Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 27 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
10 de julho de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Davi não contou os que eram de vinte anos para baixo, porque o SENHOR tinha dito que multiplicaria a Israel como as estrelas do céu” (v. 23).
Após estudarmos sobre a organização religiosa de Israel, este capítulo traz um esboço da organização militar e civil. Davi divide o seu exército em 12 divisões militares, cada uma, composta por vinte e quatro mil homens, responsável pelo turno de um mês. Israel tornou-se uma nação organizada sob a bênção de Deus e monarquia de Davi. Os chefes das tribos de Israel são citados logo após, com exceção das tribos de Gade e Aser (cujo motivo é desconhecido). Davi também tinha administradores para cuidar dos seus tesouros. Pessoas de confiança que confiava os seus bens. Além dos seus conselheiros que assistiam em sua presença e eram aqueles que lhe eram mais chegados. Ou seja, meus irmãos, Davi estava cercado por uma sebe de pessoas que o ajudavam a manter a ordem e a segurança de Israel. Falamos muito do rei Davi, e esquecemos que o seu reino não seria nada se não fosse a união dessas pessoas, cada uma agindo dentro de sua esfera de responsabilidade zelando, tanto pelo templo, quanto pelo reino em si. Deus é um Deus organizado e que, assim como orientou Israel a viver de modo ordenado, nos diz hoje também: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem” (I Coríntios 14:40). Para todo projeto que vamos realizar, se não há um planejamento, se não há uma disposição para organizar com antecedência, se é feito apenas para dizer que foi feito, nesse empreendimento não há a bênção divina. Além do que, o SENHOR nos convida a trabalharmos juntos. Seu povo deve ser uma cooperativa do evangelho, trabalhando unido no mesmo propósito de cumprir a missão. Não deve ser considerada de pequena dimensão a obra que temos em mãos. Fomos criados para a glória de Deus, e esse deve ser o nosso objetivo de vida. Porque está escrito: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei TUDO para a glória de Deus” (I Coríntios 10:31). TODA a nossa vida, TODOS os nossos projetos, TUDO que façamos, deve revelar a glória do SENHOR. Israel deveria revelar a glória de Deus entre as nações pagãs. O mundo todo deveria olhar para aquele povo e enxergar não a glória e a majestade de Davi, mas de Deus. Da mesma sorte, Deus chama o Seu povo de hoje, o Seu Israel atual (Vide Gálatas 6:16), a revelar ao mundo a Sua glória. E para isso nos concede capacidade de sermos Seus administradores eficazes. A obra é grande. Na verdade, a obra é imensa. Mas sob o estandarte do SENHOR dos Exércitos e com espírito de união, “em Deus faremos proezas” (Salmo 60:12). E o SENHOR multiplicará o Seu Israel de hoje “como as estrelas do Céu” (v. 23), como fez com os discípulos e o Seu povo após o Pentecoste, que unidos em amor fraternal, trabalhavam de forma organizada e revelando o caráter de Cristo, então “acrescentava-lhes o SENHOR, dia a dia, os que iam sendo salvos” (Atos 2:47). Por isso, em tudo o que formos fazer, a ordem é: ore, ouça a voz de Deus e execute com ordem e de forma decente o que lhe cabe fazer. E, certamente, obterás a aprovação do Alto.
Bom dia, administradores eficazes da obra do SENHOR!
*Leiam #ICrônicas27
Rosana Garcia Barros


3 Comentários so far
Deixe um comentário

Avatar de João Germano Raul Raul

Amém.

Comentário por João Germano Raul Raul

Avatar de Marcos

Muita teoria da parte de Deus. Tenho lido sobre o poder dEle, e tento experimentar. Mas sabe, passo semanas e dias em oração e jejum pra salvar por intermédio do Espírito Santo pelo menos uma pessoa por dia. Já orei pedindo que revele se tem algum pecado em mim q o impeça de agir em mim, mas até agora nenhuma resposta além do silêncio. E silêncio pra mim não resposta, é falta de educação.

Estou na 14ª missão Calebe como evangelista, orei meses todos os dias às 21h pra Deus trazer pessoas pra estudar a Bíblia, visitamos, fizemos pesquisas, jejuamos, oramos.

Jesus disse em João 14:13,14 q tudo que pedisse a Deus em nome dele, ele mesmo faria para a glória de Deus. Me diz que salvar pessoas lá não é da vontade de Deus?

Ou ele está mentindo em João 14:13,14 ou ele não está interessado em salvar pessoa coisa nenhuma.

Não vou ficar mendigando atenção de Deus pra nada, quer salvar q salve! Não quer, não me incomode mandando mensagem q precisamos pregar.

É muito bonito de falar que Deus quer salvar, não quer nada.

Comentário por Marcos

Avatar de Luís Uehara

Caro Marcos, irmão em Cristo,

Quando li sua mensagem, pensei imediatamente em Noé, que pregou por 120 anos e viu apenas 7 pessoas de salvarem. E mesmo as que se salvaram, acabaram trocando os pés pelas mãos.

Já me senti frustrado por não conseguir evangelizar alguns amigos que, aparentemente, recuaram a mensagem da salvação. Cheguei a ficar bastante revoltado com Deus por isso e por outros motivos também.

Dei muitos estudos bíblicos que, aparentemente, foram uma perda de tempo, pois as pessoas desistiram.

Achamos que convertemos alguém, quando na verdade, somos apenas uma das ferramentas. Ouvi falar sobre casos de pessoas que se converteram após 30 anos depois de terem recebido a mensagem da salvação. Um amigo me contou um caso de um pai, fiel e temente a Deus, que se revoltou pois seu filho morreu fora da igreja, mas depois de muito tempo, um anjo lhe foi enviado para dizer-lhe que as últimas palavras que o filho escutou antes de morrer haviam sido: “Seus pecados estão perdoados!”

Não sabemos como Deus nos usa para que outras pessoas sejam salvas. Em muitos casos acredito que nunca ficaremos sabendo antes do Mestre voltar. Não sabemos que canal Deus vai deixar livre para que a mensagem da salvação dele chegue a outras pessoas.

“de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. ”
1 Coríntios 3:7

Nossa caminhada não é fácil, nunca foi e nunca vai ser, mas hoje, após brigar muito com Deus, tenho a certeza de que Ele faz o melhor em qualquer situação.

Que a paz do nosso Mestre o conforte! [Luís]

Comentário por Luís Uehara




Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.