Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 19 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
2 de julho de 2016, 6:04
Filed under: Sem categoria

“Sê forte, pois; pelejemos varonilmente pelo nosso povo e pelas cidades de nosso Deus; e faça o SENHOR o que bem Lhe parecer” (13).

A estratégia política usada por Naás não foi a mesma usada por seu filho, Hanum. Davi usou de bondade. Hanum desmoralizou os mensageiros de Davi. O contraste gerou discórdia, e a discórdia gerou guerra. E os valentes de Davi foram enviados para serem instrumentos do SENHOR avançando com firmeza na certeza da vitória. O “faça o SENHOR o que bem Lhe parecer” (v. 13), dito por Joabe, não denota um famoso “se Deus quiser”, mas um “seja feita a Tua vontade” (Mateus 6:10). Foi uma expressão de plena confiança nAquele que os fortalecia (Leia Filipenses 4:13). Tudo funcionava como uma cadeia; Deus os fortalecia e eles se fortaleciam uns aos outros. Percebam que o verso 12 enfatiza a forma como eles se ajudavam mutuamente. Um agia em socorro do outro, conforme a necessidade. O mais forte agindo em favor do mais fraco. Esse é um dos princípios fundamentais da Palavra de Deus: a solidariedade. Primeiro a ajuda vem do Alto, mas ela precisa produzir seus efeitos dos lados. Ao nosso lado existem pessoas que precisam que usemos de bondade (v. 2) para com elas, e que sejamos solidários (v. 12). Não por intenções egoístas, mas por amor; pelo precioso amor que de Deus procede. Infelizmente não temos como avaliar as respostas ao que o SENHOR nos propõe a fazer pelo outro. No entanto, assim como Deus foi com Davi e com seus valentes, Ele promete ser conosco também e nos livrar de todos os que ignoram a manifestação de Seu amor. 

Um dia João Batista enviou mensageiros até Cristo para perguntar se Ele realmente era o Messias. Ora, João havia confessado isso pouco tempo antes e contemplou e ouviu a manifestação do Pai e do Espírito Santo. Como, pois, perguntar se ainda viria outro após Ele? Jesus poderia ter se irado e censurá-lo devido à sua desconfiança, porém, escolheu enviar- lhe uma resposta: “os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os mortos são ressuscitados, e aos pobres, anuncia-se-lhes o evangelho” (Lucas 7:22). Nós somos cartas de Cristo (2 Coríntios 3:2) e nossa vida é lida todos os dias pelas pessoas ao nosso redor. Qual tem sido o conteúdo de nossa vida? As pessoas têm sido abençoadas, ou temos envergonhado o SENHOR? Vocês sabiam que Cristo requer de nós a mesma resposta que Ele deu a João? Pois é. Quando Jesus nos transforma em novas criaturas, dia após dia vamos sendo lapidados e restaurados à Sua imagem. Então, sob a imagem de Cristo, tudo o que falamos e fazemos contribui para que cegos espirituais passem a enxergar o evangelho da paz; que coxos paralisados pelos cuidados deste mundo passem a andar em justiça e retidão; que pessoas contaminadas pela lepra do pecado sejam purificadas pela graça do perdão; que mortos espirituais sejam ressuscitados para a salvação em Cristo; e que pobres de espírito recebam o evangelho para tornarem-se herdeiros do Reino dos céus! Precisamos contrastar com a vergonha deste mundo e ser a mensagem que ele precisa: Jesus Cristo em nós! Olhe para o lado! Tem sempre alguém com mãos estendidas implorando por socorro!

Por isso, “sê forte” (v. 13), age em favor dos teus semelhantes (v. 12) e acredite que Deus sempre fará o melhor por você e através de você!

Bom dia e um feliz sábado, mensageiros de Cristo!
*Leiam #1Crônicas19
Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.