Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 15 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
6 de janeiro de 2021, 0:50
Filed under: Sem categoria

654 palavras

As mensagens dadas para Ezequiel nos capítulos 15-17 proveem evidência adicional que Deus iria destruir Jerusalém. … Tem você também se tornado dormente e infrutífero para Deus?Como pode você começar a atingir o Seu plano para você? Life Application Study Bible Kingsway.

Primeira parábola: a videira, símbolo do povo de Deus (ver Sl 80:8-13; Is 5:1-7; Jo 15:1-17), também simboliza prosperidade, riqueza e crescimento fecundo. Seu único propósito é dar fruto. Se a videira não produz, serve apenas de combustível. Bíblia de Estudo Andrews.

Em toda a história de Israel, a videira tem sido o símbolo deste povo. Transplantada por Deus da terra da escravidão (o Egito) para a terra Prometida (a Palestina), ficara bela e frutífera. Mas, a videira que não se poda e não se aduba, logo torna a ser um cipó inútil, com bagos amargos, cuja madeira é inútil, que nem sequer serve para se fazer estacas. Inútil é a nação ou a pessoa que despreza a assistência de Deus; torna-se duplamente inútil quando cai debaixo do castigo divino, o fogo do julgamento. Assim, também a comunhão com Cristo faz o ser humano belo, útil, frutífero e forte, mas a interrupção desta dependência do divino Mestre torna-o digno de merecida destruição pelo fogo (Jo 15.1-11). A graça de Deus escolhe o objeto mais fraco, para ser transformado de glória em glória, o qual precisa aceitar estes cuidados, em arrependimento e fé. Bíblia Shedd.

1 A palavra do SENHOR. O cap. 15 é um curto poema que poderia ser intitulado “A alegoria da vinha”. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 683.

2 Por que mais é o sarmento de videira … ? No cap. 14, o profeta declara que Deus não pouparia Jerusalém por amor aos poucos justos que estivessem nela. Aqui, ele elimina completamente outro refúgio no qual o povo aparentemente confiava. Sua parábola ensina que Israel não tem superioridade inata sobre outras nações. O povo não deve colocar sua confiança no fato de que fora especialmente escolhido por Deus, pois não era mais uma videira verdadeira, mas apenas madeira, e a mais inútil de todas elas, a que serve apenas como combustível. … Alguns comentaristas acham que a descrição aqui seja a de uma videira brava. CBASD, vol. 4, p. 683.

3 toma-se dele alguma estaca para que se lhe pendure algum objeto? NVI: “Alguém faz suportes com ela para neles pendurar coisas?” [v. Is 22.23-25].

algum objeto. A madeira da videira não servia para fabricar qualquer objeto de valor, nem mesmo uma pequena estaca. Deus lembra os exilados que o fato de ele haver escolhido Israel como seu povo não se deveu a qualquer valor intrínseco deles, mas foi, exclusivamente, uma questão de sua graça (Dt 7.6-8). Biblia de Genebra.

4 Serviria … ? Como madeira, o sarmento [galho novo] da videira é totalmente inútil. Se em seu estado perfeito não poderia servir a qualquer propósito útil, quanto menos estando parcialmente queimada e destruída? CBASD, vol. 4, p. 683.

Condensando a comparação: Israel foi amputado do território da Samaria em 720, e o do de Judá em 597. A própria Jerusalém (a “parte média”) não está mais intacta, pois já sofreu um cerco e uma deportação. Bíblia de Jerusalém.

6 Assim entregarei. Neste versículo, está representada a condição imperante na Judeia. … Os judeus, tendo falhado completamente em cumprir o propósito divino como testemunhas de Yahweh, para o qual haviam sido chamados, deviam ser completamente arruinados como nação. CBASD, vol. 4, p. 684.

7 Ainda que saiam do fogo. A frase diz, literalmente: “Sairão do fogo e o fogo os consumirá.” Isto descreve com exatidão a condição de Israel. A nação já havia sido consumida em ambas as extremidades, o meio havia sido chamuscado e logo seria completamente entregue ao fogo. CBASD, vol. 4, p. 684.

do fogo saíram. Referência ao cerco de Jerusalém em 597 a.C., que resultou no exílio do qual Ezequiel fez parte (v. 1.2; 2Rs 24.10-16). Bíblia de Estudo NVI Vida.

mas o fogo os consumirá. Essa profecia prevê outro cerco, mais devastador – era a mensagem principal de Ezequiel antes de 586 (v. 5.2, 4; 10.2, 7). Bíblia de Estudo NVI Vida.

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: