Reavivados por Sua Palavra


MIQUEIAS 3, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de dezembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado” (v.8).


Uma dura e solene repreensão foi proferida aos líderes de Israel, alcançando, por assim dizer, os quatro poderes da nação: executivo, legislativo, judiciário e religioso. Toda a esfera diretiva da nação tornara-se corrompida e, sob sua liderança, todo o povo se corrompeu. Aos olhos de seus dirigentes, os filhos de Israel eram como “pedaços de carne” para seu consumo (v.3). Fazendo o “mal nas suas obras” (v.4), não se importavam com o bem de seus liderados, declarando uma falsa paz e fazendo-os errar (v.5). O Senhor não mais os ouvia, não mais havia para eles “resposta de Deus” (v.7).

Contudo, Miqueias declarou o que deve ter provocado grande ira no coração dos falsos profetas: “Eu, porém, estou cheio do poder do Espírito do SENHOR” (v.8). Mas o que significa estar cheio do poder do Espírito Santo? Podemos encontrar a resposta na vida de Jesus. Já em Seu batismo, o mesmo Espírito que, no princípio, “pairava por sobre as águas” (Gn 1:2), foi o mesmo que pairou sobre as águas do Jordão, em forma de uma pomba (Mt 3:16). E foi pelo Espírito Santo que Jesus foi levado ao deserto “para ser tentado pelo diabo” (Mt 4:1) e fortalecido para o cumprimento de Seu ministério terrestre. Percebem a sequência? Nem todos atentam para isso, e, diante do primeiro deserto, desistem do caminho. Ou, impulsionados pelos motivos errados, pensam estar sob a direção do Espírito Santo quando, na verdade, estão sendo guiados pelo próprio coração enganoso. Este foi o caso dos líderes de Israel.

O exemplo de liderança que Cristo nos deixou é aquele que se humilha à condição de servo e considera seus subordinados mais do que a si mesmo. A cerimônia do lava-pés foi inaugurada pelo Rei do Universo como símbolo da perfeita humildade (Jo 13:15). Há muito mais nesta cerimônia do que lavar os pés de nosso cônjuge ou de quem amamos. Jesus lavou os pés dos que fugiriam no momento em que Ele mais precisaria deles. Jesus lavou os pés daquele que O trairia por três vezes; Jesus lavou os pés daquele que O entregaria à morte. Eis o mistério da verdadeira liderança: a vida de Cristo Jesus, cheia do poder do Espírito Santo!

Uma vida cheia do poder do Espírito Santo é aquela que, como Paulo, pôde afirmar: “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20). Miqueias exaltou o Messias como Senhor do santuário celeste (Mq 1:2), como o bom Pastor (Mq 2:12) e como Rei dos reis (Mq 2:13), inspirado pelo Espírito de Deus como um dos profetas que anunciaram o cumprimento da profecia messiânica (Mq 5:2). Certamente, Miqueias foi perseguido, ignorado e até ameaçado, como foram os demais profetas do Senhor, mas a sua vida não estava à procura de uma falsa segurança, mas escondida nAquele que é o “Príncipe da Paz” (Is 9:6).

Os líderes de Israel falharam quando permitiram que seus interesses falassem mais alto do que o clamor do Espírito Santo. Não permita que o seu coração se torne inacessível à voz do Consolador: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3:15). Então, “recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis” testemunhas de Jesus tanto em sua família, como em sua cidade, como em seu país, “e até aos confins da terra” (At 1:8). São estes os líderes que o Senhor procura para findar a Sua obra.

Oh, Deus eterno, nos toca por herança a porção dobrada do Teu Espírito!

Feliz sábado, testemunhas do verdadeiro Líder!

Desafio do dia: Oremos pelos líderes de nosso país e pelos líderes e pastores da igreja de Deus.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Miqueias3
#RPSP

Deixe um comentário:


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: