Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 10 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
11 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Como passa a tempestade, assim desaparece o perverso, mas o justo tem perpétuo fundamento” (v.25).

Iniciamos hoje o tema central do livro de Provérbios: a diferença entre o justo e o perverso. A diferença entre os que guardam os mandamentos do Senhor e os que preferem a ruína da sabedoria humana (v.8). De uma forma muito persuasiva e clara, Salomão mostra o que, na prática, pode ser visto como um comportamento cristão em contraste com um procedimento pagão.

Sabemos que, diante de Deus, a nossa justiça não passa de “trapo da imundícia” (Is.64:6). Só nos tornamos justos mediante a justiça de Cristo. E alguns podem até dizer: “Eu aceito a justiça de Cristo”. Mas a essência não está em apenas dizer, mas em corresponder ao que se diz. Porque o “caminho para a vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona a repreensão anda errado” (v.17) Como está escrito: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tg.1:22).

Necessitamos, a cada dia, fazer um exame do nosso coração. Sofremos de “insuficiência cardíaca espiritual”. Se não permitimos que o Espírito Santo realize a necessária “cirurgia” em nosso coração, estaremos limitados a esta vida finita. E prestem muita atenção, amados: Estamos vivendo em um período decisivo da história deste planeta! Tudo o que Cristo nos alertou que aconteceria nos últimos dias tem se cumprido com precisão e não estamos longe de ver cumprida a promessa da salvação dos justos e da destruição dos perversos.

Noé passou 120 anos pregando que um dilúvio viria à Terra e que as pessoas precisavam entrar na arca. Mas os antediluvianos tornaram-se maus em “todo desígnio do seu coração” (Gn.6:5), e não deram ouvidos ao chamado de Deus. O que você está fazendo com os apelos do Espírito Santo? Deus está fazendo o Seu último chamado. Assim como Ele salvou Noé e sua família, Ele chama você e sua casa a aceitar o Seu convite de graça (At.16:31). Só há segurança se estivermos dentro da embarcação do Senhor. Pois está chegando o dia em que Ele mesmo fechará a porta e mostrará que há sim diferença entre o santo e o profano, entre o justo e o ímpio, entre salvos e perdidos.

O justo viverá pela sua fé” (Hc.2:4), uma fé prática (Ap.14:12) que o torna “sábio de coração” (v.8). Ouça a voz de Cristo a lhe advertir: “Vede que ninguém vos engane” (Mt.24:4) e persevere no estudo da Sua Palavra. Vigiemos e oremos!

Bom dia, justos do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios10 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: