Reavivados por Sua Palavra


APOCALIPSE 22 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
12 de outubro de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro” (v.7).


Da linda pátria estou mui longe, triste eu estou;
Eu tenho de Jesus saudade; quando será que vou?!
Passarinhos, belas flores, fazem-me almejar,
As maravilhas e esplendores do meu celeste lar!
(“Saudade”, Hino 340, Hinário Adventista).

Este louvor é a mais linda expressão do coração saudoso por chegar ao Lar. João viu “o rio da água da vida” (v.1). Viu “a árvore da vida, que produz doze frutos” (v.2). Ele viu “o trono de Deus e do Cordeiro” (v.3) e o brilho da glória de Deus (v.5). Foi-lhe revelado o maior privilégio que os salvos hão de ter: contemplar a face de Cristo e ter o Seu nome inscrito na fronte. Quando os salvos estiverem sob o governo de Deus “pelos séculos dos séculos” (v.5), serão sempre um símbolo da maravilhosa graça de Jesus. “Nunca mais haverá qualquer maldição” (v.3). “Estas palavras são fiéis e verdadeiras” (v.6).

O início da Bíblia apresenta o relato da criação do mundo, e o final, a sua re-criação. Tudo o que foi manchado pelo pecado há de ser purificado com fogo e ganhar o mesmo tônus da perfeição edênica. João novamente caiu aos pés do anjo “para adorá-lo”, mas o anjo o repreendeu, dizendo: “Vê, não faças isso… Adora a Deus” (v.9). Que diferença para o anjo rebelde que tanto deseja assumir o lugar do Altíssimo! Apocalipse apresenta o grande conflito entre a falsa e a verdadeira adoração e, ao contrário do que foi ordenado ao profeta Daniel (Dn.12:4), a João foi dito que não selasse “as palavras da profecia deste livro, porque o tempo está próximo” (v.10).

Amados, que privilégio o nosso de termos em mãos a santa Palavra de Deus! O Senhor nos deixou escrito tudo o que precisamos saber (Dt.29:29), e em Sua infinita sabedoria, usou a diversidade de seres humanos em diferentes épocas para nos dar o mesmo recado: “Por que os amo, Eu voltarei!” Toda a Bíblia aponta para o reencontro da criatura com o Criador. E assim como “no princípio, Deus criou” (Gn.1:1), no princípio da eternidade Ele recriará. Percebam que há uma mudança de personagens neste capítulo. Não mais um anjo, mas o próprio Senhor declara: “E eis que venho sem demora… Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (v.12-13). A expressão “no princípio” revela muito mais do que o tempo da cronologia da Terra, mas nela está contido o fato de que fomos criados em Cristo, “o Princípio”, e nEle, “o Fim”, seremos recriados. E como no final da criação do mundo, Deus deixou a Sua assinatura no sétimo dia (Gn.2:2-3; Êx.20:8-11), Jesus assinou as Suas palavras finais: “Eu, Jesus, enviei o Meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas” (v.16).

Há um princípio fundamental das Escrituras contido neste capítulo: ser humano algum tem autoridade para acrescentar ou retirar palavra alguma das Escrituras (v.18-19). Jesus também reforçou este princípio quando afirmou no sermão da montanha: “Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra” (Mt.5:18). Não foi sem razão que Jesus elegeu o discípulo do amor para transmitir Suas palavras finais ao Seu povo. Há um peso de amor eterno contido em Suas últimas palavras! Há um desejo ardente por cumprir Sua promessa! Há um sentimento de saudade que espera com ansiedade o mesmo retorno! Quando Ele disse: “Certamente venho sem demora” (v.20), a resposta de João não foi impulsiva ou apenas uma concordância, mas o grito de um coração que não suportava mais viver longe do Seu Senhor e Salvador! João experimentara andar com Cristo, desfrutar de Sua sabedoria e do Seu amor transformador. Não tinha nada que ele mais amasse e desejasse do que a vinda do Senhor em glória!

Jesus não vem buscar um povo que, apesar de professar a sua crença na volta de Jesus, esteja vivendo como se Ele fosse tardar. A estes, o Senhor declara: “Ai de vós que desejais o Dia do Senhor! Para que desejais vós o Dia do Senhor? É dia de trevas e não de luz” (Am.5:18). Jesus está vindo buscar um povo que, à semelhança de João, vive na Terra como peregrino, que diariamente lava “as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro]” (v.14), “que guarda as palavras da profecia deste livro” (v.7) como um precioso tesouro; um povo que, salvo pela maravilhosa graça de Jesus, não somente O aguarda, mas sua vida é uma constante declaração ao mundo: “Vem, Senhor Jesus!” (v.20).

Aquele que ouve, diga: Vem!” (v.17) e declare ao Senhor a sua saudade em forma de canção:

Cristo me deu fiel promessa, vem me buscar;
Meu coração está com pressa, eu quero já voar.
Meus pecados eram muitos, e culpado sou,
Mas o Seu Sangue põe-me limpo, e para a pátria vou”
(“Saudade”, Hino 340, Hinário Adventista).

A graça do Senhor Jesus seja com todos” (v.21).

Bom dia, peregrinos!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Apocalipse22 #RPSP

Deixe aqui seu testemunho sobre o projeto RPSP:


7 Comentários so far
Deixe um comentário

Um dos melhores livros da Bíblia! A certeza de que logo o nosso Salvador voltará para nos buscar. Que eu possa junto com a minha família ser resgatados por Cristo e viver com Ele toda essa glória! Ler Apocalipse me deixou ansiosa, sei que não devemos; mas a expectativa de ver a face de Cristo e viver em um lugar melhor me enche de alegria! Adoremos ao Senhor de todo o coração e apressemos a sua volta! Maranata!

Comentário por Cristiane

Bom dia, graça e paz. Pela graça de DEUS e do SENHOR JESUS CRISTO e pela misericórdia do SANTO ESPÍRITO, pude fazer o Reavivados por Sua Palavra, lendo a bíblia todos os dias e lendo alguns comentários, na verdade não sei se houve transformação em meu caráter e na minha vida prática, sei apenas que preciso crer com toda força de minha alma que nasci para um propósito e que preciso desenvolver o talento que DEUS me deu embora eu ainda não sei qual é, foi muito boa essa jornada. Obrigado irmã Rosana, forte abraço e até lá.

Comentário por espernca

Uma bênção participar deste projeto. Iniciei inicio do ano e todos os dias tive o privilégio de não somente ler a palavra de Deus como os comentários que são inspiradores. Pela graça de Deus irei continuar. Que Deus continue abençoando a todos os envolvidos nesta missão.
Grande Abraço, Rosilene

Comentário por Rosilene Pereira

Olá irmã Rosana, o projeto Reavivados por Sua Palavra é fantástico. Obrigado por se deixar ser usada por Deus e ser uma benção para todos aqueles que refletem sob seus comentários. Eu comecei em 02/11/2015 neste projeto e não entrei desde o início em Gênesis 1, portanto pretendo continuar. Desde o início tenho buscado ser um propagador deste projeto por onde vou e atualmente compartilho os seus comentários e dos demais com cerca de 50 pessoas e pretendo aumentar esta lista. Espero que você continue compartilhando suas inspirações e testemunhos, bem como desejo que o nosso Deus abençoe você e sua família! Abraço, Rogério.

Comentário por Rogério Macedo

Uma benção, poder a cada dia, se conectar com Deus e apreender desse maravilhoso amor… muito obrigada, aprendi muito lendo um capítulo da bíblia por dia.

Comentário por kellen uchoa

Amo os comentários de Rosana Barros, gostaria de ter acesso a todos os comentários dela de todos os dias

Comentário por Ana Luiza

Boa tarde Ana,
Você pode acessar nossa página no Facebook (Reavivados por Sua Palavra), ou utilizar a ferramenta de busca aqui no blog. Pode escrever “Rosana Barros”.

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: