Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Muito frequentemente alguns cristãos se gabam de que eles têm “a verdade”, como um monopólio. Sem dúvida, os cristãos têm uma vantagem, já que o próprio Jesus disse: “quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade “(João 16:13 NVI).
Mas o Espírito de Deus também é como o vento, você “não pode dizer de onde vem nem para onde vai” (João 3:8 NVI). E é isso que se vê claramente nas Escrituras. Deus escolhe quem Ele quer: um rei pagão Ciro foi chamado de o “ungido” (Isaías 45:1); Rute, uma não judia, se tornou a bisavó de Davi, e a genealogia de Jesus Cristo inclui quatro mulheres não judias (Mt 1). Repetidas vezes, a Bíblia afirma que todos os habitantes da Terra são filhos de Deus.
Provérbios 30 contém ditados de Agur, um homem que vivia na região de Massá (Prov. 30:1 ARA). A identidade de Agur era desconhecida, mas sabemos que ele provavelmente proveniente de Massá, uma palavra que em hebraico primariamente significa um lugar. Isto poderia significar que ele não era um israelita. Mas guiado pelo Espírito Santo Agur escreveu os provérbios que foram incluídos no capítulo de hoje.
Embora um homem sábio, Agur reconhece a sua pequenez e exibe a sua humildade: “Não aprendi sabedoria, nem tenho conhecimento do Santo” (v 3, NVI). E ele apresenta no v. 5 a fonte daquilo que alcançou: Deus. Ele é o único que concede a verdadeira sabedoria e entendimento. Ao permitir que Deus fale com você através do Seu Espírito, você obterá a verdadeira sabedoria que tantos procuram alcançar.
“Senhor, mantenha-me perto de Ti e através de Teu Espírito Santo guia a minha vida e pensamentos. Preciso de Ti. Amém”.
Oleg Kostyuk
Hope Channel , Inc.
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/pro/30 e https://www.revivalandreformation.org/?id=904 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/pro/30/
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2014/021/03
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Provérbios 30 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana do programa Crede em Seus Profetas: https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
PROVÉRBIOS 30 – A loucura repele as pessoas; entretanto, a sabedoria atrai.
Precisamos saber que nossa mente é como paraquedas, se não abrir, ela cai. Agur abriu sua mente, e o resultado foi magnífico. Talvez Agur fosse atraído a Salomão por sua sabedoria, e certamente se converteu ao princípio da verdadeira sabedoria: O temor do Senhor.
Agur era árabe, de Massá, no Oriente, um professor de renome, que enviou uma carta ao dois de seus alunos destaques: Itiel e Ucal – após sua conversão. Ele havia sido grande homem intelectual, mas desprovido do conhecimento do Deus verdadeiro.
Provavelmente, Agur ouviu falar da Sabedoria de Salomão, ou ele próprio foi visitar ao rei israelita. Ele abriu a mente, aprendeu a verdadeira sabedoria e agora compartilha com seus pupilos (e conosco também).
De seus escritos, extraio alguns princípios:
1. Quem tem contato com a verdadeira sabedoria e se rende a ela, torna-se a humildade em pessoa; despreza a arrogância, o orgulho e a vaidade e até o conhecimento que antes pensava equivocadamente ser sabedoria (vs. 1-3).
2. Quem se converte genuinamente à sabedoria divina reconhece que a Palavra de Deus é a verdade e, qualquer coisa contrária a ela não passa de ilusão, fraude e mentira (vs. 4-6).
3. Quem se converte deixa de ser ambicioso, materialista e ganancioso, passa a desejar somente o essencial para não perder-se do caminho da salvação, de sua fidelidade a Deus e, de Seus princípios morais (vs. 7-9).
“O desenvolvimento da mente é um dever que devemos a nós mesmos, à sociedade e a Deus. Nunca devemos, entretanto, planejar meios para o cultivo do intelecto à expensas da parte moral e espiritual. E é somente pelo harmonioso desenvolvimento das faculdades mentais, tanto como das morais, que se alcança a mais alta perfeição de ambos” (Ellen G. White).
Na sequência do texto bíblico, Agur, inspirado por Deus, oferece-nos máximas sapienciais:
• Não humilhe os humildes (v. 10);
• Fuja da arrogância (vs. 11-14);
• A ganância é insaciável (vs. 15-16);
• Filhos arrogantes sofrerão terrivelmente (v. 17);
• Enigmas da vida (vs. 18-20);
• Coisas intragáveis (vs. 21-23);
• Coisas pequeninas que ensinam importantes lições (vs. 24-28);
• Coisas ilustres (vs. 29-31);
• A arrogância causa desgraça, a humildade atrai graça (vs. 32-33).
Amigo(a), anima-te! Faça como Agur, converta-se e compartilhe sabedoria! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nEle confiam. Nada acrescentes às Suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso” (v. 5-6).