Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 28 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
17 de junho de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito; regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, um pouco ali” (v. 10).


Como uma “flor murcha”, Efraim, ou seja, Israel, havia trocado “a coroa de glória” (v. 5) pela “soberba coroa dos bêbados” (v. 1). Vencidos pela embriaguez e entregues aos seus próprios prazeres, seriam vencidos por “certo homem valente e poderoso” (v. 2), profecia que foi cumprida com a invasão dos assírios à Samaria. Mas esta apostasia não era exclusiva do Reino do Norte. Jerusalém também havia se corrompido a tal ponto que mesmo os seus líderes eram os primeiros a fazer errar o povo. Assim como o puro suco da uva representa a pura mensagem de um Deus santo, a bebida fermentada representa toda sorte de falsas doutrinas. Enquanto as verdades da Palavra de Deus são lâmpada e luz para conduzir os nossos pés no caminho em que devemos andar (Salmo 119:105), os falsos ensinamentos nos fazem errar “na visão” e tropeçar “no juízo” (v. 7).

Você já se perguntou por que existem tantas igrejas cristãs se a Bíblia é uma só? Quando o discípulo Filipe recebeu do Espírito Santo a ordem de ir ao encontro do oficial da rainha da Etiópia, este estava estudando justamente o livro do profeta Isaías. Este oficial tinha o desejo sincero de adorar ao Deus verdadeiro e de segui-Lo, mas precisava de orientação. E aqui fica para nós a primeira preciosa lição: DEUS JAMAIS DEIXARÁ SEM ENTENDIMENTO AQUELE QUE SINCERAMENTE DESEJA CONHECÊ-LO.
Filipe perguntou se ele estava entendendo o que lia, e a resposta daquele oficial é a segunda preciosa lição de Deus para nós:
“COMO PODEREI ENTENDER SE ALGUÉM NÃO ME EXPLICAR?” (Atos 8:31). O SENHOR possui os Seus filhos fiéis que mediante a direção do Espírito Santo tem ensinado o ASSIM DIZ O SENHOR tal qual está escrito. A própria Bíblia é autoexplicativa, “a Palavra do SENHOR lhes será… um pouco aqui, um pouco ali” (v. 13) sobre o mesmo assunto.

O torpor espiritual, tal qual o alcoólico, tem feito multidões cambalear pelo “vale dos vencidos do vinho” (v. 1). A Palavra do SENHOR e o entendimento estão à disposição de todos, “mas não quiseram ouvir” (v. 12). E a pergunta continua sendo a mesma: “A quem, pois, se ensinaria o conhecimento?” (v. 9). Deus nos convida a vislumbrar o Dia em que Ele mesmo será a coroa “para os restantes de Seu povo” (v. 5) e mediante o exame de Sua Palavra firmar a nossa vida sobre a Rocha (v. 16). A destruição que sobrevirá aos ímpios, que “já está determinada sobre toda a Terra” (v. 22) será a realização de “Sua obra estranha” (v. 21) e você e eu somos chamados a não termos parte neste “ato inaudito” (v. 21), “pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina” (v. 26). Isto é, tudo o que precisamos saber sobre o caminho da salvação o SENHOR nos deixou escrito, e “também isso procede do SENHOR dos Exércitos” (v. 29). Prossigamos em estudar a Bíblia “um pouco aqui, um pouco ali”, como o lavrador vai avançando e usando os meios mais eficientes e práticos em sua lavoura (v. 25, 27 e 28) e o SENHOR continuará nos conduzindo, porque “Ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria” (v. 29), E NOS AMA MAIS DO QUE TUDO!

Feliz sábado, estudantes da Palavra!

Desafio do dia: Pregue e anuncie o evangelho do Reino (Lucas 8:1). Você já tem a sua dupla missionária? Peça ao Espírito Santo que lhe mostre alguém com quem possa evangelizar junto.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Isaías28
#RPSP

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: