Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 15 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS [atualizado às 17:26 de 03/05/2019] by jquimelli
2 de maio de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1013 palavras.

Judá foi a primeira das tribos do lado oeste do Jordão a receber a delineação do seu território. Primeiro são alistados os limites externos, e depois a área que tocou a Calebe e a Otniel; finalmente, as cidades cananéias destinadas aos clãs de Judá são citadas por região. Bíblia de Estudo NVI Vida.

1 tribo de Judá. A prioridade de Judá firma-se no oráculo de Jacó (Gn 49:8-12) e é confirmada na história da nação (2Rs 17.18). Bíblia de Estudo NVI Vida.

fronteira sul. Os locais alistados formavam uma linha curva, cujo início se achava na extremidade sul do mar Morto e que avançava por debaixo de Cades-Barnéia para então chegar ao Mediterrâneo na foz do uádi* el-Arish. Bíblia de Estudo NVI Vida.  [* Um uádi, uade ou uédi é um leito seco de rio no qual as águas correm apenas na estação das chuvas. Wikipedia.]

6 Bete-Arabá. A depressão do Jordão era conhecida por Arabá [ou Ahava]. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia – vol. 2, p. 251.

Vale do Filho de Hinom. Desse termo heb. ge hinnom, deriva a palavra grega gehenna, traduzida por “inferno”na ARA (Mt 5:22, 29, 30; 10:28; 18:9; 23:15; Mc 9:43, 45, 47; Lc 12:5; Tg 3:6). O lugar tem má reputação nas Escrituras, por causa dos sacrifícios, inclusive de crianças [2Rs 23:10; Jr 7:31], oferecidos ali a Moloque, pela profanação de seu alto por Josias (2Rs 23:10) e pelo fato de os detritos de Jerusalém passarem a ser queimados no local. Crê-se que a palavra Hinom é esta vez. o nome de alguém a quem o vale pertenceu certa vez. … Depois que o rei Josias tirou a imagem desse vale e profanou o lugar alto, parece que ele se converteu num depósito de imundícia e de refugo trazidos a Jerusalém. Era, portanto, abominável a todos. Supõe-se que fogueiras eram mantidas acesas continuamente para consumir as impurezas e evitar infecções. O vale ficava a sudoeste de Jerusalém e fazia fronteira com o vale de Cedrom [posteriormente, entre o templo e o Jardim das Oliveiras] na extremidade sudoeste da cidade. CBASD, vol. 2, p. 252.

16 Darei a minha filha Acsa. Na Antiguidade, os pais tinham direito absoluto de arranjar, a seu critério, o casamento dos filhos, e estes aceitavam sem questionar se tal procedimento era ou não apropriado. Não se deve supor que, ao fazer esta oferta, Calebe tenha transformado a filha em objeto de vil conflito entre homens de todo tipo. Sem dúvida, ele estava ansioso por casá-la com um homem honrado por seu zelo e energia, com alguém reconhecido pela valentia e disposição de se arriscar pela causa de Deus. Talvez também tivesse em mente uni-la com uma pessoa que fosse de seu nível social. Ele não prometeu dar a filha em casamento ao primeiro que entrasse na cidade de Quiriate-Sefer, mas ao que atacasse e tomasse o local. Nenhum homem sozinho seria capaz de tomar uma cidade fortificada. Portanto, a promessa provavelmente se limitava aos chefes do exército que estavam sob seu comando. … Posteriormente, Otniel demonstrou ser digno tanto de sua obra como da recompensa, pois se tornou libertador e juiz em Israel (Jz 3:9-11). CBASD, vol. 2, p. 253, 254.

Otniel se tornou o primeiro juiz de Israel depois da morte de Josué (Jz 1:13; 3:9-11). Ele desempenhou um importante papel na reforma de Israel ao enfrentar um exército inimigo opressivo e trazendo paz à terra. assim, o legado de Calebe continuou na próxima geração. Life Application Study Bible.

19 Terra seca. Do heb. ‘erets hannegeb. A palavra negeb significa “seco”. Passou a designar também o “sul” porque a parte sul da Palestina era seca e, assim como em todo deserto, tudo ao sulk da Palestina era árido. A filha de Calebe disse ao pai que ele lhe dera uma terra seca, e agora ela queria um campo com uma fonte de água de onde pudesse extrair irrigação para o território árido. Sem dúvida, há, nesse incidente, uma lição proveitosa, uma vez que foi registrada na Bíblia. O cristão também deve pedir ao Pai celestial fontes de bênção para irrigar o coração árido. Quando o fizer, Ele também dará porção dobrada, tanto as fontes superiores como as inferiores, com as quais se pode abastecer completamente. CBASD, vol. 2, p. 254.

25 Queriote-Hezrom (ou Queriote e Hezrom, conforme a KJV). Segundo a tradição, seria a cidade natal de Judas, da qual derivou o nome Iscariotes (do heb. ‘Ish Qeriyyoth, “homem de Queriote”). CBASD, vol. 2, p. 254.

28 Berseba costuma ser usada para representar o limite sul. Por isso, aexpressão “desde Dã até Berdeba” alude a todo o país, de norte a sul. CBASD, vol. 2, p. 254, 255.

33 Sefelá. Esse nome significa “terras baixas”. É uma área entre a região montanhosa da Judéia central e o litoral dos filisteus. Na maior parte, só foi conquistada por Israel mediantes vitórias do rei Davi. Bíblia de Estudo NVI Vida.

48 a região montanhosa. Ao sul de Jerusalém. Bíblia de Estudo NVI Vida.

62 En-Gedi, “a fonte do cabrito”, ainda é conhecida por sua fonte termal, e Khirbet Qumrân [local provável da Cidade do Sal] é famosa por ter funcionado como um centro essênio, onde foram encontrados os manuscritos do Mar Morto. CBASD, vol. 2, p. 256.

63 Não puderam, porém os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém. Na distribuição original, Jerusalém pertencia ao território de Benjamim, porque a fronteira passava pelo vale ao sul da cidade. Embora atribuída a essa tribo, por alguma razão, os filhos de Judá desejavam compartilhar com os benjamitas a posse da cidade, conforme evidenciado pelo ataque que fizeram a ela (Jz 1:8). Mais tarde, tornou-se conhecida como a cidade de Davi. Há nisso uma implicação espiritual. Antes do tempo de Davi, Judá não conseguiu expulsar os jebuseus. Isso pode ter ocorrido por causa da incredulidade, proveniente da consciência do pecado ou da falta de confiança em Deus, levando a tribo a não se sentir à altura da tarefa. A lição é clara. Toda vez que a pessoa se recusa a fazer o que Deus manda, com o pretexto de incapacidade, também manifesta incredulidade. Se a fé é perdida, o medo chega e toma seu lugar. Quando não há fé em Deus, o coração desfalece diante dos inimigos. O zelo também vai embora, abrindo espaço para a inércia e indiferença. CBASD, vol. 2, p. 256, 257.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: