Reavivados por Sua Palavra


AMÓS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
9 de dezembro de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

1. Ouvi a palavra. Esta frase ocorre no início dos cap. 3, 4 e 5. Estes capítulos apresentam três mensagens distintas que apontam de forma definitiva os pecados de Israel e anunciam a aproximação do julgamento de Deus. Na primeira das três, Deus denuncia Israel diante do tribunal da justiça divina e salienta o distanciamento que então havia entre Ele e Seu povo (ver v. 3, 10; sobre esta mensagem, ver o v. 3). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1063.

Toda a família. Isto indica que o chamado divino é dado às 12 tribos, a quem o Senhor manifestou Seu grande favor, trazendo-as “da terra do Egito” (ver Am 2:10). CBASD, vol. 4, p. 1063.

2. Punirei. Por causa dos elevados privilégios e da luz abundante que o Senhor fizera brilhar sobre seu caminho, Ele particularmente puniria Israel por suas iniquidades. Quanto mais claramente se conhece o parentesco espiritual com Deus, mais repreensível é rejeitá-Lo e mais merecedor se faz das consequências de tal ação. Não se deve abusar de grandes privilégios senão eles trarão grandes penalidades (ver Lc 12:47, 48). CBASD, vol. 4, p. 1063.

Por todas as vossas iniquidades. Amós condena veementemente os ricos e poderosos por utilizarem mal a riqueza e a influência, bênçãos que deveriam ter sido usadas para remediar a corrupção e a pobreza. CBASD, vol. 4, p. 1063.

3. Acordo. Literalmente, “ter um compromisso”. Assim como duas pessoas não andam juntas se não tiverem um propósito comum, do mesmo modo, o Senhor indica que o relacionamento especial com Israel (v. 2) não pode continuar, pois os israelitas estavam apegados a suas iniquidades. … O caminhar com Deus não significa um ato ocasional, mas um hábito que surge a partir de uma relação estabelecida. Significa uma companhia baseada em harmonia entre espírito e mente. CBASD, vol. 4, p. 1063, 1064.

4. Rugirá o leão … ? Como regra, o leão ruge mais terrivelmente quando está prestes a saltar sobre a sua presa. Da mesma forma, quando Deus fala por meio de um profeta, as pessoas podem ter certeza de que Ele está prestes a punir Seu povo (cf. Am 1:2, 3:8). CBASD, vol. 4, p. 1064.

7. Certamente, o SENHOR Deus. Todas as ameaças de males sobre Israel se cumpririam, mas não antes o povo ser avisado por meio dos profetas ( ver Jo 13:19; 14:29). A misericórdia de Deus é demonstrada pelo fato de Ele não impor Seus juízos sobre as pessoas sem primeiro alertá-las por meio de Seus profetas. Ele anuncia o mal por vir, na esperança de não ter de infligi-lo. … no tempo presente, antes da destruição do mundo, por ocasião da segunda volta de Cristo, Deus claramente adverte as pessoas por meio das profecias registradas em Sua Palavra (ver GC, 594, 598; T7, 14). CBASD, vol. 4, p. 1064.

Mesmo na ira Deus é misericordioso: sempre avisou seu povo através dos profetas antes de puni-los. As advertências sobre o pecado e o julgamento aplicam-se às pessoas hoje assim como fizeram com Israel. E porque fomos avisados sobre o nosso pecado, não temos desculpas quando somos punição. Deus havia avisado seu povo através de seus profetas para que não racionalizassem ou se queixassem quando Deus os punisse por se recusarem a se arrepender. Preste atenção nas advertências da palavra de Deus sobre o julgamento. Suas advertências são uma maneira de mostrar misericórdia a você. Life Application Study Bible Kingsway.

8. Quem não profetizará? Como o rugido de um leão provoca medo em homens e animais, a palavra divina produz seu efeito sobre o profeta, e ele não pode deixar de falar (cf. Jr 1:7; 20:9; At 4:19, 20, 1Co 9:16). CBASD, vol. 4, p. 1064, 1065.

9. Ajuntai-vos. … o profeta faz uma chamada figurativa para que os espectadores se reunirem em volta e observarem os “grandes tumultos” e as opressões em curso na cidade. Em vez de “os grandes tumultos”, a LXX diz “muitas coisas assombrosas”, o que implica que as ações executadas em Samaria eram uma grande surpresa mesmo para os pagãos. CBASD, vol. 4, p. 1065.

10 Não soube fazer. É característico da cegueira moral e espiritual causada pelo pecado que o pecador não só deixe de fazer o bem, mas, por fim, seja incapaz de perceber isso (comparar com Os 4:6). CBASD, vol. 4, p. 1065.

Israel já não sabia como fazer o que era certo. Quanto mais pecaram, mais difícil era lembrar o que Deus queria. O mesmo é verdade para nós. Quanto mais aguardamos para lidar com o pecado, maior será seu poder sobre nós. Finalmente, esquecemos o que significa ser justo. Você está à beira do esquecimento? Life Application Study Bible Kingsway.

12. Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas ou um pedacinho da orelha. Tão extenso seria o castigo divino, que todos, exceto um remanescente piedoso de Israel, seriam condenados. Para o pastor Amós (ver com. de Am 1:1, 7:14), esta ilustração era bastante natural. CBASD, vol. 4, p. 1065.

14. As pontas do altar. Eram as projeções nos quatro cantos do altar (ver Êx 27:2; 29:12; Lv 16:18). O profeta prediz que esses pontos de idolatria resultarão na destruição dos idólatras. CBASD, vol. 4, p. 1065.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: