Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 18 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de maio de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Reuniu-se toda a congregação dos filhos de Israel em Siló, e ali armaram a tenda da congregação; e a terra estava sujeita diante deles” (v.1).


A conquista da terra prometida tornou-se uma realidade e, finalmente, o santuário seria novamente erigido. A escolha de Siló não foi ocasional, mas intencional. Aquela cidade estava no centro de Canaã. Assim como o tabernáculo era armado no centro do acampamento, Deus desejava habitar no meio de Israel. Foi dali que Josué provocou as tribos a saírem de onde estavam e partirem para a ação. Através de um mapeamento de Canaã, ele poderia lançar sortes entre as demais tribos e oficialmente declarar a porção de cada uma delas.

Aquela assembleia em Siló tornou-se o marco central da conquista da terra. A bandeira do Senhor foi hasteada, uma nação renascia das cinzas da escravidão e da árdua peregrinação. Era tempo de avançar e desfrutar do oásis que Deus lhes tinha dado. Cada tribo, “segundo as suas famílias” (v.11), recebeu o seu justo quinhão, a começar pela parte da tribo de Benjamim, cujo território incluía as famosas e importantes cidades de Jericó, Betel e Jerusalém, dentre outras.

O ato de erguer o santuário no centro daquele lugar indicava o senhorio de Deus sobre Israel e o símbolo da vitória. Quando os amalequitas pelejaram “contra Israel em Refidim” (Êx.17:8), este episódio ficou registrado como memorial para Israel. E há semelhanças entre aquele relato e o de hoje. Vejamos:

  1. Em Refidim, Israel derrotou Amaleque; em Siló, foi declarada a vitória sobre os povos de Canaã;
  2. Em Refidim, Moisés ordenou que a vitória fosse registrada em um livro; em Siló, a vitória foi mapeada e registrada em um livro;
  3. Em Refidim, Moisés edificou um altar ao Senhor, e declarou: “O Senhor É Minha Bandeira” (Êx.17:15); em Siló, Israel armou a tenda da congregação, fincando ali a bandeira da vitória.

Amados, Deus deseja habitar no centro de nossa vida e em nosso coração fincar a Bandeira da vitória. Não existem fronteiras que Ele não possa romper! Permita que o Espírito Santo faça morada em você, e como Paulo poderá dizer: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé” (2Tm.4:7).

Feliz semana, exército militante do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Josué18 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: