Filed under: Sem categoria
GÊNESIS 10 – Alimentos espirituais que nos fortalecem são encontrados neste capítulo como em qualquer outro da Palavra de Deus. Verdades teológicas devidamente extraídas da genealogia de Jafé, Cam e Sem são tão relevantes como em outros importantes capítulos bíblicos.
Após ler meditando nos 32 versículos, observe estes interessantes pontos extraídos por Warren W. Wiersbe, neste capítulo:
1. Jeová é o Senhor das nações; portanto, deu a elas Sua herança (Deuteronômio 32:8) e colocou limites em suas habitações (Atos 17:26). Apesar de déspotas como Ninrode, Jeová é Senhor acima da geografia e da história. O que Ele prometeu será cumprido como se vê na profecia dos filhos de Noé.
2. Embora haja diferenças externas, todas as nações pertencem à mesma família humana. “De um só [Deus] fez toda a raça humana” (Atos 17:26). Não há etnia ou povo que possa alegar superioridade sobre outra parte da aça humana. Embora Deus tenha permitido que certas nações progredissem econômica e politicamente mais que outras, não provam que tais realizações tornam-nas melhores (Provérbios 22:2).
3. Deus tem propósitos específicos a serem cumpridos pelas nações. O relato de Gênesis 9:24-11:32 mostra que Israel era a nação escolhida por Deus. A partir do capítulo 12, Israel ocupa espaço central no palco da narração. Entretanto, Egito, Babilônia, Assíria, Média-Pérsia e Roma também tiveram seus propósitos com referência ao povo judeu. Deus usou governantes pagãos como Nabucodonosor, Ciro, Dario e até mesmo César Augusto.
4. Deus Se preocupa com cada nação. Em Salmos encontram-se frequentemente a expressão “todas as nações” ou “todos os povos”. Todas as nações devem conhecer a ao verdadeiro Deus e servi-Lo (Salmo 66:1-8 e 67:1-7). Cristãos devem pregar a todo o mundo, testemunhar para cada nação, para, então, vir o fim (Mateus 24:14).
Embora as nações tenham suas próprias religiões e deuses falsos, o verdadeiro Deus anseia que a verdade chegue a todas elas.
Veja mais detalhes interessantes. A lista de Gênesis 10 apresenta 70 nações. Quando a família de Jacó foi ao Egito o texto indica 70 pessoas (Gênesis 46:27; Êxodo 1:5). Ao enviar missionários, Jesus selecionou 70 para anunciá-lO (Lucas 10:11).
Cristo quer alcançar o mundo inteiro. Seu plano inclui nosso testemunho…
• Estamos evangelizando nações estrangeiras?
• Como contribuímos com a missão confiada a nós?
Precisamos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário