Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 24 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
25 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma” (v.3).

A descrição dos últimos dias feita por Paulo a Timóteo, apresenta uma lista da degradação humana provocada pelo pecado. Ao apóstolo foi dada a visão exata dos “tempos difíceis” (2Tm.3:1) que temos vivido. Partindo do egoísmo, Satanás induz o pecador no caminho da decadência até que este atinja o seu objetivo final: a inimizade com Deus. Pela contemplação, a antiga serpente tem usado a mesma estratégia que no Éden obteve êxito, oferecendo a cada um os variados frutos da tentação sob o encantado disfarce do engano: “É certo que não morrereis” (Gn.3:4).

Creio que mesmo em sua mais alta concepção, o apóstolo Paulo foi poupado de vislumbrar o que de fato ocorreria em nossos dias. Com a crescente ascendência das redes sociais e a criatividade para tornar o ser humano cada vez mais dependente da tecnologia, estamos em meio a uma geração “bomba-relógio”; a geração mais conectada com o digital e a mais desconectada com o espiritual; a geração mais informada sobre a vida alheia e a mais alheia à vida de Cristo; uma geração guiada pela inveja, pela injustiça e pelo ócio, “que cuida em fazer o mal” (v.8).

A pergunta é: Aonde nós estamos em meio a essa completa confusão? A resposta depende de para onde estamos olhando. Disse Jesus: “São os olhos a lâmpada do corpo” (Mt.6:22). Se gastamos horas contemplando as distrações da internet enquanto a Palavra de Deus é lida de forma rápida e negligente, como poderemos vencer as tentações que constantemente estão diante dos nossos olhos? Milhares “estão sendo levados para a morte” (v.11) enquanto aqueles que foram chamados para salvar vidas, em sua letargia, alegam: “Não o soubemos” (v.12). Ignorando sua responsabilidade, estão prestes a ouvir a sentença dAquele “que pesa os corações” (v.12): “Servo mau e negligente… lançai-o para fora, nas trevas” (Mt.25:26 e 30).

Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso” (v.33). A geração da sonolência precisa ser despertada e avisada! Assim diz o Senhor: “Quando Eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para o advertir do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniquidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei” (Ez.3:18). Em Sua oração sacerdotal, Jesus declarou acerca dos que nEle creem: “Eles não são do mundo” (Jo.17:16). Ou seja, eles estão no mundo, mas, definitivamente, eles não vivem como o mundo vive.

Não te aflijas por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos perversos, porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará” (v.19-20); “no juízo, a sua boca não terá palavra” (v.7). Este mundo está em contagem regressiva e com ele todos “os perversos” (v.16). Façamos parte da “multidão de conselheiros” (v.6) do tempo do fim que “salva os que cambaleiam indo para serem mortos” (v.11). “Teme ao Senhor” (v.21) e persevera, pois “sete vezes cairá o justo e se levantará” (v.16) pelo onipotente braço que o sustém. Clamemos por sabedoria, inteligência e conhecimento, e o Senhor tornará a nossa vida e a nossa casa o mais firme e poderoso canal do evangelho ao mundo. “Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente” (Dn.12:3). Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, atalaias de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios24 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Excelente!!! Obrigado! Feliz sábado!

Comentário por Silvio Fernandes

Feliz Sábado !!! Deus continue dando -lhe sabedoria. Parabéns! !!

Comentário por Cristina Barbosa




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: