Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 30 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
31 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Toda palavra de Deus é pura; Ele é escudo para os que nEle confiam” (v.5).

Os provérbios de Agur expressam a humildade de quem reconhece a própria limitação até mesmo nas questões mais simples da vida. Sua declaração inicial não significa que se tratava de alguém sem instrução, mas de alguém que extraindo lições da natureza, percebeu o quanto a sabedoria humana não é nada comparada ao poder do Criador e à grandeza de Seu conhecimento. O desabafo de alguém que reconhece a sua condição pecaminosa e a sua total dependência do Todo-Poderoso nunca será por Ele rejeitado. Agur descobriu que melhor do que a riqueza ou do que qualquer vantagem terrena é possuir “o conhecimento do Santo” (v.3): “Qual é o Seu nome, e qual é o nome de Seu Filho, se é que o sabes?” (v.4).

Agur condenou qualquer tentativa humana de acrescentar uma palavra que seja ao texto sagrado. Além de reconhecer a sua incapacidade, ele exaltou o Criador e ergueu em plataforma insuperável a santa e pura Palavra de Deus. O seu pedido, semelhante ao de Salomão (1Rs.3:9), também não envolveu benefícios materiais, muito pelo contrário, ele pediu fuga contra “a falsidade e a mentira” (v.8) e uma vida de simplicidade e contentamento, de forma que as circunstâncias de fartura ou escassez não lhe ocupassem a mente a ponto de afastá-lo de Deus.

A corrupção humana está atingindo o seu limite. Até a vida, que é o bem mais precioso que temos, está perdendo o seu valor. Pessoas morrem por muito pouco ou por quase nada. Muitos têm tirado a própria vida por razões banais. O ser humano perdeu a noção de que há diferença entre o certo e o errado. E ignorando a distinção entre o bem e o mal, cai na cilada maligna de preencher a vida com coisas que promovem prazeres momentâneos, desprezando a sabedoria da Palavra Divina. Que terrível engano! Rejeitando o escudo protetor de Deus, os homens tornam-se vulneráveis às consequências de seus próprios procedimentos insensatos (v.32).

Cuidado! O que ocorre hoje no meio cristão, em muitos lugares, é uma busca por êxtase emocional e por milagres instantâneos. A Bíblia torna-se uma espécie de amuleto que só tem serventia se for aberta onde possa atender as necessidades particulares de cada um. Ou seja, muitos têm “acrescentado” às Escrituras a sua própria interpretação. Não a buscam no sentido de ouvir a voz de Deus, mas de favorecer as suas próprias vontades. Como sanguessugas, suas orações se resumem em: “Dá, Dá” (v.15). E se não são atendidos ou se as provações lhe batem a porta, simplesmente dão as costas e com o coração endurecido dizem: “Não conheço o Senhor” (Êx.5:2).

Meus amados, todos os que almejam a vida eterna precisam buscar “o conhecimento do Santo” (v.3): “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a Quem enviaste” (Jo.17:3). E como podemos conhecê-Lo? Através da Sua pura Palavra! Por isso, não desistam de buscá-la e por ela serem santificados (Jo.17:17). Como Agur, clamemos ao Senhor que nos livre de ensinos mentirosos que têm levado multidões à destruição. Cristo mesmo nos advertiu para termos cuidado, principalmente agora, nos últimos dias (Mt.24:24). Satanás bem sabe “que pouco tempo lhe resta” (Ap.12:12) e tem feito de tudo para “roubar, matar e destruir” (Jo.10:10) todos os que têm dado as costas às profecias e aos mandamentos de Deus. Estes serão achados mentirosos, pois “jamais foram lavados da sua imundícia” (v.12) e não poderão ter parte na Cidade Santa (Ap.21:27).

Um povo está sendo santificado, “muitos serão purificados, embranquecidos e provados” (Dn.12:10), “os que lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro” (Ap.7:14): “os que guardam os mandamentos de Deus e têm a fé em Jesus” (Ap.14:12). Oxalá que você e eu façamos parte do seleto remanescente que irá perseverar até o fim ao lado de Deus e de Sua eterna Palavra (Sl.119:160)! Vigiemos e oremos!

Bom dia, remanescente do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios30 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: