Reavivados por Sua Palavra


II TIMÓTEO 3 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
12 de agosto de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (v.16).


Assistindo a um sermão, o pregador iniciou falando sobre a agitação dos nossos dias. Vivemos em uma época de corrida contra o tempo. Corremos de um lado para o outro em um ritmo tão frenético que a impressão que dá é que 24h por dia é pouco para a quantidade de atividades a serem realizadas. E o pior é que parece que isso se tornou motivo de orgulho ou uma necessidade de adaptação. Ou nos adequamos a esta rotina, ou somos chamados de desocupados ou inúteis. É necessário mostrar aos outros o quanto estamos ocupados, estressados, cansados ou até mesmo doentes para provar que fazemos parte dos “super-homens” e “mulheres-maravilhas” dos últimos dias. Mas será que isso pode ser considerado um motivo de orgulho ou a causa de nossa ruína?

A descrição feita por Paulo sobre os nossos dias responde a este questionamento: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobreviverão tempos difíceis” (v.1). Conforme estudamos nas profecias de Daniel, estamos vivendo nos últimos dias. Irmãos, vivemos em tempos muito difíceis, onde os valores estão distorcidos e onde as coisas e o trabalho valem mais do que pessoas. A vida tem se tornado um fardo para muitos e os propósitos de Deus esquecidos ou ignorados. A sociedade cobra de nós uma postura idêntica à maioria e acabamos caindo como presas fáceis nas estratégias do Maligno. Notem a primeira característica destacada pelo apóstolo: “pois os homens serão egoístas” (v.2).

O egoísmo é a mola propulsora para todas as demais características medonhas que descrevem o último quadro da humanidade. O egoísta pode até aparentar se importar com outros, mas as suas reais intenções são voltadas para o exibicionismo e satisfação do próprio “eu”. E lá se vai uma lista em que ninguém, em sã consciência, gostaria de estar incluso. Na verdade, creio que o aspecto final da lista é bem mais assustador do que o restante: “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” (v.5). Paulo já havia orientado o jovem Timóteo a fugir “das paixões da mocidade” (2Tm 2:22), e agora orientou para que fugisse de todos os que apresentassem aquelas características e ainda assim aparentassem ser piedosos. Isso é realmente assustador. Até porque estamos limitados às aparências.

Apesar desses nomes não aparecerem no Antigo Testamento, na tradição judaica, “Janes e Jambres” (v.8) representam dois dos magos de Faraó que imitaram através das ciências ocultas alguns dos milagres que Deus realizara através de Moisés (Êx 7:11). O engano daqueles charlatães era tão semelhante ao que Moisés realizava, que acreditar em Moisés tornou-se uma questão de fé. A comparação feita por Paulo nos concede uma luz maior sobre a finalidade do texto, de que precisamos estar atentos e alicerçados na verdade a fim de que não façamos parte dos “que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” (v.7). O engano tem entrado “sorrateiramente nas casas” (v.6) e conduzido as pessoas a falsos ensinamentos. Mas assim como o Senhor desmascarou e deixou evidente a farsa de Janes e Jambres e dos demais encantadores de Faraó, no Seu devido tempo, a insensatez dos falsos mestres dos últimos dias “será a todos evidente” (v.9) e esses “homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” (v.13).

Viver piedosamente em Cristo Jesus” (v.12), requer tempo de qualidade e dedicação ao estudo da Bíblia e à oração. Daí eu volto para a questão inicial de nossa conversa: a falta de tempo. Amados, Deus não nos chamou para sermos semelhantes ao mundo, mas para sermos o sal da Terra e a luz do mundo para a glória do Seu nome. Ele também não requer de nós as 24h do dia dedicados à comunhão pessoal. Mas se tão somente reservarmos pelo menos uma hora do nosso dia para parar e ouvir a voz de Deus, certamente o nosso labor não seria um fardo a fim de se adequar à maioria, mas uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos no estudo das Escrituras. Creio que Paulo usou a expressão “mulherinhas sobrecarregadas de pecados” (v.6) para descrever a triste realidade daquelas que deveriam edificar as suas casas com sabedoria (Pv 14:1), mas que pelo mau uso do tempo, ou pela ociosidade, ou pela sobrecarga de afazeres, são facilmente conduzidas ao engano.

Timóteo é exortado a permanecer naquilo que havia sido instruído “desde a infância” (v.15). Novamente, Paulo destacou a importância da educação no lar e o papel bem desempenhado de Eunice e Loide na vida de Timóteo através do exame das Escrituras. Viver na contramão do mundo realmente requer muita fé e renúncia. Não é fácil lidar com as críticas e perseguições quando escolhemos viver os propósitos de Deus. Acabamos sendo taxados de indolentes e retrógrados. Coloque-se sob o governo do Espírito Santo para ser ensinado, repreendido, corrigido e educado, e a sua vida se tornará uma afronta aos falsos piedosos, porém, aos olhos de Deus, perfeita e perfeitamente habilitada “para toda boa obra” (v.17). Encontre tempo para Deus e o Senhor te livrará de todas as perseguições (v.11).

Feliz semana, piedosos em Cristo Jesus!

Recadinho especial: Desejo um feliz dia dos pais a todos os papais reavivados! Que filhos, pais e mães tenham tempo de qualidade e se amem não somente em ocasiões especiais, mas todos os dias. Que de sua casa reflita a luz de uma família bem ordenada e instruída nas Sagradas Escrituras. Gaste tempo nisso, e, dentro em breve, Deus lhe recompensará com os tempos eternos.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Timóteo3 #RPSP


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Que sábio comentário Bíblico. Maravilhoso

Comentário por JULIO CESAR DA SILVA ALENCAR




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: