Reavivados por Sua Palavra


I TIMÓTEO 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
5 de agosto de 2018, 0:20
Filed under: Sem categoria

1320 palavras

1 Pois. Ou, “então”. Paulo passa a dar conselhos sobre vários assuntos específicos relacionados ao culto público, que seriam úteis a Timóteo ao desempenhar seus deveres como pastor da igreja de Éfeso. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 300.

Súplicas. Aqui, se considera a oração do ponto de vista da necessidade pessoal, o que implica reconhecer que só Deus pode satisfazer essas necessidades. CBASD, vol. 7, p. 300.

Orações. Do gr. prosenchai, o termo usual para toda comunhão sagrada co Deus. CBASD, vol. 7, p. 300.

Intercessões. Do gr. enteuxeis, “orações de intercessão” (cf. com. de Rm 8:26, 27). CBASD, vol. 7, p. 300.

Ações de graças. Do gr. eucharistiai, “agradecimentos”. CBASD, vol. 7, p. 300.

Todos os homens. O interesse dos cristãos para com seus semelhantes transpõe os limites artificiais de etnia, nação e condição social. O amor cristão anseia incluir “todos os homens” dentro do plano de salvação. CBASD, vol. 7, p. 300.

2 Reis. O cristão deve reconhecer perante todas as autoridades sua obrigação de cooperar com elas. CBASD, vol. 7, p. 301.

Piedade. Professar lealdade às elevadas normas da religião cristã e não viver melhor do que os inconversos é a forma mais desprezível de falsidade e hipocrisia. CBASD, vol. 7, p. 301.

4 O qual deseja que todos os homens sejam salvos. Ver Tt 2:11; Jo 3:17; Rm 9:18, 19; 2Pe 3:9. Visto que o amor de Deus não exclui ninguém da oportunidade de ser salvo, todos aqueles que se perderem sofrerão as consequências de não terem aceitado as ofertas do amor de Deus (ver com. de Jo 3:16). CBASD, vol. 7, p. 301.

Conhecimento da verdade. Tal conhecimento nasce da experiência pessoal em relação a Deus e de Sua vontade a qual conduz à salvação … e se revela por meio da Bíblia (ver com. de Jo 17:17). Abrange mais do que um simples conhecimento intelectual. CBASD, vol. 7, p. 301.

5 Um só Mediador. O pecador pode ser reconciliado com Deus somente mediante Jesus. … Aqui, Paulo exclui a necessidade de mediadores humanos e o suposto valor que alguns têm atribuído a essa suposta mediação ou intercessão. CBASD, vol. 7, p. 301.

Cristo Jesus, homem. Uma ênfase na natureza humana de Cristo. … Aqui, Paulo condena a teoria docética [docetismo] (ver vol. 5, p. 1007), que surgiu nos tempos apostólicos e ensinava que Cristo nunca teve um corpo humano, somente Cristo parecia tê-lo. João se refere a essa heresia como anticristã (1Jo 4:3; sobre a humanidade de Cristo, ver vol. 5, p. 1013). CBASD, vol. 7, p. 301.

6 Resgate. Paulo destaca aqui a completa incapacidade humana em contribuir de alguma maneira para sua salvação pessoal. CBASD, vol. 7, p. 301.

7 Pregador. Do gr. kerux, “arauto”. O kerux era um mensageiro oficial que proclamava publicamente os decretos de um rei ou de outro oficial do governo. Paulo compara o ministro divinamente designado a esse mensageiro. CBASD, vol. 7, p. 302.

Não minto. Comparar com Rm 9:1. Devido a seus conflitos com os judaizantes e com os que usavam mal a lei (1Tm 1:4-7), Paulo deseja evitar qualquer acusação de que era traidor da nação. Ele procede assim para destacar a intervenção de Deus ao enviá-lo aos gentios (ver com. de Gl. 2:8-9). CBASD, vol. 7, p. 302.

8 Quero. Paulo se refere à devida atitude e à forma que devem caracterizar toda a oração pública. É necessário manter a ordem enquanto se ora; e Paulo, como missionário experiente, instrui seu subordinado Timóteo nos detalhes necessários para evitar confusão e fanatismo (ver com. de 1Co 14:34, 35). CBASD, vol. 7, p. 302.

Mãos santas. Símbolo de um caráter isento de corrupção moral. Com isso, o apóstolo esclarece que somente tais homens devem orar em público. As mãos simbolizam ação, e um homem reto é quando é “limpo de mãos” (ver com. de Sl 24:4; cf. Tg 4:8). É hipocrisia que um homem contaminado moral e espiritualmente ore em um culto público e, se faz isso, insulta aos Deus do Céu. CBASD, vol. 7, p. 302.

Sem ira. O espírito de ódio e vingança é incompatível com o Espírito de Deus e deve ser removido para que o culto seja eficaz (ver com. de Mt 5:22; 6:14, 15; Ef 4:31). CBASD, vol. 7, p. 302.

Animosidade. Atitudes erradas em relação ao próximo ou a Deus destroem a eficácia da oração. CBASD, vol. 7, p. 302.

9 Que as mulheres. As palavras de Paulo às mulheres são ditas no contexto do culto a Diana, a deusa dos efésios (Cf. Atos 19:27-28, 35), no qual muitas mulheres, atuando como sacerdotisas-prostitutas, serviam como atração para as crenças pagãs e, assim, controlavam a espiritualidade e outros aspectos da vida dos homens . Paulo não queria que as mulheres cristãs tivessem qualquer semelhança com as mulheres que trabalhavam nos templos pagãos. Elas deveriam viver e agir como exemplos vivos do evangelho. As mulheres cristãs têm uma santa vocação como esposas, mães e trabalhadoras para Deus. Noutra parte de seus escritos, Paulo reconheceu pelo nome a Evódia e Síntique como mulheres que “trabalharam muito para espalhar o evangelho” (Filipenses 4:3, NTLH). David Manzano, em https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/05/12/i-timoteo-2/ (pesquisa em 03/08/2018).

Cabeleira frisada. O tema de Paulo nos v. 9 e 10 é a modéstia feminina e o elevado respeito pela pureza moral. Qualquer estilo de cabelo demasiado chamativo é uma violação ao princípio aqui estabelecido. No entanto, o cabelo descuidado também chamaria a atenção e violaria os princípios cristãos. O bom gosto e o equilíbrio são parte de uma religião saudável. CBASD, vol. 7, p. 303.

Ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso. Ver com. de 1Pe 3:3-6. O propósito do adorno dispendioso, qualquer que seja, é chamar a atenção. É sempre uma expressão de egocentrismo e, às vezes, do desejo de chamar indevidamente a atenção do sexo oposto. CBASD, vol. 7, p. 303. … A ostentação reflete vaidade pessoal e egoísmo, em desarmonia com a súplica de Paulo em favor do respeito próprio e decoro cristão. CBASD, vol. 7, p. 303.

11 Em silêncio. Naquele tempo, as mulheres não tinham direitos privados nem públicos, por isso Paulo sentiu ser conveniente dar esse conselho para a igreja. Qualquer violação das normas da modéstia e decência pode fazer com que as pessoas falem mal da igreja que o permite. Os cristãos devem evitar até mesmo a aparência do mal (1Ts 5:22; ver com. de 1Co 14:34). CBASD, vol. 7, p. 303.

12 Exerça autoridade. Nos dias de Paulo, o costume exigia que as mulheres se mantivessem em segundo plano. Portanto, se as mulheres crentes expressassem sua opinião em público ou, de alguma outra maneira chamassem a atenção, a ordem poderia ser comprometida e a causa de Deus sofreria censura (ver com. de 1Co 11:5-16). CBASD, vol. 7, p. 303. [Nota pessoal do compilador: Para se começar a ter uma ideia da sociedade na época de Paulo, deve-se lembrar que as maiores críticas e dificuldades trazidas à igreja cristã primitiva o eram pelos judeus, em cujas sinagogas as mulheres jamais tinham a palavra. Qualquer concessão nessa área aumentaria ainda mais as enormes perseguições já ocorrentes, situação que é difícil para nós visualizarmos a partir do séc. XXI. Lembramos que a as mulheres só começaram a conquistar direito a voto no séc. XX, sinal do começo do reconhecimento de sua capacidade intelectual, reflexo do início da implantação do estado de direito, onde em sua expressão plena todos tem direitos iguais. Lembramos, ainda, que a grande professora humana de Jesus foi Sua mãe, Maria, e que, especificamente na IASD, temos uma mulher como expoente máximo da profecia e aconselhamento espiritual e organizacional, Ellen G. White.)

14 Adão não foi iludido. Eva foi enganada pelo maligno (Gn 3:13; 2Co 11:3). Adão pecou conscientemente, porém seu amor por Eva o impulsionou a compartilhar com ela os resultados da transgressão (cf. Gn 3:17). CBASD, vol. 7, p. 304.

15 Missão de mãe. Deus tem confiado uma grande honra e privilégio às mulheres ao capacitá-las a dar à luz e criar seus filhos. Quando a mulher cumpre fielmente seu legado, canalizando as energias para o estabelecimento de uma vida feliz, um lar ordeiro, ela não só será considerada bendita pelo marido e pelos filhos, mas também receberá a aprovação do Senhor. CBASD, vol. 7, p. 304.

Se. Quer se trate de homens quer de mulheres, a salvação depende de que prossigam com a fé inicial que os levou a Cristo. A salvação é instantânea, mas deve ser mantida mediante uma entrega diária e initerrupta ao plano e propósito de Deus para cada indivíduo. CBASD, vol. 7, p. 304.

 

[Sugerido: http://novotempo.com/audios/o-feminismo-e-a-mulher-crista/%5D


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: