Reavivados por Sua Palavra


II TIMÓTEO 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de agosto de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Lembra-te de Jesus Cristo…” (v.8).


De todas as orientações dadas por Paulo a Timóteo, certamente esta foi a mais importante delas. Lembrar-se de Jesus e dEle aprender é o segredo do sucesso na vida cristã. Ele mesmo falou: “Aprendei de Mim” (Mt 11:29). Buscando forças “na graça que há em Cristo Jesus” (v.1), Timóteo deveria ser um replicador do evangelho, mas também deveria transmitir o evangelho “a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (v.2), assim como Jesus preparou os Seus discípulos. Três analogias são apresentadas por Paulo:

  1. Soldado;
  2. Atleta;
  3. Lavrador.

Como “bom soldado de Cristo Jesus” (v.3), devemos combater “o bom combate da fé” (1Tm 6:12), a fim de “satisfazer Àquele que [nos] arregimentou” (v.4). A nossa postura definirá de que lado estamos neste grande conflito. Semelhante a um atleta que “não é coroado se não lutar segundo as normas” (v.5), um cristão que não busca viver segundo as normas estabelecidas pela Palavra de Deus, jamais receberá a coroa da vida. A fidelidade a Cristo e Suas palavras redundará na vitória final: “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2:10). E, por último, aquele que lavra a Terra com as boas-novas da salvação em Cristo, mesmo que na fadiga de um labor sujeito a sofrimentos e renúncia, desfrutará de uma colheita abundante. Em todas estas coisas precisamos ponderar, certos de que “o Senhor [nos] dará compreensão em todas as coisas” (v.7). Pois todo aquele que se coloca a serviço de Deus, por Ele é guiado e fortalecido.

Independente de nossa decisão, o Senhor “permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-Se a Si mesmo” (v.13). Como fruto do Espírito Santo, a fidelidade não pode ser adquirida por nossas próprias forças ou obras, mas é um dom divino que só pode ser adquirido mediante uma entrega total e constante. Ao evitar “contendas de palavras” (v.14) e, “igualmente, os falatórios inúteis e profanos” (v.16), e decididamente buscar “apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (v.15), o cristão é blindado pelo Espírito Santo contra as mentiras que “estão pervertendo a fé de alguns” (v.18). No entanto, “o Senhor conhece os que Lhe pertencem” (v.19); cada soldado, atleta e lavrador que luta, treina e labuta para apartar-se “da injustiça” (v.19) e ser “utensílio para honra, santificado e útil” a Deus, “estando preparado para toda boa obra” (v.21).

Finalmente, amados, “é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem” (v. 24-25). Precisamos seguir “a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” (v.22). Nossas amizades íntimas devem ser estabelecidas com aqueles que sinceramente buscam caminhar na direção de Deus, mas também não podemos ignorar aqueles que estão seguindo por caminho perigoso e nem nos deixar enganar por falsos mestres. Manejar bem a Palavra de Deus, estudando-a com dedicação e esforço, é a nossa segurança contra o engano e o nosso manual de como ajudar a outros, “na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo” (v.25-26).

Lembra-te de Jesus Cristo” (v.8), de Suas palavras e atos, de Seu amor abundante e de Sua fidelidade no cumprimento das profecias. Lembra-te de Sua submissão ao Pai e de Seu sacrifício que pagou o preço de nosso resgate. Lembra-te que ser um discípulo de Jesus é ser Sua testemunha, seguindo os Seus passos, sendo obediente como Ele o foi. Não se envolva em contendas “que para nada aproveitam” (v.14). Que “o seu objetivo” seja o de “satisfazer Àquele que o arregimentou” (v.4).

Feliz sábado, “bom soldado de Cristo Jesus” (v.3)!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #2Timóteo2 #RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: