Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 13 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
14 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina” (v. 24).

Eis a nossa geração: “nos últimos dias sobreviverão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus… Foge também destes” (2Tm.3:2-5).

Vivemos em um tempo em que dar uma palmada em um filho virou crime, mas permitir que sua inocência seja destruída por filmes e desenhos inapropriados tornou-se normal. Um tempo em que a educação na justiça (2Tm.3:16) foi trocada pela “deseducação” da televisão e da internet. Um tempo em que pais e mães estão tão ocupados em prover o sustento do lar que não têm tempo de evitar a ruína dos filhos. Tempo onde a mente das crianças nunca obteve tanta informação e nunca foi tão vazia do que realmente é importante. Uma geração que nunca teve tantos “amigos”, mas que nunca se sentiu tão sozinha. O que, afinal, está acontecendo? Porque tudo o que o apóstolo Paulo escreveu a centenas de anos está se cumprindo com tanta precisão?

No início do capítulo de hoje lemos o seguinte: “O filho sábio ouve a instrução do pai” (v.1). Filhos obedientes, de acordo com a Bíblia, são filhos sábios que alegram o coração de seus pais (Pv.10:1). Este é o verso que inaugura o tema central de Provérbios. Ou seja, Salomão enfatizou a importância de uma família bem estruturada. E o que é uma família bem estruturada? É aquela cujos pais entendem e praticam os princípios bíblicos e cujos filhos são ensinados por preceito e por exemplo a seguir-lhes os passos. Satanás sabe que não há instrumento mais poderoso a favor de Deus do que uma família bem ordenada, cuja luz “brilha intensamente” (v.9). Por isso que faz de tudo para que os pais estejam ocupados demais para instruir seus filhos e os filhos desocupados demais para que ele mesmo os destrua.

O ensino de pais que buscam a sabedoria do Senhor “é fonte de vida” (v.14) para os filhos, herança que é deixada “aos filhos de seus filhos” (v.22). Filhos que são ensinados nas sagradas letras, desde a infância, tornam-se sábios “para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2Tm.3:15). Você percebe que a única forma de salvar a nossa família daquele quadro caótico descrito por Paulo é fazendo dela o nosso primeiro ministério?

Nunca houve um tempo tão oportuno para jejum e oração pelas famílias, como neste tempo de quarentena. Para deixarmos de lado as coisas vãs e passageiras deste mundo e cuidar da “herança do Senhor” (Sl.127:3); para deixar a companhia dos insensatos e andar com amizades que nos edifiquem (v.20). O nosso lar é alvo do mais puro amor de Deus. Mas também é o principal alvo da mais terrível cólera do inimigo (Ap.12:12).

Que o seu lar seja um pedacinho do Céu na Terra! Não há sermão mais eficiente do que este. Que sejamos salvos para salvar! Vigiemos e oremos!

Bom dia, famílias justas do Senhor!

Desafio da semana: Deus conhece a sua realidade e quer lhe ajudar. Separe um momento diário para interceder por sua família.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios13 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: