Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 35 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
26 de janeiro de 2021, 0:50
Filed under: Sem categoria

720 palavras

Uma profecia contra Edom, símbolo tipológico de uma longa oposição ao povo do SENHOR. Deus defenderia seus seguidores, e Seir (palavra sinônima para Edom) seria destruída por causa de seu ódio, seu orgulho e violência. Bíblia de Estudo de Andrews.

Ezequiel está provavelmente usando Edom para representar todas as nações opositoras ao povo de Deus. O capítulo 36 diz que Israel será restaurada, enquanto este capítulo diz que Edom (os inimigos de Deus) serão feitos “uma terra desolada”. Life Application Study Bible Kingsway.

1 A palavra do SENHOR. É ordenado ao profeta que apresente outra profecia contra Edom (Ez 25:12-14). Por que mais uma condenação no meio de promessas de restauração? O profeta anota os obstáculos para a reocupação da Palestina. Os edomitas tinham invadido parte do sul da Palestina depois de Israel ter sido levado cativo. Babilônia, provavelmente, tenha permitido isso porque Edom parece ter tomado partido contra Israel no cerco de Nabucodonosor a Jerusalém (ver com. do v. 5). O profeta prediz a completa remoção desse obstáculo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 762.

Seir. Edom (v. 15), parente de Israel (uma vez que Jacó e Esaú eram gêmeos, Gn 25.21-30) e seu inimigo constante, da parte de quem a fraternidade era muitas vezes procurada, mas raramente achada (cf. Am 1.11). Era necessário lidar com Edom antes de Israel poder achar paz (cf. Gn 32, 33). V. 25.12 e nota [BEV]; Is 63.1-6). Bíblia de Estudo NVI Vida.

[O monte Seir] é o maciço central do território dos edomitas, e representa Edom. … Tanto durante as invasões dos assírios, como durante as de Nabucodonosor, os edomitas aproveitaram para se estender sobre o território conquistado. Bíblia de Estudo de Andrews.

Do heb. Se’ir, que vem de uma raiz que significa “ser cabeludo”. Este era o nome do cabeça de uma família de horeus que se ligou por matrimônio a Esaú, de quem descendem os edomitas … Também designa uma cadeia montanhosa a leste da Arabá, que se estende desde o Mar Morto, ao sul. Aqui o termo, poeticamente, representa Edom (ver Gn 36:8, 9; Dt 2:1, 5; 1Cr 4:42). CBASD, vol. 4, p. 762, 763.

5 Inimizade perpétua. Este ódio vinha desde o tempo de Jacó e Esaú (Gn 27:41; cf. Gn 25: Na época do êxodo, Edom se recusou a dar passagem a Israel por dentro de seu território (Nm 20:14-21). Dentro do [processo de ] estabelecimento [de Israel] em Canaã, os edomitas assistiram com inveja ao crescente poder de Israel. Edom se unira a Amom e Moabe contra Judá, nos dias de Josafá (2Cr 20:10, 11; cf. Sl 83:1-8; ver introdução ao Sl 83). Parece que, quando os babilônios tomaram Jerusalém, ocupando os portões e colocando-se nas estradas que levavam ao campo, para impedir o escape dos fugitivos (Ob 11-14). No dia da calamidade de Jerusalém, os edomitas de forma maldosa e vingativa exclamaram: “Arrasai-a, arrasai-a, até aos fundamentos”(Sl 137:7). CBASD, vol. 4, p. 763.

na hora da desgraça. Edom saqueou Jerusalém em 586 a.C. (v. Ob 11-14). Bíblia de Estudo NVI Vida.

6 Eu te fiz sangrar [… visto que não aborreceste o sangue, o sangue te perseguirá]. Ou, “te preparei para o sangue”(ARC). Isso lembra as palavras de jesus: “Todos os que lançam mão da espada à espada perecerão”(Mt 26:52). CBASD, vol. 4, p. 763.

8 Montanhas … outeiros … vales … correntes. As características físicas aqui mencionadas descrevem a topografia de Edom. CBASD, vol. 4, p. 763.

9 Perpétuas desolações. Ao exultar de forma selvagem pela destruição do rival, e ao pretender superioridade sobre Israel, Edom ficou, contudo, em desvantagem. Para Israel haveria uma restauração; para Edom, apenas perpétuas desolações. CBASD, vol. 4, p. 763.

10 As duas terras. Isto é, Judá e Israel. CBASD, vol. 4, p. 763.

os possuirei. Contrastar com Dt 2.2-6, passagem que proíbe Israel de tomar o território de Edom, porquanto Deus o deu aos descendentes de Esaú. Bíblia de Genebra.

Ainda que o SENHOR Se achava ali. Deus designou o território de Israel como a herança peculiar de Seu povo. Embora Israel estivesse momentaneamente ausente de seu território, Deus ainda tinha interesse na terra e a preservava para o retorno dos exilados. … Na verdade, a terra pertencia a Yahweh (ver Lv 25:23; Os 9:3; Jl 2:18). CBASD, vol. 4, p. 763.

11 Serei conhecido deles quando te julgar. O juízo sobre Edom serviria para convencer Israel de que seu Deus não o havia abandonado. CBASD, vol. 4, p. 763.

15 Como te alegraste com a sorte da casa de Israel, assim também farei a ti. Assim como Edom havia se regozijado com a queda de Israel, outros se alegrariam com a eventual derrocada de Edom. CBASD, vol. 4, p. 763.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: