Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 21 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
10 de junho de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“… Guarda, a que horas estamos da noite? Guarda, a que horas? Respondeu o guarda: Vem a manhã, e também a noite; se quereis perguntar, perguntai; voltai, vinde” (v. 11,12).


Imaginem uma grande festa em um palácio. Foi posto um grande banquete, lugares para que os convidados se acomodassem, oferecendo muita comida e muita bebida (v. 5). Então, o anfitrião ergue uma taça de ouro e, junto com os convidados, começam a dar “louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra” (Daniel 5:4). Isaías estava descrevendo a profecia acerca da destruição de Babilônia. Belsazar, neto de Nabucodonosor, era o rei daquela nação e anfitrião daquela orgia idólatra. A invasão dos Medos seria tão devastadora, que Isaías julgou a visão muito dura (v. 2). Ele sentiu uma angústia tão grande que chegou a lhe causar dores físicas e desmaio (v. 3). “A noite” que ele desejava se lhe “tornou em tremores” (v. 4). Ou seja, o povo de Deus esperava que Ele lhe fizesse justiça contra Babilônia, mas o que o profeta viu foi tão terrível que aquilo que esperava desejou não ter visto (v. 3).

Enquanto o rei se banqueteava em sua estúpida diversão, não percebeu que o exército inimigo já se aproximava organizado (v. 7). O atalaia, isto é, o próprio profeta, apenas relata o que vê e anuncia a queda daquela grande nação, a mesma mensagem da segunda voz angélica para os últimos dias (Apocalipse 14:8): “Caiu, caiu Babilônia; e todas as imagens de escultura dos seus deuses jazem despedaçadas por terra” (v. 9). Na profecia contra Dumá (provavelmente o mesmo que Edom), há uma clara mensagem de expectativa: “Guarda, a que horas?” (v. 11). Já a sentença contra a Arábia mostra uma situação de fuga dos dedanitas e um pedido para que os habitantes de Tema se compadecessem deles e lhes dessem provisões (v. 14).

Diante de tais profecias que se cumpriram cabalmente, “porque assim disse o SENHOR, Deus de Israel” (v. 17), coloquemo-nos “sobre a torre de vigia” (v. 8) e estejamos alerta às profecias que envolvem o futuro deste planeta e o nosso destino eterno. Deus nos deixou em Sua Palavra tudo o que precisamos saber para estarmos prontos para o segundo advento de Jesus. “Certamente, o SENHOR Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” (Amós 3:7). Quer saber “a que horas” estamos daquele Dia? Estude as profecias. Apesar de não sabermos nem o dia e nem a hora de Sua vinda (Mateus 24:36), o SENHOR nos deixou escrito os sinais que antecedem a Sua volta e a vida de Jesus como o exemplo de como devemos viver até lá.

O povo de Deus será sacudido como o trigo na eira (v. 10, Amós 9:9). “Vem a manhã”, “trazendo salvação nas suas asas” (Malaquias 4:2). Mas “também a noite”, que trará grande destruição. Amados, vem chegando o tempo em que “correrão por toda parte, procurando a Palavra do SENHOR e não a acharão” (Amós 8:12). Haverá fome e sede não mais de pão ou de água (v. 14), “mas de ouvir as palavras do SENHOR” (Amós 8:11). Não se apoie em forças humanas, nem em esculturas feitas por mãos de homens. Não se apoie nem mesmo no fato de você já ser um cristão. A Bíblia não é um livro qualquer para ser lido uma vez ou esporadicamente. A Bíblia é a Palavra de Deus viva que precisa nos servir de alimento diário. Sigamos a ordem de Cristo – “Vigiai e orai” – e sejamos Seus atalaias dos últimos dias!

Bom dia, atalaias de Jesus!

Desafio do dia: Estude as profecias dos livros de Daniel e de Apocalipse. Acesse o site: www.novotempo.com/bibliafacil e peça já o seu estudo inteiramente grátis.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Isaías21
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: