Reavivados por Sua Palavra


I TIMÓTEO 3 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
6 de agosto de 2018, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Para que, se eu tardar, fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (v.15).


Novamente, Paulo exortou a fidelidade da Palavra de Deus. Desta vez, para instruir Timóteo acerca do procedimento que deveria ser seguido na escolha dos bispos e diáconos da igreja. Paulo listou algumas características que devem ser vistas na vida desses dirigentes:

  1. Irrepreensível: Aquele que por sua conduta ilibada, não merece ser censurado ou repreendido;
  2. Esposo de uma só mulher: Deve ser alguém que mantém uma vida pura e fiel, respeitando os laços do matrimônio;
  3. Temperante: O que é sóbrio, rejeitando o que é mau e sendo equilibrado no que é bom;
  4. Sóbrio: Que não vive de forma desregrada;
  5. Modesto: É despretensioso e age com pudor;
  6. Hospitaleiro: Tem prazer em acolher pessoas e atendê-las em suas necessidades;
  7. Apto para ensinar: É capacitado para o ensino. Sua vida reflete o que ensina;
  8. Não dado ao vinho: Tem uma vida livre de vícios;
  9. Não violento, porém cordato: Age com mansidão, mas também é sensato;
  10. Inimigo de contendas: Não se envolve em brigas. É um defensor da paz;
  11. Governa bem a própria casa: Assume com fidelidade o seu papel de sacerdote do lar, instruindo os filhos com disciplina e “com todo o respeito” (v.4).

Diante dessas características, percebemos a seriedade quanto a assumir uma posição de liderança na casa de Deus. Não deve ser algo realizado conforme eleição de vontade humana, mas sob o governo e direção do Espírito Santo. A igreja de Deus sofre quando homens e mulheres assumem a frente de batalha destituídos da armadura e das virtudes necessárias para se vencer o Maligno. O “bom testemunho dos de fora” (v.7) deve ser a consequência de uma vida completamente entregue à vontade de Deus. Por analogia, podemos aplicar tudo o que vimos a todos os que assumem cargos na igreja, inclusive, às mulheres, pois “é necessário que sejam elas respeitáveis, não maldizentes, temperantes e fiéis em tudo” (v.11).

O diaconato foi um cargo de elevada importância na igreja primitiva. O primeiro diácono eleito, Estêvão, tornou-se o primeiro mártir da igreja. Sua abnegação e serviço, fé e coragem despertaram um respeito ainda maior por esta função. Aqui, Paulo incluiu as mulheres no serviço do diaconato e igualmente exortou para que sejam cristãs genuínas. Apesar do sagrado e indispensável papel da mãe dentro do lar, percebam que os homens, antes de assumirem liderança na casa de Deus, devem “governar bem seus filhos e a própria casa” (v.12). A Bíblia apresenta uma escala de prioridades onde a família sempre vem antes de qualquer outra obra. Foi por sua negligência no governo do lar, que Eli, antes de morrer, perdeu seus dois filhos e viu o santuário de Deus sendo profanado e saqueado pelos inimigos de Israel. Ou seja, a sua dedicação à igreja e descaso para com a família causou opróbrio tanto para a sua própria casa, quanto para a casa de Deus (1Sm 2-4).

O Senhor nos deixou orientações sobre “como se deve proceder” em Sua casa. A comissão que Ele nos faz envolve compromisso, fidelidade e amor, mas, sobretudo, uma fé viva e atuante que quebre o paradigma do presente século de que a família é uma instituição falida. Somos chamados a fazer parte da “igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade” (v.15), cada um desempenhando a sua função como membro do lar de forma ordenada. Na verdade, Deus espera que sejamos esta igreja, resgatando a verdade que se perdeu e elevando-a ao seu patamar de sustentáculo de Sua igreja. Mas àqueles que estão no posto de liderança, o Senhor os convida a serem servos e experimentarem o real sentido de sua eleição: viver como Jesus viveu. Porque “o mistério da piedade” (v.16) nos revela um Deus que Se fez carne para servir e tudo entregar para que, dentro em breve, façamos parte de Sua grande e eterna família.

Se Jesus for o Líder de nossa vida, “com a consciência limpa” (v.9), ouviremos a Sua voz a nos dizer: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor” (Mt 25:21).

Bom dia, famílias que servem a Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #1Timóteo3 #RPSP

Deixe o seu comentário:


2 Comentários so far
Deixe um comentário

V.8 … Não devem beber muito vinho… o que quer dizer? Estou com dúvidas!!!

Comentário por Domingos Luwawa Luwawinho

Iremos postar comentário falando especificamente deste topico.

Comentário por jquimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: