Reavivados por Sua Palavra


HEBREUS 12 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
29 de agosto de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (v.14).


Após elencar tantas personagens bíblicas que se destacaram por sua fé, o autor segue sua fala nos apontando o único caminho sobremodo seguro para corrermos, “com perseverança, a carreira que nos está proposta” (v.1): “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (v.2). O grande evangelista Billy Graham certa feita afirmou: “O maior acontecimento da história não foi o homem subir e pisar na lua, foi Deus descer e pisar na terra”. Cristo deixou o Seu trono de glória e a perfeita adoração dos anjos para vir a este mundo enegrecido pelo pecado, ser rejeitado, maltratado e morrer pendurado em uma cruz. Em Seu martírio, teve que carregar o peso, não do madeiro, mas da exorbitante carga de pecados da humanidade. Mas tudo isto, com a serenidade e o amor de quem olhava para “o fruto de Seu penoso trabalho” (Is 53:11).

Somos, pois, convidados a considerar com atenção “Aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra Si mesmo” (v.3) a fim de não andarmos fatigados, sabendo que “nessa luta incessante contra o pecado, outros sofreram muito mais que [nós], sem falar no que Jesus enfrentou” (Bíblia A Mensagem, p. 1721). As provações nada mais são do que instrumentos de Deus para a educação de Seus filhos. A princípio, elas nos causam tristezas e temores, mas depois produzem “fruto de justiça” (v.11). Porque o provação da nossa fé, “uma vez confirmada, produz perseverança” (Tg 1:3). Portanto, “Deus… nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da Sua santidade” (v.10).

Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos” (v.12), porque o nosso justo Juiz está prestes a rasgar os céus com Sua glória para nos levar para a Casa do Pai. “Exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima” (Lc 21:28). É no sofrimento que o Senhor forja os Seus mais poderosos instrumentos. É a dor que nos mostra a nossa condição de doentes. Mesmo Jó, homem intitulado por Deus de “homem íntegro e reto, temente a Deus e que desviava do mal” (Jó 1:1 e 8), só após o seu sofrimento reconheceu: “Eu Te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos Te veem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza” (Jó 42:5-6). Somos irremediavelmente maus. Não fosse pela graça de Jesus, estaríamos todos perdidos. Através do sangue expiatório do Cordeiro de Deus somos elevados à estatura de filhos da luz e, como tais, precisamos estar conectados à Fonte de toda a luz.

A santificação é o processo de uma vida inteira e requer a dedicação de um dia por vez: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3:15). Jesus mesmo nos advertiu: “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6:34). A paz e a santidade são atributos divinos que o Espírito Santo concede a todo aquele que O obedece. Confessar o nome de Jesus, mas não representá-Lo de forma digna é ser “impuro ou profano, como foi Esaú” (v.16). Como primogênito e herdeiro das promessas, Esaú não considerou a sua primogenitura, rebaixando-a a um cozinhado de lentilhas. Sua atitude só revelou a “raiz de amargura” (v.15) de seu coração e, suas lágrimas, apenas encheram o odre de sua egoísta ambição.

Como “igreja dos primogênitos arrolados nos céus” (v.23), temos buscado “a paz com todos e a santificação” (v.14)? O estudo das Escrituras e a oração têm lugar de honra em nosso tempo diário? Atentemos para o Assim diz o Senhor: “O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4:6). Não o mero conhecimento teórico da Bíblia, mas o conhecimento de Deus através da Bíblia. “Tende cuidado, não recuseis ao que fala” (v.25). Fechar os ouvidos ou evitar o confronto que a Palavra de Deus causa com nossas más tendências não irá nos eximir de comparecer perante o tribunal de Deus naquele grande Dia. “Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor” (v.28). “Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus” (v.2), não erraremos o caminho para Casa.

Bom dia, universal assembleia do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Hebreus12 #RPSP

*Participe deixando um comentário:


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: