Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 9 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará” (v.8).

Dois convites. O primeiro, legítimo. O segundo, uma contrafação do primeiro. O primeiro, alicerçado na sabedoria e na prudência. O segundo, manietado na loucura e na ignorância. Neste capítulo é manifestada a separação entre a luz e as trevas, introduzindo os capítulos seguintes que fazem diferença entre o justo e o perverso. Através da ilustração de um banquete, Deus manifesta o Seu desejo em reunir a todos em torno de Si e lhes oferecer o melhor do Céu: “Quem é simples, volte-se para aqui. Aos faltos de senso diz: Vinde, comei do meu pão e bebei do vinho que misturei. Deixai os insensatos e vivei; andai pelo caminho do entendimento” (v.4-6).

Observem os contrastes a seguir:

1. “A Sabedoria” (v.1) de um lado, e a mulher louca e ignorante (v.13) do outro;
2. “A Sabedoria edificou a casa, lavrou as suas sete colunas” (v.1), preparou a comida, deu ordens às suas servas e “arrumou a mesa” (v.2). A mulher-loucura “toma uma cadeira” e fica sentada “à porta de sua casa” (v.14) comendo o pão da preguiça;
3. A Sabedoria oferece do que é seu: “a sua casa” (v.1), “os seus animais” (v.2), “o seu vinho” (v.2), “a sua mesa” (v.2), “comei do meu pão” (v.5). A loucura oferece “águas roubadas” e “pão comido às ocultas” (v.17);
4. A Sabedoria repreende os seus convidados para lhes dar a vida (v.11). A loucura ilude os seus convidados para levá-los à morte (v.18).

Estamos diante de um grande duelo. O maior de todos os tempos. Aquele que define a vida de cada ser humano. Que diz se vivemos nesta Terra como justo ou como ímpio. Que revelará “o que serve a Deus e o que não O serve” (Ml.3:18). Percebam que as palavras que introduzem ambos os convites são as mesmas: “Quem é simples, volte-se para aqui. Aos faltos de senso diz” (v.4 e 16). Há um esforço sobrenatural sendo realizado a fim de manter o homem longe do Senhor e dos propósitos eternos. Mas também há uma obra celestial em favor de todos os que têm invocado a Deus em busca de auxílio. E só conseguirá discernir entre a verdade e o engano aquele que perseverar dia a dia em ouvir e praticar as palavras de Cristo (Mt.7:24).

Jesus prometeu que está preparando o nosso lugar na Casa do Pai e que, quando estiver tudo pronto, Ele voltará para nos levar ao Lar (Jo.14:1-3). Também prometeu que, se vencermos com Ele, seremos colunas no santuário de Deus (Ap.3:12). A minha e a sua vida, escondida em Cristo, será para sempre o troféu da vitória do bem sobre o mal perante todo o Universo. Perante o trono de onde se regem todos os mundos, seremos sempre alvos da plenitude do amor infinito. No banquete que nos aguarda, o próprio Cristo nos servirá. Em nome dEle, não troque esta oferta de graça e bondade pelas alfarrobas que comem os porcos (Lc.15:16). Ainda há tempo de você aceitar o convite do Pai, que, “desde a altura das cidades” (v.3), lhe chama pelo nome. Vigiemos e oremos!

Bom dia, sábios e justos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios9 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: