Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 21 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
8 de maio de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

999 palavras

levitas. Esta tribo esperou todas as outras receberem sua porção para tomar posse de sua herança. a demora até a divisão total da terra era necessária a fim de que os levitas fossem espalhados em todo o Israel e recebessem cidades das diversas tribos. Seu pedido não era arbitrário, pois o Deus de Israel havia ordenado que se fizesse boa provisão para os levitas (Nm 35:1, 2). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 284.

levitas… sua herança. Os levitas não receberam terras (13.33) mas somente cidades em que podiam habitar. Dependiam dos dízimos e ofertas do povo para seu sustento, e sofriam quando o povo se descuidava da vida espiritual (Ml 1.6-10; 3.8, 9). Bíblia Shedd.

Ao que tudo indica, a petição dos levitas foi concedida com alegria. … Pelas cidades que foram dadas, parece que boa parte delas estava entre as melhores da terra. Nesse processo de distribuição, o povo levou em conta o plano de Deus de que os levitas fossem espalhados em todas as partes da terra de Israel. Desse modo, estariam no meio do povo para instruí-los nos caminhos do Senhor, tanto por palavra, como por exemplo. Formariam, assim, uma barreira contra a idolatria. … Com base na instrução dada em Levítico 25:32 a 34 e também no registro da história bíblica, fica claro que estas cidades não foram habitadas exclusivamente por levitas [Note que Hebrom foi concedida tanto para Calebe, Js 14:6-15, como para os levitas, Js 21:11,12]. Tendo em conta o propósito de sua distribuição, dificilmente este seria o plano divino. Deus queria que os levitas estivessem no meio de Israel, não isolados do povo que tinham de instruir e guiar. Portanto, as cidades dos levitas também foram habitadas por israelitas de outras tribos. … É provável que os levitas tenham recebido apenas o direito de ter a quantidade necessária de casas para viver nessas cidades. Se vendiam, algo que pareciam ter liberdade de fazer (Lv 25:32-34), tinham o direito perpétuo de redimir a propriedade. As outras moradias eram ocupadas por pessoas da tribo à qual pertencia o território. Fora da cidade, ficava a área de pastagens para o gado, que se estendia até dois mil côvados [aprox. 900 m] além dos limites da cidade. Essa terra era para uso dos levitas, mas não podiam vendê-la. Deviam considerá-la propriedade permanente do Senhor. CBASD, vol. 2, p. 284, 285.

Caiu a sorte… coatitas. Os três filhos de Levi eram Coate, Gérson e Merari. Bíblia de Estudo NVI Vida.

É provável que, quando as 48 cidades foram designadas pelas diversas tribos, elas tenham sido divididas em quatro lotes. … Nesse caso, os coatitas foram considerados duas famílias: os coatitas da linhagem de Arão, que eram sacerdotes, e os outros, que não eram. CBASD, vol. 2, p. 285.

Deram… por sortes. A ideia transmitida é a de que o Senhor ordenara a Moisés que a distribuição das cidades fosse feita, lançando-se sortes. CBASD, vol. 2, p. 286.

de Judá e… Simeão. É interessante notar que, com exceção de Aim (v. 16), todas as cidades dos sacerdotes ficavam dentro do que posteriormente se tornou o reino de Judá (1Rs 12), cuja capital foi Jerusalém, a cidade escolhida pelo Senhor dentre todas as tribos de Israel para nela colocar Seu nome. Embora os levitas do norte tenham abandonado suas cidades e seus arredores quando ocorreu a rebelião de Jeroboão (2Cr 11:14), e se dirigido a Judá, foi uma grande vantagem o fato de a maioria dos sacerdotes já estar estabelecida ali. CBASD, vol. 2, p. 286.

11-12 [Como observado anteriormente no com. do v. 3, note que Hebrom foi concedida tanto para Calebe, Js 14:6-15, como para os levitas, Js 21:11,12.]

17 Gibeão. Ver nota em 9.3. Os gibeonitas tiveram que servir na Casa de Deus (9.23). Bíblia de Estudo NVI Vida. [Ver comentários em Js 9:3 e 23].

20 Coate. O segundo filho de Levi (Gn 46.11; Êx 6.16, 18) era o fundador da grande família dos coatitas que, além de servirem no tabernáculo (cf Nm 3.27-32; 4.6) e no templo, eram cantores dos cultos na casa do Senhor (1 Cr 6.31-38). Bíblia Shedd. [Permito-me aqui, pensar que os cantores dos cultos, hoje, farão parte, futuramente, da família de Coate.]

25 Gate-Rimon. “Prensa das romãs”. É o nome de duas cidades, esta de Manassés e outra de Dã (19.45; 21.42; 1 Cr 6.69). Bíblia Shedd.

41 quarenta e oito cidades. Quando não estavam ocupados na tarefa de realizar as funções religiosas que lhes incumbiam, os levitas eram professores dos jovens, leitores, copistas e expositores da lei, analistas e cronistas que preservavam a memória de grandes acontecimentos e distintos personagens. Eles deviam trazer a religião para a vida cotidiana, ajudando-se entre si e também a seus vizinhos, a fim de que compreendessem o invisível e alcançassem o padrão de Deus. CBASD, vol. 2, p. 287.

43-45 Resumo final de como o Senhor tinha cumprido a promessa que fizera sob juramento para dar essas terras a Israel (v. Gn 15.18-21). A ocupação da terra ainda não estava completa (v. 23.4, 5; Jz 1 e 2), mas a campanha militar nacional chegara ao fim e Israel estava finalmente estabelecido na terra prometida. Não sobrou em Canaã nenhuma potência que pudesse ameaçar deslocá-lo dali. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Um país pode ser oficialmente derrotado e ocupado antes que cada porção do mesmo cesse de oferecer resistência. Bíblia de Genebra.

44 repouso em redor. O hebraico diz “descanso dos arredores”, isto é, das nações vizinhas. No entanto, Deus desejava dar-lhes mais do que o mero descanso físico da guerra. A ocupação de Canaã era o início do grande programa missionário que o Senhor planejava realizar por intermédio de Israel. Tal programa de ação só podia ser executado por pessoas representantes desse plano com o exemplo da própria vida. O autor de Hebreus se referiu à conquista desse objetivo espiritual na alma e á realização do objetivo missionário no mundo quando disse: “Ora, se Josué lhes houvesse dado descanso, não falaria, posteriormente, a respeito de outro dia” (Hb 4:8). Quando Israel fracassou miseravelmente no cumprimento de seu elevado destino e não pôde entrar em seu “descanso”, Deus chamou a igreja cristã para cumprir o propósito original. Devemos, portanto temer, “que, sendo-nos deixada a promessa de entrar no descanso de Deus, suceda parecer que algum de vós tenha falhado” (Hb 4:1). CBASD, vol. 2, p. 287.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: