Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 9 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
10 de julho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

573  palavras

1 Edificou a sua casa. As interpretações que consideram a uma representação da encarnação de Cristo ou da igreja, o corpo simbólico de Cristo, ou das escolas dos profetas, onde habitava a sabedoria, representam representações alegóricas desautorizadas. É suficiente considerar a “casa”uma imagem poética que personifica a sabedoria e a representa habitando num lugar a cujas portas se dirigem [seres humanos] ávidos pela verdade (ver Pv 8:34). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1096.

Sete colunas. Com frequência sete denota completude. Consequentemente, pode-se afirmar que a casa da sabedoria foi construída de forma plena e perfeita, com um alicerce firme, já que as colunas são de pedra lavrada. CBASD, vol. 3, p. 1096.

2 A sua mesa. A sabedoria é tratada como que preparando uma grande festa. Em lugares de clima quente, e sem refrigeração, os animais precisam ser abatidos logo antes da festividade, pois a carne se deteriora rápido. CBASD, vol. 3, p. 1097.

3 Suas criadas. Por figura poética, como a “sabedoria” é feminina, suas criadas também são representadas no feminino. CBASD, vol. 3, p. 1097.

4 É simples. Somente aqueles que reconhecem sua falta de entendimento aceitam o convite. Os outros recusam por confiança vã na própria superioridade. CBASD, vol. 3, p. 1097.

7 Afronta. Quando se sabe que alguém trata a religião com escárnio, qualquer tentativa de corrigir esta pessoa será rebatida com um discurso tão abusivo que só pode resultar em dano para todos os envolvidos. … Esses indivíduos costumam ser alcançados mais facilmente por meio do apelo indireto da vida humilde e consistente do verdadeiro cristão. CBASD, vol. 3, p. 1097.

9 Dá instrução. O sábio reconhece o valor de saber como os outros o consideram e fica feliz ao receber conselhos, mesmo quando estes assumem a forma de repreensão (Sl 141:5). CBASD, vol. 3, p. 1097.

10 Santo. Do heb. qedoshim, plural que alguns consideram um “plural de majestade”e, por isso, aplicam a expressão a Deus. CBASD, vol. 3, p. 1097.

11 Os teus dias. Uma vida longa é oferecida como recompensa pela sabedoria e pelo temor do Senhor (ver Pv 3:2, 16; 4:10; 10:27). CBASD, vol. 3, p. 1097.

12 Para ti mesmo. Embora os resultados da insensatez e da oposição a Deus afetem muitos sofredores inocentes e as bênçãos de uma vida honesta se estendam a muitos outros, ainda é verdade que a sabedoria e a loucura afetam primeiramente aquele que as pratica. CBASD, vol. 3, p. 1097.

13 Mulher apaixonada. Em contraste com o chamado da boa mulher, que representa a sabedoria, Salomão apresenta o convite barulhento e apaixonado da loucura. Todos os seres humanos fazem uma escolha entre as duas. CBASD, vol. 3, p. 1098.

Ignorante. A palavra é claramente usada num sentido negativo, denotando ausência de fibra moral (ver com. de 8:5). Essa mulher não sabe nada do que deveria. CBASD, vol. 3, p. 1098.

14 Alturas. A sabedoria enviou suas criadas pela cidade para convidar dos lugares mais altos (v. 3). A loucura senta-se à porta em esplendor arrogante e exibido, convidando gente tão tola quanto ela. CBASD, vol. 3, p. 1098.

17 Águas roubadas. A festa oferecida pela loucura consiste apenas de águas roubadas e de pão comido às ocultas, em contraste com o alimento satisfatório preparado pela sabedoria (ver com de Pv 5:15). CBASD, vol. 3, p. 1098.

18 Os mortos. Do heb. refa’im (ver com. de Jó 26:5). Diferentemente da casa da sabedoria, bem construída e com colunas de pedra, cheia de luz e ar, o estabelecimento mantido pela loucura é uma habitação sombria e oculta, assombrada pela memória daqueles que morreram absorvidos por suas tentações. CBASD, vol. 3, p. 1098.

Inferno. Do heb. she’ol, a habitação figurada dos mortos (ver com. de Pv 15:11). CBASD, vol. 3, p. 1098.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: