Reavivados por Sua Palavra


I TIMÓTEO 5 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
8 de agosto de 2018, 0:20
Filed under: Sem categoria

11 Rejeita. Ver com. de 1Tm 4:7. Nota-se que Paulo não sugere que as viúvas carentes com menos de 60 anos e sem filhos não recebam assistência material da igreja. Ele diz que as viúvas mais novas não devem ser incluídas nesse grupo especial, o qual aparentemente recebia um ajuda permanente. CBASD  – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 322.

Quem casar-se. Esse procedimento não seria errado, pois Paulo encoraja o novo casamento (ver com. do v. 14). No entanto, as viúvas se tornavam elegíveis aos privilégios concedidos a esse grupo especial apenas quando se considerava que, em sua idade, era improvável que seriam capazes de encontrar outros companheiros. Assim, se viúvas que haviam sido admitidas ao grupo se casassem, seria óbvio que elas não deveriam ter sido aceitas em primeiro lugar e que não mereciam o apoio prestado. Desde o princípio, elas deveriam ter seguido as instruções estabelecidas no v. 14. CBASD, vol. 7, p. 322.

12 Primeiro compromisso. Sua fé anterior em Cristo que fazia delas mulheres fieis. CBASD, vol. 7, p. 322.

13 Além do mais. Se a igreja aceitasse essas viúvas jovens na sociedade permanente de viúvas (v. ), estaria incentivando a ociosidade a a frivolidade. As viúvas jovens poderiam não sentir a necessidade saudável de se sustentar com o melhor de sua capacidade, se esperassem assistência regular da igreja. Além disso, o comportamento geral das viuvas jovens aqui descritas seria um descrédito para a igreja. CBASD, vol. 7, p. 323.

15 Satanás. Uma personificação de um modo de vida contrário o representado por Cristo 9v. 11). CBASD, vol. 7, p. 322.

17 Dobrados (ARA; ARC: “duplicada”). Os líderes da igreja bem-sucedidos são dignos de “honra” (ARC), por duas razões: (1) são mais idosos; e (2) cumprem seu ofício de forma louvável. Alguns consideram que a “honra” aqui mencionada inclui o respeito pela idade e experiência e também apoio financeiro. CBASD, vol. 7, p. 323.

honorários (ARA; ARC: “honra”). Outra possibilidade é a de que refere a uma “dupla honra”, como maior grau de respeito, em concordância com o cargo que desempenhava. CBASD, vol. 7, p. 324.

22 Imponhas … as mãos. Paulo pode estar se referindo tanto à ordenação apressada de alguém inexperiente (ver com. de 1Tm 3:6, 10) como ao rápido restabelecimento de um ancião, depois de ter estado sob disciplina. Essa segunda probabilidade está mais em harmonia com o texto imediato (ver com. de 1Tm 5:20, 21).O cargo de ancião era muito sagrado e importante para a apressada admissão ou readmissão de quem não se provou digno. O candidato ao presbitério devia primeiro ser examinado quanto às suas qualificações morais e espirituais (ver com. de 1Tm 3:1-7). CBASD, vol. 7, p. 325.

Puro. O ministro, acima de todos os outros, deve se manter livre de indiscrições morais. No v. 21, Paulo recorda a Timóteo que nenhum fator, como riqueza, prestígio ou amizade pessoal, deve influir em seu julgamento quanto aos assuntos da igreja. A nomeação ou readmissão do anciãos nunca se deve basear em considerações fora dos princípios corretos. CBASD, vol. 7, p. 325.

[Nota sobre 1Tim 5:23: O Comentário Adventista, vol. 7, p. 325, registra que os comentaristas apresentam as duas versões do que seria o vinho a que Paulo se refere: com álcool e sem ele. No entanto, apresenta a opção sem álcool como a mais coerente com o restante das Escrituras, especialmente Pv 20:1; 23:29-32, cf ST (Signs of Times), 06/09/1899 (https://egwwritings.org/?ref=en_ST.September.6.1899.par.4&para=820.16081).]


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: