Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: http://biblia.com.br/novaversaointernacional/exodo/ex-capitulo-21/
A descoberta arqueológica em 1902 de uma pedra, documentando mais de 300 leis que regiam Babilônia durante o reinado de Hamurabi, apresenta algumas semelhanças com este capítulo.
Êxodo 21:16, p. ex., assim como o código de Hamurabi, indica que o comércio de escravos era considerado uma grave ofensa, punível com a morte. Em Êxodo 21:23 um homem deveria pagar com sua própria vida por um assassinato. Contudo, a lei babilônica permitia que um homem substituísse sua filha nessa situação. Essa injustiça não era permitida na lei mosaica.
Em contraste com Êxodo 21:26, a lei babilônica considerava um ferimento causado a um escravo como se tivesse sido feito ao seu dono. Mas a lei hebraica, de maneira diferente, não considerava um servo como propriedade incondicional de seu mestre.
Em geral, as leis em Êxodo se concentram mais nos direitos dos seres humanos individuais e na santidade da vida do que as leis babilônicas. Deus desejou que a equidade e a justiça fossem exercidas entre o Seu povo. Embora muitas leis no código de Hamurabi sejam diferentes, pode haver alguma indicação de que ambas as leis tenham uma base comum. Deus desejou que justiça e justiça fossem exercidas entre o Seu povo, antigamente e hoje.
Como devemos tratar aqueles que nos rodeiam?
Michael Hasel
Departamento de Arqueologia
Southern Adventist University
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/exo/21
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli
Ouça em áudio (Voz: Valesca Conty):
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário