Reavivados por Sua Palavra


AMÓS 8, Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
14 de dezembro de 2017, 0:30
Filed under: Sem categoria


Eis que vêm dias, diz o SENHOR Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR” (v.11).


Este capítulo descreve um dos momentos mais tristes não somente na história de Israel, mas do mundo. Escolhendo endurecer o coração aos apelos divinos, Israel assinou a própria sentença: “Chegou o fim para o Meu povo de Israel” (v.2). Se não tinham amor pelo Senhor, que dirá pelos seus semelhantes! Destruíam “os miseráveis da terra” (v.4) e exploravam os pobres e necessitados (v.6). “Guardavam” o sábado já pensando no que iriam fazer de errado após as horas sabáticas (v.5). E para quem pensa que se tratava de um povo bárbaro e sem escrúpulos, era um povo religioso e aparentemente abençoado.

Confiantes em sua religião e no conforto de um tempo de bonança, abandonaram a essência da Palavra de Deus apegando-se aos seus rituais como se isso fosse suficiente para aplacar a justiça divina. Porém, “jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não Me esquecerei de todas as suas obras, para sempre!” (v.7). As obras que julgavam ser um meio de escape para os seus pecados, não foram levadas em conta pelo Senhor, que já havia advertido por intermédio do contemporâneo de Amós: “De que Me serve a Mim a multidão de vossos sacrifícios?” (Is 1:11)

Amados, Deus não levará para o Céu um povo que se orgulha de sua religião, mas um povo que fez do seu coração morada do Espírito Santo. A “religião pura e sem mácula” (Tg 1:27) não tem valor diante de Deus quando vivida como um troféu de santidade, mas é naturalmente praticada por todo aquele que compreende que tipo de oferta Deus espera que Lhe façamos: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos” (Pv 23:26). Mas é só isso que o Senhor nos pede? Para o desespero dos legalistas, é só isso. Mas preste atenção na segunda parte do verso: “e os teus olhos se agradem dos meus caminhos“. Percebem o resultado da entrega genuína do coração a Deus? A obediência será agradável. Os caminhos de Deus tornar-se-ão um prazer: “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite” (Sl 1:2).

Eis que vêm dias” (v.11), e não estão distantes, em que haverá no coração do homem uma busca desesperada por Deus e por Sua Palavra. Tempo em que, os “que suspiram e gemem por causa de todas as abominações que se cometem” (Ez 9:4) na Terra, estarão selados pelo Senhor, mas aqueles que ignoraram os avisos de Deus e aqueles que viviam uma religião hipócrita sentirão a plenitude do vazio que não permitiram que o Eterno preenchesse (Ec 3:11). Sem a instrução do Espírito Santo, a Bíblia lhes será por livro impossível de se compreender e, mesmo correndo “por toda parte, procurando a palavra do SENHOR… não a acharão” (v.12).

Estamos vivendo no período mais solene da história deste mundo. O destino das imensas multidões da Terra está prestes a decidir-se. Nosso próprio bem-estar futuro, e também a salvação de outras almas, dependem do caminho que ora seguimos. Necessitamos ser guiados pelo Espírito da verdade. Todo seguidor de Cristo deve fervorosamente indagar: ‘Senhor, que queres que eu faça?’ Necessitamos humilhar-nos perante o Senhor, com jejum e oração, e meditar muito em Sua Palavra, especialmente nas cenas do juízo. Cumpre-nos buscar agora uma experiência profunda e viva nas coisas de Deus. Não temos um momento a perder” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 606, 607).

Continuemos sendo reavivados pela Palavra de Deus enquanto há tempo!

Bom dia, reavivados pela Palavra!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus
#Amós8
#RPSP


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: