Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
15 de julho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

917 palavras

1 A [mulher] insensata. Seu comportamento suscita inimigos de fora e brigas dentro do lar (ver Pv 24:3; 31:10-31). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1119.

2 Teme ao Senhor. Ou seja, reverencia a Deus. O temor de um justo é bem diferente do assombro e do terror que tomará conta dos pecadores quando perceberem com clareza para onde estão indo e o destino que os aguarda. CBASD, vol. 3, p. 1119.

Esse O despreza. Como é estranho, mas verdadeiro, constatar que o minúsculo ser humano, uma mera partícula de pó na escala do universo, ouse desprezar o Criador e Sustentador das esferas poderosas e dos planetas em rotação ou mesmo a tomar Seu santo nome em vão! CBASD, vol. 3, p. 1120.

4 O celeiro fica limpo. Ou seja, “vazio”. O estábulo e o armazém cheios exigem trabalho duro do fazendeiro e a força de bois para arar e debulhar os grãos. Quem não se importa com o solo não pode esperar grande retorno. CBASD, vol. 3, p. 1120.

6 Para o prudente o conhecimento é fácil. A pessoa com conhecimento se humilha e ouve os instrutores. Não aceita cegamente tudo que lhe é dito, mas ouve para, depois, provar todas as coisas. Como resultado, encontra muito conhecimento aceitável. CBASD, vol. 3, p. 1120.

10 Amargura. A primeira frase diz, literalmente: “O coração conhece a amargura de sua alma”. Embora amigos e amados aprendam a compreender um pouco de nossas alegrias, nunca serão capazes de entrar em nosso coração e experimentar tudo que estamos sentindo de amargura e sofrimento. De igual modo, são alheios a nossas alegrias. Jesus, em contrapartida, conhece nossas angústias mais profundas e compartilha de nossas mais elevadas alegrias (DTN, 327). CBASD, vol. 3, p. 1120.

12 Caminhos de morte. Não se entra nos caminhos de morte aqui mencionados de forma cega ou impensada. Eles são escolhidos com a certeza de que parecem, no mínimo, adequados, dadas as circunstâncias. A advertência é contra a confiança na orientação da consciência, sem conferir se esta é contrária aos ensinos da Palavra de Deus. Muitas pessoas se convencem de que o Senhor aceita um substituto para Suas claras exigências, mas logo descobrem  que tudo está perdido. Pilatos, governador romano, é um exemplo a ser evitado. embora não fosse familiarizado com a Palavra escrita, a própria Palavra viva o instruiu por voz e exemplo. O governador pensou que poderia transigir com o mal e, ainda assim, manter sua riqueza e posição, mas a concessão levou à desgraça e à morte (Mt 27:11-26; DTN, 738). CBASD, vol. 3, p. 1120, 1121.

14 Do seu próprio proceder. A LXX traduz este versículo como: “O homem de coração resoluto se encherá com os próprios caminhos; o homem de bem, com seus pensamentos”. CBASD, vol. 3, p. 1121.

17 O que presto se ira faz loucuras, e o homem de maus desígnios é odiado. A LXX preserva [o paralelismo antitético característico], traduzindo assim: “O homem apaixonado age sem pensar; mas o sensível se mantém firme diante de muitas coisas”. CBASD, vol. 3, p. 1121.

18 Os simples. Os simples se recusam a aprender; portanto, por escolha deliberada, se tornam herdeiros do pai de toda a loucura. Os prudentes buscam sabedoria e recebem o conhecimento, como coroa de honra e vitória. CBASD, vol. 3, p. 1121.

19 Junto às portas. Nem sempre o cumprimento deste versículo se dá na vida presente; contudo, mesmo aqui, às vezes, os perversos veem a sorte se virar contra eles e são forçados a se inclinar perante os justos. CBASD, vol. 3, p. 1121.

24 Estultícia. “Enquanto os sábios usam sua riqueza como um ornamento para eles, a elevação dos insensatos, longe de honrá-los, serve apenas para revelar sua insensatez”. Hipotética interpretação apresentada em: CBASD, vol. 3, p. 1122.

25 A testemunha verdadeira. Quando há vidas em jogo por uma acusação falsa, o testemunho corajoso de uma pessoa honesta pode salvá-las. Quando a evidência dos mentirosos é aceita sem investigação detalhada, todo o sistema judicial deixa de merecer confiança. CBASD, vol. 3, p. 1122.

29 O longânimo. Já foi dito que quem tudo entende, tudo perdoa. Grande parte da natureza humana se deve à herança genética e ao ambiente. Quando entendemos os fatos que levaram à falta de confiabilidade ou ao temperamento explosivo de alguém, nossa exasperação é amenizada. … Quem tem o ânimo precipitado exibe uma insensatez que todos podem notar. Demonstra sua falta de entendimento e domínio próprio, algumas das características do insensato. Até a pessoa mais sábia abre mão de sua sabedoria quando perde a compostura e, naquele momento, se torna tola. CBASD, vol. 3, p. 1122.

30 O ânimo sereno é a vida do corpo. Muitas doenças e deformidades reais ocorrem por causa de inveja, culpa e ira; e curas tem sido operadas quando se restaura a tranquilidade e a confiança da alma. CBASD, vol. 3, p. 1122.

33 Repousa. Este versículo pode ser traduzido assim: “A sabedoria mora tranquila no coração do sábio, mas os insensatos alardeiam em alta voz o pouco de sabedoria que possuem”. CBASD, vol. 3, p. 1122.

35 O servo prudente goza do favor do rei, mas o que procede indignamente é objeto do seu furor. Vez após vez, as verdades declaradas no v. 35 encontraram espaço nas parábolas e em outros ensinos de Jesus. Este contraste é enfatizado, de forma particular, na parábola das minas (Lc 19:11-27) e na dos talentos (Mt 25:14-30). Aquele que finge servir, mas age sem discrição, recebe censura e desprezo. CBASD, vol. 3, p. 1123.

Favor do rei. Estas afirmações, ou qualquer outra afirmação de uma verdade geral, não devem ser distorcidas e usadas para condenar pessoas ou nações específicas e acusá-las de pecar por estarem em dificuldades, nem para provar que alguém que desfrute bênçãos e facilidades seja necessariamente justo (ver DTN, 470, 471). CBASD, vol. 3, p. 1123.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: