Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
1 de maio de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

568 palavras

Breve capítulo que serve de introdução à seção que se segue (caps. 15-19), com uma anotação especial a respeito da fidelidade so Senhor a Calebe. Bíblia de Estudo NVI Vida.

São estas as heranças. Séculos haviam se passado desde o chamado divino a Abraão de Ur dos caldeus e desde a promessa de que seus descendentes herdariam a terra. Algumas vezes, as promessas de Deus demoram a se cumprir por causa da infidelidade daqueles a quem foram feitas. Temos o privlégio de apressar o cumprimento das mesmas. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 245.

por sorte. Literalmente, “seixo”. Fica claro que o nome foi preservado da maneira primitiva de lençar sortes usando seixos [pequenas pedras]. CBASD, vol. 2, p. 245.

Manassés e Efraim. Estes dois filhos de José foram adotados oficialmente por Jacó como seus próprios filhos (Gn 48.5, 14-20). Ainda que Levi não recebeu uma herança, houve doze divisões na terra por causa dos filhos de José. Bíblia Shedd.

em Gilgal. Local em que ainda estavam o tabernáculo e o arraial de Israel, pois Josué não havia retirado o acampamento dali. CBASD, vol. 2, p. 246.

como sentia o coração. O relatório de Calebe tinha expressado sua confiança na promessa de Deus. Ver Nm 14.6-9. Bíblia de Genebra.

10 o Senhor me conservou em vida. Se os acontecmentos houvessem seguido seu curso normal, e provável que Calebe tivesse morrido antes dessa data. … Calebe sabia que sua vida longa era resultado da obediência. Ele seguira plenamente ao Senhor. Sua vida era uma demonstração de fé, pois, em todas as coisas, aceitava os planos de Deus em vez de seguir a própria vontade. O Senhor pode fazer grandes coisas pelos que se entregam plenamente a Ele. No entanto, os que seguem só as partes do plano divino que lhes agradam e negligenciam as que lhes incomodam não podem esperar a bênção do Céu. CBASD, vol. 2, p. 247.

quarenta e cinco anos. Uma vez que Israel passou quarenta anos no deserto, sabemos, por esta frase, que a conquista de Canaã durou cinco anos, cf 11.18. Bíblia Shedd.

11 Estou forte. A recompensa de uma vida marcada por juventude virtuosa e idade madura temperante, pela lei da própria natureza, é uma velhice vigorosa, sã e respeitada. Ao que tudo indica, a lealdade a Deus poupara Calebe dos pecados dissolutos de seus companheiros israelitas. Não tinha cedido aos apetites como eles, nem perdera o sono e o descanso noturno lutando com a consciência pesada. Sua vida abstêmia lhe proporcionara recompensas, e agora Calebe se apresentava perante Josué com plenas forças numa idade em que a maioria dos outros já se despedira deste mundo. CBASD, vol. 2, p. 2467.

12 dá-me este monte (ARA; NVI: “Dê-me, pois, a região montanhosa”). Hebrom está situada numa posição alta da região montanhosa da Judeia, uns 40 km ao sul de Jerusalém. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Da total submissão a Deus nasce uma fé que ousa reivindicar o cumprimento de uma antiga promessa. Comentário Bíblico Devocional Velho Testamento. F. B. Meyer.

porventura. A palavra hebraica traduzida assim pode expressar tanto esperança quanto temor… A declaração como um todo expressa a ideia de alguém que não se atreve a confiar na própria habilidade… O exemplo de Calebe, de dependência total de Deus, atesta da certeza da presença divina em todas as iniciativas dos servos de Deus. Podemos não ter os melhores equipamentos à disposição nem preparo superior, mas “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31). CBASD, vol. 2, p. 247, 248.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: