Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 23 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
10 de maio de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

631 palavras

Josué, servo do Senhor, faz um discurso de despedida, relembrando as vitórias concedidas pelo Senhor, mas também faz os ouvintes lembrar-se de que ainda existem áreas a serem conquistadas e da necessidade da lealdade às leis de Deus segundo aliança. A missão deles permanece – ser súditos do reino de Deus no mundo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

descanso. Conceito importante no AT (v. notas em Dt 3.20; 2Sm 7.1, 11) que subentende fronteiras seguras, paz com os países vizinhos e a ausência de ameaças à vida e ao bem-estar dentro do país.[cf. 1.13]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

A experiência de “repouso a Israel de todos os seus inimigos”, aqui ainda incompletamente concretizada, tornar-se-ia parte da esperança de Israel (Dt 12.10; 2Sm 7.11; 1Cr 22.9; cf Mq 5.9; Êx 23.22). Bíblia de Genebra.

velho. Provavelmente 20-25 anos após a divisão da herança em Silo descrita nos cap. 18-22. Josué se aproximava dos 110 anos de idade (24.29). Andrews Study Bible.

2-16 A “mensagem no leito de morte” de um grande homem é frequentemente recheada de profunda sabedoria, e este discurso de despedida do grande líder Josué, sob divina inspiração, apresenta uma mensagem preciosa, válida para todos os tempos, tanto para o Israel antigo quanto para o Israel espiritual. A mensagem de despedida de Josué ao fim de sua vida, no AT, encontra sua correspondente na mensagem de despedida de Jesus, o Novo Josué, aos Seus discípulos, na véspera de Sua morte (Jo 14-17). Andrews Study Bible.

a todo Israel. Josué convocou representantes de todas as tribos. Bíblia de Genebra.

Deus… pelejou por vós. Eis a razão por que Israel conseguiu ocupar aterra. Bíblia Shedd.

vosso Deus, as afastará. Como era no passado, assim seria no futuro. Bíblia Shedd.

6-13 Josué conhecia os pontos fracos da nação. … É sábio identificar nossos pontos fracos antes que caiamos. Podemos, então, traçar estratégias para superar estas tentações ao invés de ser superados por elas. Life Study Application Kingsway.

para que não vos mistureis com estas nações. O original hebraico faz uma conexão íntima entre os vs. 6-7. A obediência fiel ao Livro da Lei levaria os israelitas a evitarem a associação com nações pagãs. Bíblia de Genebra.

Não façais menção dos nomes dos seus deuses. O cristão também deve tomar cuidado no seu andar com o Senhor; Ele deve vigiar cuidadosamente nas suas relações para com os infiéis (Ef 5.11; 2 Co 8.14-15). Bíblia Shedd.

11 dediquem-se com zelo a amar o SENHOR, o seu Deus(NVI). Resumo conclusivo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

12-16 Esta arrepiante predição a respeito das consequências das associações com as nações canaanitas acabou se tornando realidade. Numerosas histórias no livro de Juízes mostram que Israel teve que sofrer por causa de seu fracasso em seguir a Deus de todo o coração. Deus foi supremamente amoroso e paciente com Israel, assim como é hoje. Mas não devemos confundir Sua paciência conosco com aprovação ou indiferença aos nossos pecados. Life Study Application Kingsway.

12 Se dEle vos afastardes. Permanecer na terra prometida dependia da condição prévia de fidelidade ao Senhor e da separação dos idólatras que ainda habitavam no seu redor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

13 Deus, não expulsará mais. A validade da promessa A validade da promessa de Deus (v. 5) não dependia da cooperação humana. … Mas a promessa divina não beneficiaria aqueles que rejeitassem a graça de Deus. Essa estipulação fazia parte da promessa divina, desde o princípio (Gn 12.3). Bíblia de Genebra.

14 vós bem sabeis de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. O conhecimento da fidelidade de Deus nunca pode ser uma questão meramente intelectual, mas permeia e amolda todos os aspectos da vida do indivíduo. Bíblia de Genebra.

15 boas coisas… ameaças. Existem dois aspectos na fidelidade de Deus, porquanto há dois lados em Sua aliança – promessas e advertências. Pode-se confiar que Deus cumprirá suas advertências tão plenamente quanto podemos confiar que Ele cumprirá Suas promessas. Bíblia de Genebra.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: