Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 34 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
25 de janeiro de 2021, 0:50
Filed under: Sem categoria

1325  palavras

Acusações aos pastores (líderes) egoístas e irresponsáveis e ao mau comportamento das ovelhas (povo); Deus julgará todos e promete colocar Seu Pastor para cuidar do rebanho. Bíblia de Estudo Andrews.

1 A palavra do SENHOR. Uma nova profecia na qual os pastores infiéis são censurados. Deus promete retirar desses pastores o Seu rebanho e colocar “Davi” em lugar deles como pastor (v. 23). A terra será restaurada à plena produtividade. A mensagem do capítulo é semelhante à de Jeremias 23:1 a 8. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 760.

2 Pastores. Do heb. ro’im … O termo é usado metaforicamente para designar os governantes ou líderes (ver 1Rs 22:17; Jr 2:8). CBASD, vol. 4, p. 760.

Os sacerdotes, profetas, anciãos e príncipes que, segundo 22.25-30, tinham negado seu dever de lealdade a Deus, oferecendo ao povo tradições, visões, leis e costumes que não partiam da palavra de Deus, mas sim da vontade humana. A queda de Jerusalém, tendo sido a prova evidente de que Ezequeil era o verdadeiro emissário de Deus, deu a este maior autoridade para debater o assunto acerca dos falsos profetas. Bíblia Shedd.

Apascentam a si mesmos. O pastor deve fazer aquilo que seu nome subentende. É provável que a acusação seja dirigida especificamente aos reis que governaram no último período de Judá. CBASD, vol. 4, p. 760.

3, 4 A acusação é dupla: os pastores usaram o rebanho para usufruírem de vantagens pessoais e faltaram nos seus deveres como pastores. As mesmas acusações têm sua aplicação na vida das igrejas quando os líderes buscam vantagens acima do bem-estar da congregação. Seriam traidores da sua sagrada vocação, culpados como falsos atalaias (33.6). Bíblia Shedd.

3 Gordura. Do heb. heleb. … Uma pontuação vocálica ligeiramente diferente daria a palavra halab, “leite”. Este é o termo que se encontra na tradução da LXX e da Vulgata (ver NVI e BJ). Qualquer dos dois significados se encaixa no contexto. Os governantes cobravam impostos exorbitantes. CBASD, vol. 4, p. 760.

4-6 Deus julgaria os líderes religiosos porque eles tinham sido apanhados em preocupação de si mesmos, negligenciando seu serviço aos outros. … Quando damos excessiva atenção a nossas próprias necessidades e ideias, pode ser que coloquemos Deus de lado e abandonemos aqueles que dependem de nós. Life Application Study Bible Kingsway.

4 A perdida. Ver Jr 50:6; cf. Mt 18:11-14; Lc 15. CBASD, vol. 4, p. 760.

5 Por não haver pastor. Os governantes são censurados pelo desastre que sobreviera a Israel. Seu mau exemplo havia feito com que o povo se afastasse do caminho da justiça. Isso não significa, é claro, que o povo estivesse livre de pecado. Ninguém pode ser forçado a transgredir; o consentimento da pessoa precisa ser obtido primeiramente. É por sua própria escolha que ela segue o mau exemplo de outros. CBASD, vol. 4, p. 760.

6 outeiros elevados. Possível alusão ao culto dos lugares altos. Bíblia de Jerusalém.

9, 10 Líderes verdadeiros focam em ajudar outros, não somente em prosperar. Life Application Study Bible Kingsway.

11-16 Deus promete assumir como pastor de Seu rebanho disperso. Quando nossos líderes falham, não devemos nos desesperar, mas lembrar que Deus está no controle e que promete voltar e cuidar de seu rebanho. Assim, sabemos que podemos recorrer a Deus em busca de ajuda. Ele ainda está no controle e pode transformar qualquer situação trágica para produzir o bem para Seu reino. Life Application Study Bible Kingsway.

11 Assim diz o SENHOR. As ricas promessas dos v. 12 a 31 descrevem as condições que poderiam ter prevalecido se Israel tivesse cumprido as condições de sua parte. As profecias foram parcialmente cumpridas na época do retorno do exílio. Mas, uma vez que os judeus deixaram de buscar uma verdadeira experiência espiritual, tanto durante o exílio como subsequentemente, o cumprimento da profecia foi restrito. Posteriormente, quando rejeitou o Messias, a nação rejeitou para sempre o direito de reivindicar as bênçãos prometidas. Estas promessas foram então transferidas para o novo Israel e devem se cumprir, em princípio, com este povo. … Em sua aplicação espiritual, esses versículos se cumprirão no novo céu e na nova terra, mas teriam encontrado cumprimento literal depois que os judeus voltassem do exílio babilônico, caso tivessem cumprido as condições que Deus estabeleceu. CBASD, vol. 4, p. 760, 761.

Eu mesmo procurarei. Deus mesmo, revelado na terra na pessoa de Cristo, tudo fez para buscar os pecadores perdidos, sendo ele o bom pastor (Jo 10.1-18; Lc 15.3-7). Bíblia Shedd.

14 Pastos bons. Se tivessem sido alcançadas as condições de arrependimento e reavivamento espiritual, o Senhor teria restaurado a Palestina à sua produtividade original, como uma “terra que mana leite e mel”(Êx 3:8, 17; Nm 13:27; etc.). CBASD, vol. 4, p. 761.

16 A gorda e a forte destruirei. A gordura era um sinal de prosperidade. a prosperidade, muitas vezes, leva ao esquecimento de Deus (Dt 32:15). Os pastores infiéis engordaram roubando o rebanho; alimentavam a si mesmos em vez de ao rebanho. CBASD, vol. 4, p. 761.

17 Ó ovelhas minhas. Antes da queda de Jerusalém, Deus manda Ezequiel falar “ao teu povo”, porque Deus não o reconhecia mais como povo particularmente Seu. Ao remanescente, por outro lado, os cativos na Babilônia, … Deus chama de rebanho Seu, explicando que ali no cativeiro estavam protegidos da desgraça final (Jr 24.5-7). Bíblia Shedd.

Entre ovelhas e ovelhas. Deus julgará entre os vários membros do rebanho. Nem todos vão partilhar da restauração; mas só os que se arrependerem e se voltarem para Deus, o pastor (ver Ez 34:20, 22; cf. Mt 25:31-46). CBASD, vol. 4, p. 761.

18 Pisar aos pés o resto. Os falsos pastores são acusados de esbanjamento e desperdício. Aquilo que não usavam, eles estragavam para que ninguém mais pudesse usar. CBASD, vol. 4, p. 761.

Pequenos grupos que almejavam poder para si mesmos e arruinaram a possibilidade de os restantes israelitas sobreviverem em paz, na cidade conquistada. No campo espiritual, pensa-se logo nos fariseus que, tendo em mãos as profecias sobre Jesus Cristo, não somente recusavam converter-se, mas pelas suas interpretações torcidas, não deixavam o povo atender à mensagem (Lc 11.52). Bíblia Shedd.

18-20 Um mau pastor não é apenas egoísta, mas destrutivo. Um ministro que turva as águas de outros levantando dúvidas desnecessárias, ensinando falsas ideias e agindo pecaminosamente, está destruindo a nutrição espiritual de seu rebanho. Life Application Study Bible Kingsway.

23-29 Suscitarei para elas um só pastor. Passagem de esperança messiânica; predição de um novo Pastor davídico que tomaria conta do povo de Deus, o apascentaria e governaria sobre ele como Príncipe. Este bom Pastor  fará uma aliança de paz com seus filhos e lhes dará terra, segurança e muitas bênçãos. Bíblia de Estudo Andrews.

23 Um só pastor. Em contraste, sem dúvida, com os muitos governantes que reinaram antes, e também com referência aos dois reinos de Israel, que deviam ser novamente reunidos. CBASD, vol. 4, p. 761.

Meu servo Davi. Os comentaristas têm aplicado esta predição ao Messias (Jr 23:5, 6; Lc 1:32). … Jesus, vindo em carne e, mais tarde, vindo em glória, passou a ser o cumprimento desta predição. CBASD, vol. 4, p. 761.

Davi é que as apascentará. Compare v 15 que declara que o próprio Deus apascentará as Suas ovelhas. Jesus Cristo tem cuidado dos Seus na Sua qualidade de Filho do homem, tendo Sua plena humanidade da família real de Davi (Mt 1.6-16). Quando jesus assim faz, é o próprio Deus agindo (Hb 1.3). A plenitude das duas naturezas de Cristo se revela em Hb 5.7-10; a natureza divina é necessária para conceder a salvação eterna, e a humana é necessária para que haja solidariedade com a humanidade e compreensão das nossas fraquezas. Ele é a revelação que os homens entendem. Bíblia Shedd.

23-25 Paz, aqui, significa mais que ausência de conflito. É contentamento, plenitude e segurança. Life Application Study Bible Kingsway.

25 Acabarei com a s bestas-feras. Foi dada a Israel a oportunidade de assumir uma vez mais seu papel como centro do reino espiritual de Deus que devia abranger o mundo todo, e como tal lhe foram prometidas todas as vantagens temporais (ver Ez 34:14; 26-30). CBASD, vol. 4, p. 761.

30, 31 Expressões únicas de um relacionamento de aliança entre Deus e seu povo. Bíblia de Estudo Andrews.

30 Ovelhas do Meu pasto. Esta é a aplicação da figura. É uma grande demonstração de graça quando o Deus do Céu condescende em ter comunhão com pessoas que, como um rebanho, se extraviaram dEle. CBASD, vol. 4, p. 761.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: