Filed under: Sem categoria
HEBREUS 1 – Estudando Hebreus, nossa visão da pessoa de Cristo aumentará e ampliará de tal forma que O amaremos ainda mais do que já o fazemos.
No livro de Hebreus, além de conhecer melhor a Jesus, também conheceremos melhor a Deus, o Pai. Pois, “Cristo é a estampa ou a impressão de Deus (karakter); a essência de Deus”, dizem Charles F. Pfeifer e Everett F. Harrison.
A mensagem de Hebreus é Jesus. Nesse livro, Jesus é visto no mais alto posto Universal. Nas suas páginas sagradas, aquele que tiver qualquer dúvida da natureza divina de Cristo terá de tomar uma decisão: Crer ou não crer.
O primeiro capítulo tem muito conteúdo sólido, ele está transbordando de informações interessantíssimas:
1. Depois de cumprir Seu ministério terrestre, após concluir a purificação pelos pecados dos culpados e condenados pecadores, Jesus assentou-Se à direita da Majestade nas alturas, acima de todos os anjos (vs. 1-3).
• “Hebreus” é peculiar em sua revelação do ministério de Cristo; qualquer estudo sobre nossa salvação que não constar este livro, estará incompleto.
• “Hebreus” começa apresentando as mais plenas declarações cristológicas do Novo Testamento.
• “Hebreus” mostra a grandiosidade e majestade da divindade, entretanto, apresenta também que Deus, o Criador e Mantenedor do Universo Se relacionou e Se relaciona conosco de diversas formas, especialmente através de Jesus.
2. As declarações referentes à preeminência de Jesus em relação aos poderosos seres angelicais não poderiam receber maior destaque nas palavras humanas (vs. 4-14).
• Jesus é superior aos anjos, porém, igual a Deus. Jesus não é superior a Deus, nem inferior. Nós somos inferiores aos anjos; pior, porque ainda tornamo-nos pecadores. Portanto, carecemos de Cristo.
• Devemos reconhecer nosso dever de louvar e adorar a Jesus. Se até os anjos O adoram, quem somos nós para não adorá-lO?
• Um estudo equilibrado do título “Filho de Deus” relacionado a Cristo indica não filiação ou criação, mas que a mesma essência do Pai é a do Filho – ambos possuem a mesma essência divina.
• Jesus é Senhor; os anjos O servem como Soberano. Sendo que até os seres angelicais servem a Cristo, por que não iremos servi-lO?
A mensagem deste primeiro capítulo visa reavivar nossa fé no verdadeiro Cristo, além de nos desafiar a adorá-lO e servi-lO de todo coração. Você aceita? – Heber Toth Armí.
5 Comentários so far
Deixe um comentário
que estudo maravilhoso!
Comentário por Sabrina Lima Araujo 2 de novembro de 2023 @ 14:30Alguem me explica se o fato de Deus não reconhecer nenhum anjo como filho pode também ser um dos motivos de Lúcifer ter se rebelado?
se alguém souber me envie a resposta por e-mail: michilesgeicy@gmail.com
Comentário por GEICIANE MICHILES DA CRUZ 2 de maio de 2024 @ 0:42Prezada Geiciane, poderia nos dizer onde na Bíblia se baseia a declaração de que Deus não reconhece nenhum anjo como filho?
Comentário por Jeferson Quimelli 2 de maio de 2024 @ 15:48versículo 5 amigo.
Comentário por Alan Xavier 2 de setembro de 2024 @ 0:27“Filho”, aqui, se refere a Cristo. Em algumas versões da Bíblia, como a NVI, esta palavra se inicia com uma maiúscula. “Aqui, o autor [de Hebreus] descarta a alegação de que Cristo era um anjo elevado a uma posição superior. Se Cristo realmente fosse um anjo elevado à Sua situação atual, então Deus teria dito a um anjo: ‘Tu és o Meu Filho.’ Mas Deus nunca disse isso a nenhum anjo. (Comentário Adventista, vol. 7, p. 427).
Comentário por Jeferson Quimelli 4 de setembro de 2024 @ 8:04