Reavivados por Sua Palavra


MIQUEIAS 2, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
22 de dezembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Subirá diante deles o que abre o caminho; eles romperão, entrarão pela porta e sairão por ela; e o seu Rei irá adiante deles; sim, o SENHOR, à Sua frente” (v.13).


Iniciando pelos amantes da ganância, Miqueias declarou os juízos do Senhor contra os líderes de Israel. De forma injusta e opressora, os “políticos” corruptos da época exploravam o povo através de enriquecimento ilícito a fim de realizar seus projetos iníquos. Da mesma sorte, os falsos profetas também faziam uso do engano para obter favores pessoais. Desfaziam as palavras que o Senhor dizia por meio de Seus verdadeiros profetas, seguindo “o vento da falsidade” (v.11).

A situação do povo de Deus certamente era degradante e desesperadora. A corrupção havia atingido até aqueles que lideravam a Casa do Senhor. Havia extorsão, anarquia, idolatria, bebedice, falsidade e toda a “imundícia que destrói, sim, que destrói dolorosamente” (v.10). O povo que julgava ser detentor das verdades eternas comportava-se como se daqui nunca fosse sair. Edificaram para si casas corruptíveis, a elas apegando-se como pedaços do Céu. A corrupção foi tão grande que caíram na comodidade satânica de ouvir somente o que lhes era conveniente e não o que lhes era necessário, a ponto de, rejeitando a voz do “Espírito do SENHOR” (v.7), tornarem-se Seus inimigos (v.8).

Você consegue imaginar um filho de Deus maquinando maldades em sua cama? Você consegue imaginar um filho de Deus que se aproveita de um cargo ou função para prejudicar alguém? E um filho de Deus que destrói a família de um irmão? Esta era a realidade em Israel. Era cada um por si e todos por nenhum. Entravam e saíam do templo com suas ofertas afirmando adorar o Deus do Céu, enquanto seus corações eram para Deus uma abominação. Ostentavam uma vida religiosa e, ao mesmo tempo, egoísta. E, tranquila e sutilmente, praticavam suas ambições “à luz da alva” (v.1).

Ao contemplar este cenário perturbador, Asafe ficou sobremodo confuso. No Salmo setenta e três, ele começa reconhecendo a bondade de Deus e como quase caiu por desviar os olhos do lugar certo. Pois ele chegou a invejar “os arrogantes, ao ver a prosperidade dos perversos” (Sl 73:3). O povo tinha uma visão completamente equivocada a respeito das bênçãos de Deus e considerava os ricos e os líderes afamados como os mais abençoados (Sl 73:10). No entanto, as bênçãos materiais e a posição privilegiada nem sempre condiziam com a vida deles, pois a maioria eram soberbos e gostavam de ser vistos pelos homens. Mas o que havia sido uma lamentação, tornou-se em ações de graças quando Asafe volveu os olhos para o lugar certo: “até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles” (Sl 73:17).

As palavras do Senhor “fazem o bem ao que anda retamente” (v.7). Por mais que as dificuldades muitas vezes nos façam pensar como Asafe, olhando na direção errada, Deus nos convida a olhar ao nosso bom Pastor, que logo ajuntará “o restante de Israel… como ovelhas no aprisco” (v.12). É tempo de colocarmos em prática a ordem vital para os nossos dias: “Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto” (Jl 2:12). Então, romperemos, entraremos pela porta e sairemos por ela, e o nosso Rei irá adiante de nós; sim, o SENHOR, à nossa frente (v.13). “Levantai-vos e ide-vos” cumprir a missão que o Senhor nos confiou, pregando o evangelho eterno “aos que se assentam sobre a terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap 14:6), “porque não é lugar aqui de descanso” (v.10). Ainda não estamos em casa!

Bom dia, ovelhas do bom Pastor!

Desafio do dia: Lembra-se do desafio do amigo secreto de oração? Está chegando o dia da revelação. Prepare algo especial para entregar-lhe, se possível, no Natal.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Miqueias2
#RPSP

Deixe um comentário:


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: