Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 18 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
7 de junho de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Vós, todos os habitantes do mundo, e vós, os moradores da terra, quando se arvorar a bandeira nos montes, olhai; e, quando se tocar a trombeta, escutai” (v. 3).

Além da aplicação profética para aquelas nações, as profecias de Isaías também têm aplicação escatológica. O SENHOR dos Exércitos tem uma mensagem de juízo e salvação para “todos os habitantes do mundo” de todos os tempos. Apesar de Sua ilimitada misericórdia, a Sua justiça não permitirá que o mal avance o limite que Ele estabeleceu para o seu fim. Nenhum agente humano e nenhuma “nação poderosa” (v. 2), pode resistir à sentença do Todo-Poderoso. O início da eternidade tem data marcada para o remanescente, como o tem para a destruição dos ímpios. E Deus convida a TODOS “os moradores da terra” a estar atentos aos sinais que, por sinal, Ele também deixou escrito.

O toque de trombeta em Israel tinha a função de ajuntar o povo para algum momento solene, geralmente para assembleias e festividades. Mas também eram muito comuns na guerra. De qualquer forma, era um instrumento cujo som lembrava o povo da constante presença do SENHOR. As trombetas usadas em Apocalipse como alegoria, também são anúncios do poder de Deus, culminando na sétima e última que será literalmente ouvida como uma convocação para o primeiro ajuntamento solene dos salvos de todos os tempos: “O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos” (Ap. 11:15).

Deus não está em Seu trono apenas aguardando a destruição dos perversos. Este não é o sentido do verso 4. Mas em que Ele tem tudo sob controle e, no tempo determinado, terá de aplicar o Seu juízo. “Olhai” e “escutai” é um clamor urgente para que todos nós possamos estar entre aqueles que receberão a fiel promessa: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (I Coríntios 2:9).

Quando for proclamado: “chegou a hora de ceifar” (Ap. 14:15), a obra intercessora de Cristo dará lugar à obra redentora, de salvação dos remidos, mas também efetuará a Sua “obra estranha… de uma destruição, e essa já está determinada sobre toda a terra” (Isaías 28:21-22). O que estamos fazendo com o amorável convite do Céu? Tem você sonhado com a volta do nosso Salvador? Eu tenho saudades do meu Deus! Saudades de coisas que nunca vi e de sons que nunca ouvi! Estamos às vésperas do toque da última trombeta e, enquanto isto, “não retarda o Senhor a Sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que TODOS cheguem ao arrependimento” (II Pedro 3:9).

“Aprontai-vos! Aprontai-vos! Aprontai-vos pois a ardente ira do Senhor está para vir! Sua ira está para ser derramada, sem mistura de misericórdia, e todavia não estais prontos. Rasgai o coração, e não os vestidos” (EGW, Primeiros Escritos, p. 119).

Bom dia, “vós, todos os habitantes do mundo”!

Desafio do dia: “Olhai” para a Palavra de Deus, releia o texto de hoje, e “escutai” o que o SENHOR tem a lhe falar segunda vez.

Rosana Garcia Barros 

#PrimeiroDeus 
#Isaías18
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: