Reavivados por Sua Palavra


JONAS 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
17 de dezembro de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

Jonas é identificado como um nativo de Gate-Hefer (2Rs 14:25) que previu a prosperidade da nação de Israel. A prosperidade se deu nos dias de Jeroboão II. … Gate-Hefer ficava na fronteira do território de Zebulom, 4,4 km ao norte pelo lado leste de Nazaré [hoje Khirbet ez-Zurra’]. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1099.

Entre as lições ensinadas pela profecia de Jonas, sobressai a verdade de que a graça de Deus traz salvação a todos (Tt 2:11), e que ela não era, de fato, limitada aos judeus, mas devia ser revelada também aos gentios. … Ao se referir aos “ninivitas” que responderam ao apelo de Jonas para o arrependimento, Jesus condenou os judeus farisaicos e orgulhosos de sua época (ver Mt. 12:41; Lc 11:32). Também condenou a todos que, em sua complacência religiosa e falsa sensação de segurança, se enganam em pensar que são o povo favorecido de Deus, e que isso lhes garante a salvação. CBASD, vol. 4, p. 1100.

Ao ler o livro de Jonas, veja o grande quadro do amor e compaixão de Deus, e perceba que ninguém está fora dos limites da redenção. O evangelho é para todo que se arrepende e crê. Life Application Study Bible Kingsway.

As referências de Jesus ao livro (Mt 12:39, 40; Lc 11:29, 30) mostram que o Senhor o considerou histórico. CBASD, vol. 4, p. 1100.

3. Jonas se dispôs. O profeta se levantou, não para obedecer a Deus, mas para fugir. … Por não gostar da missão que devia cumprir, ele estava disposto a se separar do serviço de Deus, pondo-se numa posição em que, sem a intervenção da graça divina, ele poderia perder a salvação. CBASD, vol. 4, p. 1102.

A atitude de Jonas representa a relutância dos israelitas em compartilhar o amor e a misericórdia divinas com outros, mesmo sendo esta a missão que Deus lhes deu (Gn 12:3). Eles, como Jonas, não queriam que não-judeus (gentios) obtivessem o favor de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

Nínive estava a leste. Jonas decidiu ir para o oeste, o mais que poderia. … Jonas entendeu que é melhor obedecer as ordens de Deus imediatamente. Por não fazer isto, Jonas pegou um alto preço por fugir. É muito melhor obedecer desde o começo. Life Application Study Bible Kingsway.

4. O Senhor não abandonou Jonas mesmo quando o profeta tentou fugir dEle. CBASD, vol. 4, p. 1102.

4, 5. Os atos de Jonas aparentemente não incomodavam sua consciência. A ausência de culpa não é sempre um barômetro confiável se estamos ou não fazendo algo correto. endo em vista que podemos negar a realidade, não podemos medir obediência por nossos sentimentos. Em vez disso, devemos comparar o que fazemos com os padrões de Deus para a vida. Life Application Study Bible Kingsway.

7. Lancemos sortes. A tripulação lançou sortes para determinar o culpado … Seu sistema funcionou, mas somente porque Deus interveio para que Jonas soubesse que ele não poderia fugir. Life Application Study Bible Kingsway.

O Senhor controlou o método a fim de determinar quem era o culpado. CBASD, vol. 4, p. 1102, 1103.

8. Declara-nos, agora. As muitas perguntas curtas dão uma vívida impressão sobre a agitação a bordo do navio em perigo. CBASD, vol. 4, p. 1103.

9. Hebreu. O nome pelo qual o israelita era designado, com frequência, por parte daqueles que não eram de sua etnia. CBASD, vol. 4, p. 1103.

Deus dos céus, que fez o mar e a terra. Essa é a primeira declaração confessional de Jonas … Jonas, apesar de ser ortodoxo em suas crenças, recusa-se a cumprir sua missão divina em Nínive. Bíblia de Estudo NVI Vida.

SENHOR. Do heb. Yahweh, o nome pessoal de Deus (ver vol. 1, p. 149, 150). O termo “Deus” (do heb ‘Elohim) é um nome genérico para a Divindade e “Senhor” (do heb ‘Adhonai) é um título. A palavra ‘elohim é usada, com frequência, para falsos deuses (Êx 18:11; etc.). O nome Yahweh, portanto, designa o Deus verdadeiro. CBASD, vol. 4, p. 1103.

10. Que é isto que fizeste! Uma exclamação e não um pedido de informação. CBASD, vol. 4, p. 1103.

12. Lançai-me. Aqui não é claro se Jonas falou por inspiração divina. De qualquer forma, sua ação foi corajosa. Faltava a Jonas coragem moral (v. 2, 3), mas não a física. CBASD, vol. 4, p. 1103.

13. Alcançar a terra. Era costume dos antigos navios viajar ao longo da linha costeira, por isso o navio não estava muito longe da terra. CBASD, vol. 4, p. 1103.

14. Rogamos-Te. Os marinheiros estavam apreensivos para não ofender mais ainda ao Senhor, lançando um de Seus adoradores á morte. CBASD, vol. 4, p. 1103.

Ironicamente, os marinheiros pagãos fizeram o que a nação inteira de Israel não fez – buscaram a Deus e juraram servi-Lo. Life Application Study Bible Kingsway.

15 E cessou o mar da sua fúria. A calma veio repentinamente; portanto, os marinheiros reconheceram isso como um ato de intervenção divina. CBASD, vol. 4, p. 1103.

17 Um grande peixe. O registro não indica se o peixe foi criado para a ocasião, ou se o Senhor empregou um tipo existente capaz de engolir um homem. O peixe não é identificado, e a especulação sobre esse ponto é irrelevante. CBASD, vol. 4, p. 1103.

Três dias e três noites. Pode-se demonstrar que, de acordo com o hebraico, a expressão não significa necessariamente três dias completos de 24 horas, um total de 72 horas (sobre este problema, ver com. de Mt 12:40 [período em que Jesus esteve sepulto]). CBASD, vol. 4, p. 1103, 1104.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: