Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/ez/15
Ezequiel registra a metáfora da videira três vezes no espaço de cinco capítulos (15:1-8; 17:5-10; 19:10-14).
O único propósito de qualquer árvore é dar frutos. Quando ela não dá frutos, é inferior às outras árvores. Portanto, se o povo de Deus perdesse seu propósito específico não produzindo frutos de justiça, serão piores que as pessoas do mundo. Desse ponto de vista, exceto por terem sido plantados por Deus, os judeus eram considerados inferiores às outras nações.
Ezequiel agora vira a metáfora bíblica da videira de cabeça para baixo. A videira geralmente conota uma imagem positiva na Bíblia (cf. João 15). Mas agora o profeta critica a própria natureza da videira: a inutilidade de sua madeira, em comparação com a madeira das árvores. O povo de Jerusalém não tem valor, diz ele, por sua própria natureza!
O homem é capaz de produzir frutos preciosos, vivendo para Deus e para os outros; este é o propósito de sua existência. Mas se ele falhar nisso, não lhe restará outra coisa a não ser ser destruído.
Tenhamos cuidado com uma profissão de vida infrutífera. Vamos a Cristo e procuremos permanecer Nele, e que Suas palavras permaneçam em nós.
Mohanraj Israel
Spicer Adventist University, Pune, Índia
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1063
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário