Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 19 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
6 de maio de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“A herança dos filhos de Simeão se tirou de entre a porção dos filhos de Judá, pois a herança era demasiadamente grande para eles, pelo que os filhos de Simeão tiveram a sua herança no meio deles” (v.9).


A participação ativa de todo o povo na divisão das terras ilustra o desejo de Deus de que todo o Israel desfrutasse de Canaã de forma justa e proporcional, de maneira que não houvesse em momento algum motivos para descontentamento. Sabendo que a tribo de Levi não recebeu porção, hoje vimos que a tribo de Simeão, apesar de ter participado da divisão, estabeleceu sua morada dentro da herança de Judá. Filhos de Lia com Jacó, Simeão e Levi revelaram seu caráter vingativo e sanguinário ao fazerem justiça com as próprias mãos, assassinando todos os homens de uma cidade por causa da desonra causada à sua irmã Diná (Gn.34:25). A atitude desses irmãos lhes privaria de ter lugar próprio em Canaã, como profetizou seu pai Jacó:

“Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu conselho, não entre minha alma; com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; dividi-los-ei em Jacó e os espalharei em Israel” (Gn.49:5-7).

Na bênção proferida por Moisés a Israel, este nem sequer incluiu a tribo de Simeão em seu discurso. Há, porém, uma promessa dada por Cristo aos mansos da terra: “Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra” (Mt.5:5). A mansidão faz parte do fruto do Espírito Santo e é uma virtude que precisamos adquirir se quisermos ter parte na herança eterna. E Jesus nos revelou onde podemos adquiri-la: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt.11:28-29).

Encontrar alívio e descanso creio que seja o maior desejo da humanidade hoje. Muitos têm buscado preencher o vazio da alma com o que há no mundo, mas percebem que quanto mais avançam em suas ambições, mais infelizes e vazios se tornam. Este é um mal que tem afetado a todos, ricos e pobres. Insistem em procurar a solução em coisas finitas e corruptíveis, rejeitando o Único capaz de nos satisfazer. Ser manso não é algo que se adquire de um dia para o outro. Moisés precisou de quarenta anos para adquiri-la, e ainda assim teve o seu momento de fraqueza que o privou de entrar em Canaã.

O fato dos filhos de Simeão ainda assim terem encontrado lugar na tribo em que Jesus viria e os filhos de Levi habitassem com seus irmãos e cuidassem do santuário, é uma prova inequívoca da misericórdia de Deus. Sua herança foi limitada às condições e circunstâncias, mas a ilimitada graça divina os alcançou e lhes deu lugar de descanso. O mesmo Deus, hoje, está disposto a mudar o curso de nossa história, apagando as nossas transgressões com o sangue de Cristo e registrando o nosso nome no Céu com tinta que não se apaga. Pela fé, vá até Cristo e faça parte de Sua escola de mansidão e humildade, e herdarás a Terra. Vigiemos e oremos!

Bom dia, herdeiros da Canaã celeste!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Josué19 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: