Reavivados por Sua Palavra


AMÓS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
8 de dezembro de 2017, 0:20
Filed under: Sem categoria

queimou os ossos do rei de Edom. Algo dessa luta se descreve em 2Rs 3.5-27. As rivalidades se desenvolveram a tal ponto que, não havendo possibilidade de conseguir prender ou matar o rei inimigo, abriu-se o túmulo de um rei morto, para o ultrajar profanando seus ossos. Bíblia Shedd.

Com o intuito de privar o espírito do rei do repouso que, segundo a crença popular generalizada, resultaria de um sepultamento adequado. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Pode ter acontecido durante o tempo em que os edomitas se aliaram a Jorão e Josafá, na liga contra Mesha, rei de Moabe (ver 2 Rs 3:7, 9). … Jerônimo cita um relato, na tradição judaica de que, depois desa guerra, os moabitas, em vingança pela ajuda que Edom deu aos israelitas, desenterrou o corpo do rei edomita, a fim de profanar seus ossos. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1059, 1060.

Moabe. Os moabitas eram conhecidos por suas atrocidades (2 Reis 3: 26,27). Um artefato arqueológico, a Pedra Moabita, revela que Moabe sempre estava pronto para lucrar com a queda dos outros. Life Application Sudy Bible Kingsway.

trombeta. Do heb shofar, um chifre de carneiro. CBASD, vol. 4, 1060.

4-6 As outras nações eram ignorantes, mas Judá e Israel, o povo de Deus, sabiam o que Deus queria. Ainda assim, eles O ignoraram e se juntaram às nações pagãs para adorar ídolos. Se conhecemos a Palavra de Deus e nos negamos a obedecer, como Israel, temos maior culpa. Life Application Sudy Bible Kingsway.

4 Judá. Os pecados nacionais dos povos vizinhos foram denunciados por Amós neste grande discurso público feito em Betel; agora chega a vez da nação gêmea, antes de se tratar da própria nação de Israel, dos próprios ouvintes de Amós que até então estavam gostando da mensagem. Este discurso introdutório (1.1 – 2.16) abriu o caminho à verdadeira mensagem de Amós: o apelo à nação do norte. Bíblia Shedd.

A condenação de Judá não se baseia simplesmente nas expectativas de um concerto universal similar ao de Noé, mas, ao invés disso, pelo concerto especial entre Deus e Seu povo escolhido. Andrews Study Bible.

Os pecados de Judá contrapunham-se, quanto ao tipo, aos das demais nações. Essas nações violaram as leis em geral reconhecidas pela humanidade, mas Judá desobedeceu à lei revelada por Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

lei. Do heb torah, nome geral para todo o corpo de mandamentos e preceitos, tanto morais como cerimoniais. CBASD, vol. 4, 1060.

andaram. Uma expressão comum do AT para designar determinada conduta moral e espiritual (ver 1Rs 15:26, 2Rs 8:18; Ez 23:31). CBASD, vol. 4, 1060.

6, 7 Amós estava falando à classe alta. Não havia classe média no país – apenas os muito ricos e os muito pobres. Os ricos mantinham rituais religiosos. Eles davam dízimos extras, iam aos lugares de culto e ofereciam sacrifícios. Mas eles eram gananciosos e injustos, e se aproveitaram dos desamparados. Certifique-se de que não negligencia as necessidades dos pobres enquanto acompanha fielmente a igreja e cumpre rituais religiosos. Deus espera que vivamos nossa fé – isso significa responder às pessoas que precisam. Life Application Sudy Bible Kingsway.

6 o justo. Provavelmente os que não estavam endividados, não havendo, por isso, motivo legítimo de vendê-los como escravos (cf. Lv 25.39-43).Bíblia de Estudo NVI Vida.

7 pai e filho possuem a mesma mulher [NVI]. Era rigorosamente proibido um pai e um filho terem relações com a mesma moça ou mulher. Bíblia de Estudo NVI Vida. [Se a mulher fosse a nova esposa do pai, ela seria como mãe para o filho; se fosse esposa do filho, seria como filha para o pai.]

suspiram sobre o pó da terra sobre a cabeça dos pobres. É evidente que a cobiça era o pecado que assediava Israel. … A cobiça levou à opressão dos pobres. Esta expressão parece representar o desejo dos opressores de ver os pobres humilhados até o pó, ou de colocá-los em condição tão miserável que os necessitados colocariam pó sobre a cabeça (ver Js 7:5, 6; Jó 2:12). CBASD, vol. 4, 1060, 1061.

profanam. Literalmente, “a fim de profanar”, ou “com o propósito de profanar”. Estes delitos contra o Senhor não foram cometidos por ignorância, mas de forma deliberada e intencional, em espírito de desafio e rebeldia. CBASD, vol. 4, 1061.

Meu Santo Nome. Como os crimes eram cometidos pelos que se chamavam povo do Senhor, eles desonraram a Deus entre os gentios (ver Lv 20:1-3; Ez 36:16-23; Rm 2:24). CBASD, vol. 4, 1061.

8 roupas tomadas como penhor. A lei proibia tomar a capa de alguém como penhor durante a noite (Êx 22.26, 27; Dt 24.12, 13), e a de uma viúva não podia ser tomada em circunstância alguma (Dt 24.17). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Estas roupas eram capas largas usadas pelos pobres durante o dia e com as quais se cobriam à noite. Se elas fossem empenhadas a outro, como uma promessa, deviam ser devolvidas ao cair da noite … O profeta denuncia os de coração duro, pessoas que retinham essas peças de vestuário como suas próprias, em violação da lei. CBASD, vol. 4, 1061.

vinho dos que foram multados. O dinheiro injustamente recolhido dos pobres gastava-se na compra de vinho para as festas imorais. Bíblia Shedd.

A LXX [Septuaginta ou Versão dos Setenta] diz: “E beberam o vinho obtido pela extorsão”.  CBASD, vol. 4, 1061.

9-11 Os profetas desafiaram constantemente as pessoas a lembrar o que Deus fez. Quando lemos uma lista como essa, ficamos maravilhados com o esquecimento de lsrael. Mas o que os profetas dirão sobre nós? A fidelidade passada de Deus deveria ter lembrado os israelitas a obedecê-Lo; Da mesma forma, o que Ele fez para nós deve nos lembrar de viver para Ele. Life Application Sudy Bible Kingsway.

9 o amorreu. Uma tribo de Canaã, talvez a mais adiantada, simbolizando aqui todos os tipos de habitantes originais de Canaã, cuja pujança era semelhante à das árvores que cresciam na sua terra. Bíblia Shedd.

Um nome geral para os habitantes de Canaã, expulsos quando os israelitas tomaram posse da terra (ver com. de Gn 15:16; Js 3:10; Jz 1:34; cf. Êx 33:2; 34:11; Dt 1:20, 27). CBASD, vol. 4, 1061.

11. Nazireus. Os nazireus prometiam se abster de bebida forte, do uso da navalha, e de todo ritual de contaminação (ver com. de Nm 6:2-7). CBASD, vol. 4, 1061.

Os nazireus faziam um voto de serviço a Deus. O voto incluía abstenção de vinho e nunca cortar os cabelos. Mas, em vez de serem respeitados por suas vidas disciplinadas e temperadas, eles estavam sendo instados a quebrar seus votos. Se os Nazireus fossem corrompidos, permaneceria pouca influência para o bem entre os israelitas. Life Application Sudy Bible Kingsway.

12. Beber vinho. Em vez de se beneficiar com a santidade de vida desses homens, o apóstata Israel procurou levar os nazireus a quebrar seus votos. CBASD, vol. 4, 1061.

Não profetizeis. Em vez de aceitar o testemunho dos profetas, Israel rejeitou essas mensagens divinamente inspiradas e, muitas vezes, maltratou os enviados para transmitira palavra de Deus (ver Jr 20:9; ICo 9:16). Ingrato e desobediente, o povo de Israel não podia tolerar os que eram uma viva censura a seus maus caminhos (ver 1Rs 13:4; 19:1, 2; 2Rs 6:31; Is 30:9, 10; Mt 23:37). Os que não suportarem a pregação fiel terão muito a responder, e quem a suprime, muito mais. Quando fecham os ouvidos para não ouvir a palavra de Deus, as pessoas praticamente fecham a avenida pela qual o Espírito Santo tem acesso à alma. CBASD, vol. 4, 1061, 1062.

13. Eis que farei. O profeta avisa do castigo vindouro por causa dos pecados do povo e mostra a futilidade de se confiar nos próprios recursos do ser humano. CBASD, vol. 4, 1062.

14. A fuga. Mesmo os mais ágeis não encontrarão um lugar seguro (ver Sl 142:5).CBASD, vol. 4, 1062.

15 Sem harmonia com a vontade de Deus, nenhuma escapatória terá êxito. Bíblia Shedd

16. Nu. Os guerreiros lançariam de si qualquer estorvo que possa dificultar a sua fuga (ver com. de 1Sm 19:24; ver também Jo 21:7).CBASD, vol. 4, 1062.

A televisão e os filmes estão cheios de imagens de pessoas que parecem não ter medo. Muitos hoje modelam suas vidas nessas imagens – eles querem ser durões. Mas Deus não está impressionado com a bravura. Ele diz que mesmo as pessoas mais duronas tremerão de medo quando o julgamento de Deus chegar. Você conhece pessoas que pensam que podem viver sem Deus? Não seja influenciado por sua retórica autoconfiante. Reconheça que Deus não teme a ninguém, e que um dia todas as pessoas o temerão. Life Application Sudy Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: