Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 21 by Jeferson Quimelli
24 de abril de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Os gibeonitas, um remanescente dos amorreus, haviam feito um acordo mútuo com os israelitas durante o tempo de Josué. Sem nenhuma justificativa conhecida, Saul havia massacrado alguns dos habitantes desta cidade, que estava no território de Benjamim. A fome sobre a terra foi o castigo de Deus pelos atos de Saul.

Na sequência, Davi cedeu ao pedido dos gibeonitas de lhes entregar sete homens da família de Saul para serem enforcados, como uma reparação daquilo que Saul havia feito para eles.

Antes disso, os homens de Jabes-Gileade haviam ido furtivamente até a cidade de Bete Seã, à noite, onde os filisteus tinham prendido os corpos de Saul e Jônatas a um muro, e roubaram os corpos, descendo-os do muro e trazendo-os para casa e dando a eles uma sepultura honrosa. Depois deste episódio com os gibeonitas, Davi foi a Jabes-Gileade, recuperou os ossos de Saul e Jônatas, acrescentou-lhes os ossos dos sete homens, e os enterrou dignamente, no túmulo do pai de Saul (v. 12-14). Então “Deus respondeu às orações em favor da terra de Israel” (v. 14 NVI).

Deus respondeu, não por causa da morte dos sete descendentes de Saul, mas porque os gibeonitas ficaram satisfeitos com a justiça e se voltaram para Deus.

Querido Deus,
Estamos vivendo em um mundo de divisões e mudanças de posicionamentos e acordos. Também a religião verdadeira está comprometida em todos os níveis, mas através de tudo isso, temos a certeza que irá guiar, conduzir, proteger e também cuidar de nós, em nossas necessidades diárias. Em nome de Jesus. Amém.

 

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coréia do Sul

 

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/2sa/21 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/2sa/21 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/2sa/21/
Texto traduzido anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/01/28/
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli/Cindy Tutsch
Texto bíblico: II Samuel 21 
Comentário em áudio
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas: Patriarcas e Profetas, cap. 22


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Obrigado irmãos pelo reavivados.

Deus lhes guarde.

Comentário por Artur Chaves Artur

Este é um capítulo de difícil entendimento.
Algumas informações vitais são omitidas pelo escriba ou copista e nos deixam perplexos. Os comentários selecionados ajudam a entender um pouco.
Primeiro, vemos que Davi não consultou a Deus. Muito provavelmente o caminho a seguir indicado por Deus seria outro. Os gibeonitas já haviam, na época, enganado a Josué e provavelmente aproveitaram a ocasião pra sua vingança pessoal.
Segundo, havia, realmente uma culpa do povo israelita por ter apoiado Saul contra os gibeonitas ao não cumprir um juramente solene feito por Josué. Ao reconhecer a culpa, a maldição foi retirada. Esta hostilidade aos não-hebreus que viviam entre os israelitas ia contra a vontade de Deus de que Seu povo fosse luz a todos os povos e precisava ser cessada.
Contudo [análise pessoal minha], este sacrifício humano também nos parece excessivo. A não ser que estes descendentes de Saul estivessem, ainda, envolvidos na opressão aos gibeonitas e a cessação da opressão satisfez a justiça divina. Não é citado o critério da escolha daqueles que foram enforcados, mas tenho certeza que o Senhor não daria Seu aval ao sacrifício de inocentes.
Este último pensamento são minhas conjecturas, mas me parece razoável. Abraço, Jeferson.

Comentário por jquimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: