Reavivados por Sua Palavra


ESTER 8 by Jeferson Quimelli
20 de dezembro de 2019, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/RA/et/8

Com a morte de Hamã, Mardoqueu e Ester puderam falar abertamente com o rei sobre as necessidades de seu povo. Eles elaboraram editais novos, permitindo que as comunidades judaicas se preparassem para a luta e protegessem seus homens, mulheres e crianças de serem prejudicados e destruídos. Esses editais foram enviados para todos os cantos do império. A notícia foi recebida com grande alegria e celebração por toda família judia! Agora eles tinham esperança, e agora eles poderiam se defender contra seus inimigos!

Imagine o que isso significou para toda a comunidade judaica! A desobediência deles os levou ao exílio em um país com valores muito diferentes dos seus. Eles se sentiam desencorajados. Eles podiam até estar se perguntando se Deus ainda se importava com eles. Mas a história de Ester e Mardoqueu lembrou-lhes que, apesar de terem estragado tudo, Deus ainda os estava protegendo e cuidando deles através dos meios mais surpreendentes! Deus operou através de uma adolescente que teve fé e coragem para defender aqueles que estavam prestes a serem oprimidos. E Deus operou através de seu sábio e humilde primo.

Reflita sobre uma experiência em sua vida em que Deus lhe abençoou e protegeu, mesmo que você intencionalmente tivesse desobedecido às Suas instruções, somente porque Ele lhe ama.

Karen Holford
Diretora do Ministério de Família
Divisão Trans-Européia da Igreja Adventista do Sétimo Dia

Texto mundial: https://www.revivalandreformation.org/?id=680
Equipe de tradução: Pr. Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli

 

Texto devocional da rodada anterior de leitura bíblica:

Ester e Mordecai não podiam revogar o maligno decreto de Hamã. Eles devem agora escrever um novo decreto que anule os efeitos do original. Nos versos 3 e 5 somos novamente lembrados de ascendência de Hamã e da luta antiga entre os judeus e os amalequitas. Deus ordenou a Saul que destruísse os amalequitas, mas ele se recusou. Mordecai e Ester não haviam iniciado nem a guerra do passado nem a do presente, mas precisavam defender seu povo. Assim, seu novo decreto estabeleceu claramente que os judeus tinham o direito de se reunir para se defender e proteger suas vidas. Se atacados, poderiam revidar. O decreto foi traduzido, transcrito e distribuído rapidamente por todo o país pelos cavalos do correio real.

Agora, os judeus receberam luz e alegria. A luz substituiu a escuridão, a alegria substituiu o medo, a esperança substituiu o desespero e, mais significativamente, Deus devolveu a honra de volta ao Seu povo.

Curiosamente, a grande maioria da população mudou de atitude em relação aos judeus e muitos se tornaram judeus. Uma boa parte, certamente, motivada pelo medo e pensamentos de auto-preservação. Mas talvez algumas das conversões foram genuínas e levaram a mudanças do coração e, assim, almas foram salvas no processo. Só Deus pode transformar uma vida de vergonha para uma vida de honra. Ele é o único lugar seguro no meio de uma guerra.

Jean Boonstra
Voz da Profecia

Fonte: https://reavivadosporsuapalavra.org/2016/09/17/


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: