Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/ez/19
Ezequiel 19 é um lamento sobre a queda dos monarcas de Judá e a desolação e cativeiro de Judá. É escrito em forma poética e apresentado em duas partes.
A primeira parte (vv. 1-9) fala do fim trágico de dois dos últimos reis de Judá. Judá é retratado como uma leoa criando seus filhotes (v. 2). O primeiro filhote – Jeoacaz assumiu o trono após a morte de seu pai, Josias. O segundo filhote foi ou Joaquim, que após um breve reinado de três meses, foi levado para a Babilônia em 597 (2 Reis 24: 8-15), ou Zedequias, que teve seus olhos removidos e foi levado para a Babilônia amarrado com algemas de bronze em 586 aC ( 2 Reis 24: 18-25: 7). A segunda parte deste capítulo (vv. 10-14) lamenta o destino de Judá como nação.
Se Zedequias tivesse aprendido com os erros de seus predecessores e dado ouvidos à palavra de Deus, a cidade de Jerusalém e o Templo não teriam sido destruídos (Jeremias 38:17). Mas sua resistência obstinada resultou na queda de Judá e no fim da monarquia. Nunca vale a pena persistir no pecado porque o fim é sempre a destruição.
Chawngdinpuii Chawngthu
Universidade Adventista Spicer, Pune, Índia
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1067
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário