Reavivados por Sua Palavra


COMENTÁRIO GÊNESIS 19 – PR. HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
31 de outubro de 2018, 0:45
Filed under: Sem categoria

GÊNESIS 19 – As nossas escolhas resultam em bênçãos ou maldições; é necessário ter sabedoria divina para não arruinar nossa vida e a vida daqueles que amamos.

Leia com oração e atenção o relato do capítulo supracitado. Note ali as decisões que cada personagem descrito toma. Observe cada detalhe e tente extrair várias lições. Após ler e meditar nele, observe o seguinte esboço feito por Victor P. Hamilton para aprofundar em teu estudo:

• Ló como anfitrião e guardião (vs. 1-11);
• Ló e seus genros (vs. 12-14);
• Ló sai de Sodoma (vs. 15-22);
• Apocalipse de Sodoma (vs. 23-29);
• Ló e suas filhas (vs. 30-38).

Deus precisa agir quando a situação não tem mais jeito. Ele tinha agido no dilúvio, agora age no tempo de Abraão nas cidades de Sodoma e Gomorra, e logo agirá no Egito para salvar os filhos de Israel – assim como salvou Ló.

Contudo, é preciso escolher as recomendações de Deus. Sua revelação de um juízo contra a impiedade não são anuladas mesmo frente à intervenção de alguém que pretendia abençoar os amaldiçoados amantes do pecado (ver Gênesis 18:22-33).

Antes porém de executar uma sentença, Deus analisa minuciosamente. Não havia 10 justos nas cidades condenadas para impedir sua destruição. Um nítido detalhe revelando a graça de Deus está no convite de Ló aos seus genros, mas estes escolheu rejeitar o plano de salvação.

Os anjos de Deus perceberam claramente a desgraça que o pecado provocou na sociedade perversa. Eles tiveram que cegar os cidadãos para não cometerem atrocidades imorais contra eles.

• O pecado sexual é uma desgraça moral – Cuidado: A família é alvo do diabo!

“Ló escolheu o melhor lugar para o pasto de seus rebanhos, mas não o melhor lugar par servir a Deus. Ele foi acampar perto de Sodoma, cidade cheia de pecado e perversidade. Posteriormente, morou dentro de Sodoma e, com a destruição da cidade, perdeu tudo. Além disso, perdeu também sua esposa que, materialista, olhou para trás quando fugia de Sodoma. Perdeu também as filhas que, embora ficassem vivas, planejaram e tiveram relações incestuosas com o próprio pai, para ter filhos. Tais hábitos elas devem ter aprendido em Sodoma! Tudo isto por causa das escolhas egoístas de Ló!” (Álvaro César Pestana).

Fuja do pecado olhando sempre para Jesus! Consagra-te! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: