Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 24 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
25 de julho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

1315 palavras

1,2 Não … queiras estar com eles … porque seu coração maquina violência … seus lábios falam para o mal. A empolgação das atividades de quem não tem escrúpulos exerce forte tração sobre os jovens que pensam erroneamente que a bondade é entediante. … A amizade com pessoas malignas é perigosa no mínimo por três motivos: (1) corre-se o risco de perder os altos padrões morais diante do escárnio dos malfeitores e das atrações de uma vida sem limites; (2) a reputação sofre no relacionamento com más companhias; e (3) é provável que os malfeitores tramem perversidades contra os espectadores relativamente inocentes CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1160.

3 Com a sabedoria. Não se pode construir nada de sólido invejando as pessoas malignas (v. 1) … O roubo não é o caminho para ganhar riquezas permanentes. O conhecimento usado com sabedoria garante uma vida de prazer real. CBASD, vol. 3, p. 1160.

5 Mais poder tem o sábio. A LXX traduz a primeira parte da seguinte forma: “O sábio é melhor do que o forte”. CBASD, vol. 3, p. 1160.

7 A sabedoria é alta demais. Suas ações não são ditadas pela razão, mas, sim, pelo desejo. Quando os sábios se reúnem à porta de cidade (ver com. de Pv 22:22) para debater questões públicas, ele não tem nenhuma contribuição a fazer. As considerações que guiam os entendidos são superiores à inteligência dele, e ele não deseja ampliar a própria sabedoria para poder entendê-las, pois não tem intenção nenhuma de se tornar bom (ver Sl 10:4, 5). CBASD, vol. 3, p. 1160, 1161.

9 Desígnios. Com certeza, não é o pensamento sobre a estultícia que é chamado de pecado, mas sim, o planejamento do tipo de insensatez mencionado em Provérbios 24:8. CBASD, vol. 3, p. 1161.

12 Se disseres: Não o soubemos (ARA; NVI: Mesmo que você diga: “Não sabíamos o que estava acontecendo!). As desculpas são inúteis no trato com Deus. Os seres humanos não conseguem saber o que se passa em nossos pensamentos e sentimentos íntimos; portanto, não fazem ideia do quanto estamos cientes do nosso dever de ajudar os outros. Porém, o Criador do coração o sabe (ver Pv 16:2; 21:2). Aquele que observa o desenvolvimento interior do caráter conhece muito bem o grau preciso de culpa ligado a cada ato (ver Jr 17:9, 10). … A culpa resulta tanto da negligência sem arrependimento quanto de pecados deliberados (ver GC, 487, 488). CBASD, vol. 3, p. 1161.

13 Saboreia o mel. Salomão não está, neste versículo, apenas dando um conselho alimentar. CBASD, vol. 3, p. 1161.

14 Sabedoria. Assim como o mel tem gosto agradável e é bom para fortalecer o corpo, a sabedoria é saborosa e fortalecedora para a alma ou o caráter. CBASD, vol. 3, p. 1162.

15 Não te ponhas de emboscada. Os perversos costumam sentir inveja da pessoa de bem que desfruta da proteção do Senhor. Com frequência, são tomados pelo desejo sinistro de levar os justos a pecar, para que entrem num estado tão precário quanto o deles. CBASD, vol. 3, p. 1162.

16 Sete vezes cairá. No sentido espiritual, este versículo traz uma grande mensagem de conforto para o cristão, que se sente desanimado por cair na batalha contra o pecado. “Sete vezes cairá”é o mesmo que dizer: “toda vez que ele cair”. Se ele se levantar com esperança renovada depois de cada fracasso, apegar-se mais uma vez à força salvadora oferecida a ele tão livremente (Mt 11:28; Jd 24), será chamado justo, e o Senhor completará a obra que Ele mesmo começou (Fp 1:6; Hb 12:2). O desejo de ser justo e a força de colocar esse desejo em prática vêm dEle (Fp 2:13). Portanto, ninguém precisa se desesperar, por mais fraco que pense ser, contanto que esteja disposto a receber a vontade de fazer o que é certo (MDC, 142, 143). CBASD, vol. 3, p. 1162.

17 Não te alegres. Jesus expressou sentimento parecido ao dizer: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem”(Mt 5:44). Faz parte da natureza humana se alegrar quando um inimigo tem problemas. Podemos tentar disfarçar a satisfação pecaminosa por sua aflição, professando sentir o prazer justo pela justiça feita; mas os sentimentos interiores são contrários ao exemplo e aos ensinos de Jesus, que morreu por um mundo de inimigos (Rm 5:8-10). Devemos mostrar amor pela humanidade perdida que Ele busca salvar, não destruir, e, como Ele, nos entristecer com o destino daqueles que escolheram se opor ao que é certo (ver Ez 33:11; Os 11:8; Lc 19:41, 42; DTN, 575, 576). CBASD, vol. 3, p. 1162.

18 A sua ira. A advertência de Salomão … direciona-se ao perverso que se alegra no sofrimento do outro. CBASD, vol. 3, p. 1162.

19 Não te aflijas. Assim como não devemos nos regozijar com a queda de um inimigo (v. 17), somos advertidos a não ter raiva nem inveja de sua prosperidade (ver Sl 37:1, 8; 73:2, 3; Pv 24:1). Tal atitude pode nos trazer desânimo, talvez até ao ponto de seguir o caminho do perverso a fim de desfrutar os prazeres que ele aparentemente tem. A proteção contra esses sentimentos é encontrada no v. 20. CBASD, vol. 3, p. 1163.

24 Tu és justo. Os juízes que absolvem o culpado não são populares com as pessoas prejudicadas pelo criminoso liberto. Contudo, quando esses juízes exaltam o perverso como se fosse bom, fazem mais do que liberar um delinquente para continuar sua guerra contra a sociedade.Eles deturpam todas as ideias de bem e mal, incentivando os jovens a crescer sem respeito pela lei e a ordem. Tais magistrados são alvo do ódio de nações inteiras, pois o respeito pela justiça costuma ser forte em meio à população como um todo. Os cidadãos ficam ressentidos com ações que enfraquecem as bases da paz e prosperidade. CBASD, vol. 3, p. 1163.

26 Beijo nos lábios. Quando o rei, governante ou juiz fala palavras justas, elas são tão agradáveis às pessoas de direito quanto um beijo. CBASD, vol. 3, p. 1163.

27 Edifica a tua casa. Par um jovem ter esperança da aprovação dos pais para que uma moça fosse sua esposa, ele precisava ter condições de dar à família e a ela presentes significativos, bem como demonstrar capacidade de sustentá-la (ver Gn 24:35, 53). A fim de fazer isso, precisaria se estabelecer, cuidando de uma fazenda com a capacidade de suprir as necessidades de uma família. No âmbito espiritual, o ser humano também precisa limpar o coração de pedras e ervas daninhas e plantar sementes de justiça, para que tenha esperança de construir caráter forte e íntegro (ver Is 5:1-7; Os 10:12). CBASD, vol. 3, p. 1163.

28 Sem causa. O contexto sugere que o sentido é de que ninguém deve dizer coisas contra o próximo sem fundamento de verdade (ver Pv 3:30). CBASD, vol. 3, p. 1164.

29 Assim lhe farei. Salomão adverte contra a adoção do inverso da regra áurea. Mesmo que um inimigo dê falso testemunho contra alguém, não se deve fazer o mesmo a ele. Por maior que seja o dano causado, não se deve pagar com a mesma moeda. A vingança pertence a Deus (Hb 10:30). … O oponente se rebaixa ao tratar alguém de forma perversa, e este faz o mesmo quando espera a vez de retornar a ação recebida. Esse processo pode continuar por um longo período, mas ninguém ganhará nada com isso, a não ser o grande adversário da raça humana. CBASD, vol. 3, p. 1164.

30 Pelo campo. O campo e a vinha eram as duas principais fontes de alimento e lucro do agricultor palestino. Este versículo traça um paralelo entre o preguiçoso e o que não tem bom senso. CBASD, vol. 3, p. 1164.

30-34 Alguns enxergam no poema de Salomão sobre o preguiçoso a ilustração de uma verdade espiritual. Embora somente o Espírito Santo possa capacitar a vencer o pecado (DTN, 671), Ele não pode fazer nada sem consentimento e cooperação humanos (MDC, 142). Deve-se avançar na força que o Espírito de Deus transmite, erradicando os maus pensamento (CBV, 176; T3, 491). Também se deve prosseguir, na força do Senhor, em desenvolver uma forte experiência de obediência aos dez mandamentos (ver CPPE, 454). CBASD, vol. 3, p. 1164.

31 Espinhos … muro … em ruínas. Um campo negligenciado logo é tomado de plantas que sufocam a lavoura e das quais é difícil se livrar, pois se permitiu que as ervas daninhas se espalhassem. O muro deve ser mantido em boas condições para a fazenda ficar protegida de animais selvagens (ver Is 5:1-7). CBASD, vol. 3, p. 1164.


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