Filed under: Sem categoria
“Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (v.4).
Após Seu batismo, Jesus foi “levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo” (v.1). Muitos têm negligenciado ou ignorado este relato da vida de Cristo e perdido o grande privilégio de compreender esta fase da vida cristã que a maioria não está disposta a enfrentar. E por não darem atenção a esta importante fase do início do ministério terrestre de Jesus, não são poucos que diante dos “desertos” da vida têm abandonado a fé.
A primeira tentação lançada sobre Jesus foi a mesma que levou Eva a pecar. O fruto proibido foi mais uma vez oferecido sob o disfarce de transformar pedras em pães (v.3). Satanás tentou a Jesus justamente com o que mais o Seu corpo tinha necessidade naquele momento. Pelo apetite, tentou incitá-Lo a usar Seu poder divino para aliviar o Seu sofrimento. Contudo, obteve a resposta proveniente de uma vida de oração, jejum e estudo das Escrituras. Eis o trio espiritual que deve reger a vida cristã! Semelhante às tentações do deserto, Satanás tem usado as mesmas estratégias e, infelizmente, tem logrado êxito.
A condescendência com o apetite (v.3), a distorção da Palavra de Deus (v.6) e as atrações que o mundo oferece (v.8) têm sido as principais armas do inimigo contra aqueles que Cristo veio salvar. Aproveitando-se de um cristianismo fragilizado pela falta de comunhão, não é do interesse de Satanás que as pessoas saiam de suas igrejas, mas que ali permaneçam exatamente do jeito que estão: aparentemente santas, mas vazias por dentro. Notem que, assim como Jesus, o diabo também usou o “está escrito” (v.6). Ou seja, nem todo aquele que faz uso das Escrituras está sob a aprovação de Deus e multidões têm sido enganadas pelo mau uso das Sagradas Letras.
Muitos têm caído no engodo de que o batismo é o início de uma vida sem problemas e, diante da primeira dificuldade, abandonam a fé. Iniciam a vida cristã sobre o frágil alicerce das emoções e esquecendo-se de seguir nos passos de Jesus, perdem o privilégio de serem servidos pelos anjos (v.11). Jesus mesmo afirmou que o caminho da vida eterna não é um caminho fácil, mas é apertado e poucos são os que conseguem acertá-lo (Mt 7:14), porque nem todos estão dispostos a abnegar do próprio eu para viver pela fé.
Após a vitória no deserto, “passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (v.17). A missão de Seu precursor, João Batista, agora Ele tomou em Suas mãos. E como precursores de Sua segunda vinda, a mensagem que ao povo do advento foi confiada tem sido pregada há mais de cento e cinquenta anos. Como o foi na era messiânica, assim se dará em nossos dias, quando Deus mesmo procurará as Suas ovelhas e as buscará (Ez 34:11). Jesus está convocando um povo que, à semelhança dos discípulos, “imediatamente” (v.20) têm deixado tudo para segui-Lo. Homens e mulheres que, no mesmo instante, aceitem ao chamado salvífico: “Vinde após Mim” (v.19).
O desejo de Cristo é o de curar a todos (v.24). Mas “numerosas multidões” (v.25) O tem seguido apenas com esta finalidade. Dão mais valor às bênçãos do Senhor do que ao Senhor das bênçãos. Amados, Jesus obteve a vitória no deserto para que hoje possamos ser vitoriosos com Ele. Se apenas seguirmos nos Seus passos, pelo Seu poder, seremos mais que vencedores. Creia que, em nome de Jesus, o resultado do seu deserto será o de um inimigo derrotado e de um banquete preparado pelo Céu (v.11).
“Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7).
Bom dia, vencedores em Cristo!
Desafio do dia: Forme uma dupla missionária e aliste-se no exercito do Deus Vivo. Procure o diretor de ministério pessoal da sua igreja.
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus
#Mateus4
#RPSP
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Amém!
Comentário por Marinaldo de Alencar 23 de agosto de 2018 @ 9:19De fato Jesus foi e é exemplo em tudo!