Filed under: Sem categoria
“Porém ele desprezou o conselho que os anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com ele e o serviam” (v. 8 ).
Pai sábio, filho insensato. Esta foi a realidade entre Salomão e seu filho Roboão. Apesar da sabedoria de Salomão, para construir e sustentar as suas construções, foi estabelecido duro jugo sobre o povo, tanto em mão de obra quanto em tributos. O povo clamava por um alívio. O que era justo, haja vista toda a colaboração que havia dado. A primeira atitude de Roboão destoa totalmente da segunda. Em primeiro lugar ele procurou o conselho dos anciãos que andavam na presença de seu pai. Aqueles homens idosos com certeza haviam absorvido, mais do que ninguém, “retalhos” da sabedoria de Salomão. Provavelmente, em gratidão a tudo o que Deus concedera à Salomão, ele mesmo poderia ter dado a resposta que aqueles anciãos deram a Roboão. Não havia mais a necessidade de um jugo tão pesado, por isso, a benignidade seria o caminho mais sensato para o rei e mais aprazível para o povo. Só que Roboão não se agradou desse conselho, e tomou a sua segunda atitude: buscou conselho com os jovens que cresceram com ele. Eu não sei o que se passava na cabeça desses jovens concluindo que suas ambições levariam o reinado de Roboão a um patamar maior do que o de seu pai. Mas foi o conselho deles que Roboão decidiu seguir. O desfecho desta história já conhecemos e estudamos em I Reis 11: reino dividido. Tanto no relato de Reis quanto no de Crônicas, em momento algum percebemos que Roboão tenha buscado a orientação de Deus. O SENHOR foi deixado de lado, e, ainda assim, tentou orientá-lo mediante o conselho dos anciãos. Contudo, ele não Lhe deu ouvidos.
Meus amados, o SENHOR nos deixou tudo o que precisamos saber em Sua Palavra. Dar créditos a palavras de homens sem confirmá-las conforme o ESTÁ ESCRITO é, no mínimo, insensato. Não nos convém seguirmos nossos próprios caminhos, porque “há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte” (Provérbios 14:12). Temos em mãos a santa Palavra de Deus, e Seus conselhos estão à disposição de todo aquele que, em atitude de humildade, clama pela orientação do Espírito Santo. Não faça como Roboão. Faça como os bereanos: “Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra com toda avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato, assim” (Atos 17:11). Portanto, o melhor conselho é aquele que tem a autenticação do ASSIM DIZ O SENHOR.
Continue sendo reavivado pela Palavra e serás sensato em todas as tuas decisões.
Bom dia, bereanos atuais!
*Leiam #2Crônicas10
Rosana Garcia Barros
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Enviado por Samsung Mobile
Comentário por tchellolira73 22 de julho de 2016 @ 12:49