atitude pessoal, “até que eu, Débora, me levantei” (v.7), e quão diferente teria sido o desfecho dessa história.

Em tempos de crise espiritual em que se repete a atitude dos rubenitas: “Entre as facções de Rúben houve grande discussão” (v.16), há um predominante espírito de divisão e dissensões entre aqueles que deveriam ser os nobres da Terra: “Então, desceu o restante dos nobres, o povo do Senhor em meu auxílio contra os poderosos” (v.13). E isto inclui os líderes, pois, depois de Débora, “desceram guerreiros”, “desceram comandantes… os que levam a vara de comando” (v.14).

Qual tem sido a nossa atitude frente às investidas do inimigo e a realidade de uma igreja morna? Precisamos despertar, amados! Precisamos acordar do sono de uma vida cristã acomodada e crítica para a fulgurante vida que irradia a luz da glória de Deus! Nunca foi tão contemporânea a advertência do apóstolo: “já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos” (Rm.13:11).

“Avante, ó minha alma, firme!” (v.21). Ore e peça ao Senhor que a mudança comece em você e farás parte do “restante dos nobres” (v.13) que entoarão o cântico dos salvos (Ap.15:2-4) e que serão conduzidos em paz ao lar eterno. Vigiemos e oremos!

Bom dia, nobres de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Juízes5 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: