Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 12 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
24 de julho de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Porém serão seus servos, para que conheçam a diferença entre a Minha servidão e a servidão dos reinos da terra” (v. 8 ).

Quando abandonamos a lei do SENHOR regredimos ao Egito. Foi exatamente isto que aconteceu com Judá. Roboão abandonou o ASSIM DIZ O SENHOR e com ele todo o povo (v. 1). Na bonança esqueceram de Deus. Deram as costas ao SENHOR que os libertou. Contudo, voltaram para Deus e se humilharam, declarando: “O SENHOR é justo” (v. 6). E Ele é, sempre foi e sempre será! Deus concedeu a Judá a oportunidade de escolher a vida. Mas também estava diante deles a morte. De um lado a bênção. Do outro, maldição. A Bíblia em todo o seu conteúdo coloca diante de nós, dois caminhos a seguir: vida ou morte; bênção ou maldição; liberdade ou escravidão; justo ou ímpio; santo ou profano; limpo ou imundo. A palavra que faz separação entre um e outro é: DIFERENÇA. Aquela geração não fazia ideia do que havia sofrido seus antepassados no Egito. Então, permitiu que Sisaque lhe tomasse tudo (v. 9) para que pudesse conhecer a DIFERENÇA entre servir a Deus e servir aos povos da terra (v. 8). E esta diferença é justamente o que define o que é de Deus e o que não é. Quem é de Deus e quem não é. Não é necessário um curso de teologia para aprender sobre estas diferenças, entretanto, em nossa teimosia, muitas vezes Deus permite que as aprendamos na prática. Sisaque “tomou tudo” do povo de Judá, mas Deus mostrou o que na verdade significa TUDO. Deus é TUDO! E quem compreendeu isto conservou “boas coisas” (v. 12) e foi livrado da destruição. O povo deveria sofrer a servidão do Egito para entender que Deus “ao aflito livra por meio da aflição e pela opressão lhe abre os ouvidos” (Jó 36:15). O SENHOR não se alegra com o sofrimento do Seu povo, mas se alegra quando este se arrepende. Lembram do que estudamos no capítulo sete? Precisamos nos humilhar, orar, buscar e nos converter. Roboão se humilhou, mas “não dispôs o coração para buscar ao SENHOR” (v. 14). E quem não busca, não encontra. E quem não encontra, não se converte. Amados, “houve guerras entre Roboão e Jeroboão todos os seus dias” (v. 15) porque não permitiu que na batalha por seu coração Deus fosse o vencedor. Cristo já venceu pelo mundo (João 3:16), mas nem todo mundo aceita a Sua vitória. Ele morreu e ressuscitou para que você e eu possamos fazer parte daqueles que escolhem a vida, a bênção, a servidão do SENHOR, que emana liberdade. Se Deus faz distinção entre as coisas, é porque precisamos tomar uma decisão de que lado estamos. Se desejamos viver por Cristo, então sejamos fiéis ao ASSIM DIZ O SENHOR. Na linha tênue entre o certo e o errado está o livre arbítrio. Cabe a você e a mim escolher a quem servir. Como Josué, que possamos dizer, HOJE:

Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, HOJE, a quem sirvais… Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR” (Josué 24:15).

Bom dia, servos do Deus Altíssimo!

*Leiam #2Crônicas12

Rosana Garcia Barros


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de João Germano Raul Raul

Bom dia!

Comentário por João Germano Raul Raul

Avatar de ANTONIO CARLOS JOSE SOARES

AMEM A ESCOLHA CERTA SERVIMOS AO DEUS TODO PODEROSO

Comentário por ANTONIO CARLOS JOSE SOARES




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.